Media :: Noticias

Google altera algoritmo para dar destaque a informação original e de qualidade

Garantir maior visibilidade a informação original e de qualidade, reportagens e jornalismo de investigação por oposição à informação replicada por agregadores é o objectivo de uma alteração global no algoritmo anunciada esta quinta-feira pelo Google.

Pedro Durães
Media :: Noticias

Google altera algoritmo para dar destaque a informação original e de qualidade

Garantir maior visibilidade a informação original e de qualidade, reportagens e jornalismo de investigação por oposição à informação replicada por agregadores é o objectivo de uma alteração global no algoritmo anunciada esta quinta-feira pelo Google.

Pedro Durães
Sobre o autor
Pedro Durães
Artigos relacionados
Lacoste reinventa os ícones da moda e do ténis
Marketing
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Marketing
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Marketing
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Marketing
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade

Garantir maior visibilidade a informação original e de qualidade, reportagens e jornalismo de investigação por oposição à informação replicada por agregadores é o objectivo de uma alteração global no algoritmo anunciada esta quinta-feira pelo Google. O gigante online fez saber que se prepara para fazer alterações no algoritmo nesse sentido, bem como nas guidelines seguidas pelos classificadores de conteúdo responsáveis por gerar o ranking de cada conteúdo publicado quer nos resultados do motor de busca quer na aplicação Google News.

Com esta mudança, que para já está disponível apenas para conteúdos em inglês mas será alargada a outros idiomas, o Google espera assegurar que a informação de qualidade e os conteúdos originais ganhem maior visibilidade nos resultados e beneficiem ainda de exposição prolongada ao permanecerem mais tempo no topo dos resultados.

PUB

No que diz respeito às guidelines, a intenção do Google é facilitar aos classificadores o reconhecimento daquilo que pode ser considerado informação original e de qualidade, indo além dos artigos e reportagens em si mas levando também em consideração a fonte e autor do conteúdo. Passam, por exemplo, a ser orientados a classificar como conteúdos de qualidade elevada artigos onde é possível encontrar informação que não seria conhecida de outra forma, como reportagens de investigação ou trabalhos jornalísticos mais aprofundados.

“As guidelines incentivam os classificadores a utilizar o rating mais elevado possível para reportagens que fornecem informação não seria conhecida se o artigo não tivesse sido publicado”, explica Richard Gingras, vice-presidente de notícias do Google, acrescentando que “também lhes pedimos que analisem se a organização noticiosa tem um historial de reportagem original de qualidade. Pedimos aos classificadores que olhem para lá do artigo, de onde vem, quem o escreveu, etc.”, conclui o responsável.

Sobre o autorPedro Durães

Pedro Durães

Mais artigos
Artigos relacionados
Lacoste reinventa os ícones da moda e do ténis
Marketing
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Marketing
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Marketing
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Marketing
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.