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Criatividade que não se limita à mensagem

‘Dumb Ways to Die’ (na foto) da McCann Erickson Melbourne é a campanha que Tiago Mesquita gostaria de ter feito. A ‘Heart – The Art of Living’ é a que faz e mais concretiza o supervisor criativo da i-Brothers, revela na rubrica do M&P Como É Que Não Me Lembrei Disto?

Daniel Monteiro Rahman
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Criatividade que não se limita à mensagem

‘Dumb Ways to Die’ (na foto) da McCann Erickson Melbourne é a campanha que Tiago Mesquita gostaria de ter feito. A ‘Heart – The Art of Living’ é a que faz e mais concretiza o supervisor criativo da i-Brothers, revela na rubrica do M&P Como É Que Não Me Lembrei Disto?

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A forma como um tema pesado – como os acidentes de pessoas em linhas férreas – é abordado com humor, leveza, animação e musicalidade, faz com que a campanha ‘Dumb Ways to Die’, da McCann Erickson Melbourne, seja uma fonte de inspiração para Tiago Mesquita.

São muitas as campanhas de que se orgulha ter feito, mas é um projeto pessoal que mais o concretiza. Quando está sem ideias, o supervisor criativo da i-Brothers gosta de se desligar, pois não acredita que martelar num pensamento o torne mais criativo, mas também acredita que o entusiasmo é a melhor fonte de inspiração, revela ao M&P na rubrica Como é Que Não Me Lembrei Disto?, dedicada à criatividade.

Qual é a campanha que gostaria de ter feito?

A campanha com a qual mais me identifico, e que, por outro lado, mais gostaria de ter feito, é a campanha ‘Dumb Ways to Die’ da McCann Melbourne, antiga McCann Erickson Melbourne, para a Metro Trains, na Austrália.

Quais são as razões dessa escolha?

Destaco a relevância e o humor presentes numa animação simples, mas muito atrativa. A música tornou-se num êxito que perdura até aos dias de hoje. A ‘silliness’ que se combina com uma mensagem muito clara e distinta, torna a campanha em si numa obra de arte que admiro bastante. Tendo crescido com as animações dos Happy Tree Friends, das quais também sou bastante fã, é mesmo um daqueles casos em que digo: “caramba, como é que não me lembrei disto?”.

Qual é o ‘insight’ e como é materializado?

Muitas vezes, o ‘insight’ provém de uma verdade. A partir daí, conseguimos compreender verdadeiramente o problema e, assim, criar a melhor solução. Neste caso, a abordagem utilizada foi a de falar de um tema ‘pesado’ [mortes nas linhas de comboio/metro] de forma inovadora, não com o intuito de chocar as pessoas, mas sim de as educar.

Em teoria, este processo parece simples: o ‘insight’ é tanto um ponto de partida como uma etapa no processo criativo. Acreditando neste objetivo, a forma encontrada para o materializar foi uma comunicação sobre um tema de sensibilização, com um tom humorístico e viral. A música, tendo esse potencial, foi o formato que melhor representou este objetivo, sendo que a solução encontrada e os seus resultados falam por si.

O que é que lhe chamou mais à atenção? O texto, a imagem, o protagonista ou outro aspeto da campanha?

A musicalidade e o tipo de animação tornam a mensagem tão simples, mas tão impactante, que é difícil não gostar dela. Acresce que a sua capacidade de adaptação e reutilização mostram que a criatividade envolvida nesta campanha é forte e não se limita àquela mensagem. De facto, mais tarde, a campanha foi usada para abordar outros temas de segurança e em diferentes contextos culturais.

Esta campanha inspirou-o a nível criativo? 

De certa forma, sim. Mostra que podemos abordar assuntos sérios e importantes de forma astuta, com leveza e humor. Mostra que não é necessário dramatizar os temas sérios e que, por vezes, podemos reinventar a forma como comunicamos.

Tiago Mesquita acredita que a criatividade se tenha tornado mais imaterial, por estarmos numa era mais digital

Até que ponto a banda sonora de uma campanha pode contribuir para o seu sucesso?

A banda sonora pode contribuir muito para o sucesso, pois confere emoção e permanência na memória. Lembro-me, até hoje, da canção “Boa noite, Vitinho”, pela emoção que me despertava sempre que passava na televisão.

E essa emoção perdura na minha memória até aos dias de hoje, pela forma como me fazia sentir sempre que a ouvia. Acredito que muitas pessoas da minha geração ainda se lembram da letra da música, pois foi um jingle muito acarinhado por todos.

Qual é a campanha que mais o concretizou profissionalmente?

Tenho várias ideias de que me orgulho e que me fazem sentir concretizado profissionalmente, mas a que melhor me representa é a que fiz para mim mesmo: o projeto ‘Heart – The Art of Living’. Essencialmente, implantei um chip junto ao meu coração, que me permite guardar tudo o que amo. Foi um projeto pessoal de vida, no qual continuo a investir até hoje, para poder recordar mais tarde.

Como é que chegou a esta ideia e avançou para a execução?

Após ter sido operado ao coração há alguns anos, passei a interessar-me pela inteligência emocional e pela forma como vivemos a vida. Quis dar maior significado aos momentos que vivo e, por fim, queria muito guardar as coisas de que gosto junto ao meu coração (literalmente).

Ao partilhar a ideia com amigos e colegas da área, apercebi-me do seu potencial criativo e de como esta ideia me poderia destacar no mercado. Acredito que a criatividade vai além da profissão – é uma forma de estar e viver.

O projeto cresceu e, para além do chip criado em parceria com a Dangerous Things, desenvolvi um site para partilhar, em tempo real, o que guardo no meu coração. Produzi também um vídeo para apresentar o projeto e promovê-lo nas redes sociais, que resultou numa exposição viral.

Acabei por ser entrevistado por vários órgãos de comunicação social e por participar na Bienal dos Jovens Criadores, em Milão, em 2015, onde fiz uma pequena exposição do projeto. Além disso, o projeto foi inscrito nos Prémios CCP 2015, tendo conquistado o Bronze na categoria de autopromoção, e foi selecionado para competir no Cannes Lions do mesmo ano.

As campanhas estão mais ou menos criativas?

A criatividade é cíclica. Costumamos procurar tendências do passado para as reavivar. Por estarmos numa era mais digital, acredito que a criatividade se tenha tornado mais imaterial. Atualmente, não vejo tantas campanhas de guerrilha como acontecia há alguns anos. E nesse aspeto, penso que a criatividade não se tenha tornado menos ou mais criativa, mas sim mudado de forma.

O que é que faz quando não tem ideias?

Desligo. Deixo de pensar e faço outras coisas. Muitas vezes, sinto que tenho mais lucidez após um passeio ou uma corrida, pois sinto que me afastei do ‘briefing’ e consegui ter uma visão mais ampla do problema. Não acredito que estar a martelar num pensamento me torne mais criativo.

Ter essa capacidade de desligar e depois voltar com a cabeça limpa torna-me muito mais eficaz na procura de ideias melhores. Outro fator que me inspira a criatividade é o entusiasmo. Sempre que estou entusiasmado por algo, tenho também as melhores ideias.

Parte desse entusiasmo não se deve apenas à minha capacidade emocional no momento, mas também às pessoas com quem tive o prazer de trabalhar e à forma como sou tratado. Em parte, acredito que esses são os aspetos mais importantes que, para mim, fazem a diferença.

Ficha técnica

Campanha Dumb Ways to Die
Cliente Metro Trains
Agência McCann Erickson Melbourne
Diretor criativo executivo John Mescall
Diretor criativo Pat Baron
Redator John Mescall
Diretor de arte Pat Baron
Ilustração Julian Frost
Banda sonora Ollie McGill
Digital Huey Groves e Christian Stocker
País Austrália
Ano 2012

 

Ficha técnica

Projeto Heart – The Art of Living
Diretor de arte Tiago Mesquita
Redator Ivo Martins
Edição de vídeo Filipe Varela
Web designer Juliana Freitas
País Portugal
Ano 2014

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Google terá pago à Samsung para ter Gemini AI pré-instalado

A informação foi divulgada no julgamento ‘antitrust’ que envolve a Google e as suas práticas no mercado. A empresa é ainda acusada de utilizar os dados de pesquisa para treinar os modelos de IA

A Google está a ser acusada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos de ter pago à Samsung “grandes quantias” de dinheiro para para colocar a app do Gemini AI pré-instalada nos dispositivos da empresa sul-coreana, noticia a Reuters.

O acordo é semelhante ao estabelecido com a Apple, no valor de 20 mil milhões de dólares (€17,3 mil milhões), para o Google ser o motor de busca padrão dos dispositivos da Apple.

A informação foi apresentada no julgamento ‘antitrust’ que envolve a Google e as práticas no mercado. Segundo David Dahlquist, advogado do Departamento de Justiça, “o acordo envolve um pagamento mensal da Google à Samsung, além de uma percentagem das receitas publicitárias e um bónus de ativação”, argumenta o advogado na declaração de abertura do julgamento de 21 de abril, acrescentado que se trata do “manual do monopolista em ação”.

No julgamento, que está em curso para decidir quais as sanções a aplicar à Google pelo alegado abuso de posição dominante no setor da pesquisa, esta não é a única prova apresentada de que a tecnológica está a tentar alargar este império à IA. David Dahlquist salienta que a Google tem utilizado os dados de pesquisa para treinar os respetivos modelos de IA.

O Departamento de Justiça insta mais uma vez o tribunal a abordar o monopólio de pesquisa da Google, exigindo que a empresa venda o Chrome como parte da solução.

A Google terá utilizado este tipo de acordo de distribuição na pesquisa para manter a liderança no mercado, com Amit Mehta, juiz federal do distrito de Colúmbia, responsável pelo caso, a determinar, em agosto de 2024, que a Google tinha estabelecido um monopólio ilegal na pesquisa, referindo os acordos de distribuição como a razão principal.

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Campanha ‘Pobres Managers’ da Factorial apoia quem lidera equipas

A campanha satírica é acompanha de um mocumentário (na foto), criado em parceria com a agência espanhola Fuego Camina Conmigo, que retrata o dia a dia de quem tem a responsabilidade de liderar

A Factorial, plataforma de gestão empresarial, acaba de lançar a campanha ‘Pobres Managers’, com o objetivo de sensibilizar e apoiar os gerentes, que são “os verdadeiros pilares das equipas, muitas vezes esquecidos e sobrecarregados”, refere a Factorial, em comunicado de imprensa.

Num tom satírico, a campanha dá voz aos desafios diários enfrentados por quem lidera, sublinhando a solidão, a exaustão e a pressão que caracterizam as funções de gestão. “Queremos mudar a perceção sobre os gerentes. Tradicionalmente vistos como os ‘maus da fita’, são os que menos apoio recebem. Através desta campanha, damos-lhes voz, empatia e soluções”.

A campanha é veiculada em vários formatos ‘out-of-home’ nas cidades de Lisboa, Oeiras, Braga e Porto, bem como em ‘connected TV’ e plataformas digitais. É ainda lançado um mocumentário, criado em parceria com a agência criativa espanhola Fuego Camina Conmigo, que retrata, com ironia, o dia a dia de quem tem a responsabilidade de liderar.

53% das pessoas em cargos de gestão sentem-se exaustas com o trabalho, ultrapassando a média dos restantes colaboradores, de acordo com o relatório Work Trend Index da Microsoft. Este dado, reforçado por estudos da Harvard Business Review e da DirigeHoy, é o ponto de partida para a campanha, que apela à necessidade de promover o bem-estar dos líderes.

A Factorial pretende mostrar que é possível gerir equipas de forma mais eficaz, recorrendo a ferramentas que automatizam processos repetitivos e libertam tempo para o que mais importa: as pessoas.

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Nuno Borges reforça embaixadores da La Roche-Posay

Além da colaboração com a seleção feminina de futebol, iniciada em 2024, a marca associa-se ao tenista (na foto) para promover os protetores solares e reforçar a importância de proteger a pele

Nuno Borges reforça a lista de embaixadores nacionais da La Roche-Posay. O tenista é o rosto escolhido para promover os protetores solares da marca dermatológica francesa e reforçar a importância de proteger a pele, especialmente no contexto desportivo.

A marca refere que a parceria com o atleta, que dedica grande parte do tempo a treinos e competições ao ar livre, “reflete perfeitamente os valores de marca e é uma inspiração para muitos portugueses”, conclui Inês Carrilho Ribeiro, diretora de ativação de marca La Roche-Posay, citada em comunicado de imprensa.

Depois da colaboração com a seleção feminina de futebol iniciada em 2024, a marca dá mais um passo na missão de sensibilizar para a proteção solar como gesto essencial de prevenção – não só contra o fotoenvelhecimento, mas também contra o cancro da pele.

“Proteger a pele é tão importante quanto cuidar do resto do corpo. Ao longo da minha carreira, aprendi que o sol pode ser um adversário silencioso, e, por isso, esta parceria com La Roche-Posay faz todo o sentido”, revela Nuno Borges, que tem 54,5 mil seguidores no Instagram.

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DreamMedia alarga rede e combate publicidade ilegal

“Os maiores ‘players’ do setor estão alinhados em travar os suportes ilegais e restabelecer a ordem no mercado”, diz Ricardo Bastos, CEO da empresa, que reforça a oferta em Santa Maria da Feira (na foto)

A DreamMedia e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira formalizaram o contrato de concessão exclusivo, válido por dez anos, após a empresa ter ganho o concurso público internacional de exploração da publicidade exterior no concelho.

O município opta por um modelo de concessão em exclusividade, na tentativa de pôr fim à desregulação do setor, após anos a tentar manter um modelo de concorrência aberta e equilibrada.

“A publicidade ‘out-of-home’ (OOH) cresce a um ritmo superior a 10% ao ano e estamos empenhados em potenciar esta evolução dentro das melhores práticas. Não podemos permitir que operadores clandestinos comprometam este crescimento com suportes ilegais que prejudicam a paisagem urbana e colocam em risco a segurança rodoviária”, salienta Ricardo Bastos, CEO da DreamMedia, citado em comunicado de imprensa.

Com o novo modelo, a empresa fica responsável pela gestão e pela modernização da publicidade exterior no concelho. O contrato estabelece a obrigatoriedade de meios próprios para proceder à remoção coerciva de estruturas ilegais sempre que necessário, garantindo uma intervenção mais célere, à semelhança do que já sucede noutros concelhos onde a DreamMedia opera em regime de exclusividade.

“No município da Maia, já removemos mais de 600 cartazes ilegais, e o mesmo será feito em Matosinhos, Penafiel e muitos outros concelhos onde vencemos concessões, como é o caso de Santa Maria da Feira. Os maiores ‘players’ do setor estão fortemente alinhados para travar esta tendência e restabelecer a ordem no mercado”, esclarece ainda Ricardo Bastos.

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Seaside aposta em Catarina Maia

A apresentadora de rádio e televisão (na foto), que tem 270 mil seguidores no Instagram, protagoniza ‘Embrace Memories’, a campanha da coleção primavera/verão 2025 da marca

A apresentadora de rádio e televisão, Catarina Maia, volta a representar a Seaside na nova campanha ‘Embrace Memories’, que promove a coleção primavera/verão 2025 da marca de calçado e acessórios, da qual é embaixadora.

Com produção dos Lalaland Studios e de Diogo Oliveira, a campanha foi fotografada por Frederico Martins, assistido por Gabriel Rosa, com estilismo de Tiago Miguel Andrade, cabelos de Alex Origuella e maquilhagem de Inês Aguiar. As primeiras imagens da campanha, com videografia de Madalena Moura, já estão a ser divulgadas em media, em digital e em loja.

A locutora da Mega Hits e apresentadora da RTP, que tem 270 mil seguidores no Instagram e 76,5 mil seguidores no TikTok, foi anunciada como a nova embaixadora da marca em maio de 2024, sucedendo a personalidades como Mafalda Castro, Pedro Teixeira, Sofia Ribeiro, Catarina Gouveia e Rita Pereira.

“Catarina Maia, figura conhecida da rádio, da televisão e das redes sociais, é a escolha ideal para, mais uma vez, representar a marca, numa sintonia de valores que reforça a renovação da imagem da marca e a aproximação a públicos mais jovens”, explica a Seaside em comunicado de imprensa.

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73% dos ‘marketers’ reforçam investimento em embaixadores

As parcerias com celebridades, além de atraírem mais atenções, também geram taxas de aprovação maiores, na opinião de 34% dos inquirido, revela um estudo da agência de marketing Billion Dollar Boy

73% dos ‘marketers’ planeiam reforçar o investimento em embaixadores em 2025, revela um estudo da agência de marketing de influência global Billion Dollar Boy, realizado a partir de um inquérito a 500 diretores de marketing e gestores de marca britânicos e norte-americanos. Nos Estados Unidos, a percentagem chega aos 85%, enquanto que no Reino Unido ronda os 61%.

De acordo com a análise, 61% dos ‘marketers’ aumentaram o investimento em embaixadores em 2024, com 36% dos inquiridos a garantirem que a contratação de figuras públicas para promover marcas, produtos e serviços torna a comunicação com os clientes e com os potenciais consumidores mais autêntica.

“A nossa investigação mostra como as figuras que emprestam a imagem a produtos e serviços estão a ganhar espaço à medida que as marcas reconhecem o seu valor no alcance de comunidades de nicho, através de relações fiáveis ​​e ágeis que permitem que acompanhar a evolução do mercado”, sublinha Thomas Walters, cofundador da Billion Dollar Boy e CEO da filial europeia da agência, nas conclusões do estudo.

Campanhas com embaixadores geram mais envolvimento

As parcerias com celebridades, além de atraírem mais atenções, também geram taxas de aprovação maiores, na opinião de 34% dos inquiridos. Para 32% dos ‘marketers’, as parcerias com as figuras públicas também geram um envolvimento maior com os consumidores.

Segundo o estudo, 31% dos profissionais consideram que o marketing de influência que recorre a embaixadores melhora a comunicação das marcas, com 28% a referirem que ter embaixadores conhecidos torna o custo das campanhas mais eficiente, além de aumentar as taxas de memorização.

“Os embaixadores das marcas sempre foram um pilar do marketing mas a sua popularidade tem oscilado à medida que as campanhas de influenciadores de curta duração passaram a ser priorizadas quando se pretendem resultados rápidos em termos de notoriedade e de objetivos de vendas”, conclui Thomas Walters.

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Rita Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira promovem Bioderma

A campanha de apresentação do protetor solar foi desenvolvida internamente pela Bioderma Portugal, conta com a dupla de influenciadores (na foto) e está a ser divulgada no Instagram da marca

Rita Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira são os embaixadores nacionais de Bioderma e dão a conhecer o novo fotoprotetor Photoderm XDefense SPF50+. A campanha digital de apresentação do produto foi desenvolvida internamente pela Bioderma Portugal e está a ser divulgada no perfil de Instagram da marca.

“Quisemos mostrar que em cada rotina, há sempre um passo comum: a proteção solar. Acreditamos que isto faz com que o consumidor se identifique e recrie o gesto”, explica ao M&P Beatriz Queiroz, diretora de marketing da Bioderma, marca do grupo Naos.

O anúncio, que mostra momentos do quotidiano de Rita Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira, recria um arraial alfacinha nos santos populares, estando também a ser preparado um evento inspirado nas festividades para dar a conhecer a novidade a jornalistas e influenciadores, a 13 de maio, em Lisboa.

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Marcas britânicas reduzem orçamentos de marketing pela primeira vez em quatro anos

Os orçamentos de publicidade no Reino Unido encolheram nos primeiros três meses do ano antevendo uma escalada da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos, segundo dados do Institute of Practitioners in Advertising

Os anunciantes britânicos estão a reduzir os orçamentos de marketing pela primeira vez em quatro anos de acordo com dados do Institute of Practitioners in Advertising (IPA), antevendo uma escalada da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos, noticia o Financial Times.

“Com receio do impacto das tarifas de Trump na economia mundial, é compreensível que as empresas no Reino Unido tenham adotado uma abordagem cautelosa de ‘esperar para ver’ relativamente aos gastos com marketing neste trimestre”, considera Paul Bainsfair, diretor-geral do IPA, citado no Financial Times.

Segundo os dados do IPA, os orçamentos de publicidade encolheram nos primeiros três meses do ano. Cerca de um quarto das marcas incluídas na análise do IPA referiram que cortaram nos orçamentos, enquanto que apenas um quinto referiu que haveria um aumento. Isto significa que, pela primeira vez desde o primeiro trimestre de 2021, a maioria das marcas britânicas vai diminuir o investimento em publicidade.

O IPA conclui que marcas britânicas enfrentam um aumento acentuado nos custos de mão de obra, refletido nos orçamentos de 2024. No entanto, vários diretores de marketing ainda esperam que os orçamentos cresçam ao longo do ano. Segundo dados do IPA, cerca de um terço dos inquiridos prevê um aumento dos orçamentos de marketing o dobro dos que preveem uma diminuição.

Os dados revelam ainda que o marketing dirigido aos consumidores foi o que mais aumentou a despesa no primeiro trimestre de 2025, seguido dos eventos e das promoções. Por outro lado, os orçamentos dos canais de marketing de publicidade exterior, áudio e vídeo, foram os mais afetados pelos cortes no investimento.

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Ricardinho é o novo embaixador da Betclic

O desportista (na foto), eleito o melhor jogador de futsal do mundo por seis vezes, protagoniza as próximas campanhas, associando também a imagem a conteúdos exclusivos e a ativações da marca

A Betclic acaba de anunciar Ricardinho, eleito o melhor jogador de futsal do mundo por seis vezes, como o novo embaixador da marca. O ex-desportista, que jogou no SL Benfica (Portugal), no Inter Movistar (Espanha) e no Nagoya Oceans (Japão), protagoniza as próximas campanhas, associando também a imagem aos conteúdos exclusivos e às ativações que a marca tem em preparação.

“Ter como embaixador um ícone do futsal mundial e do desporto português pelo mundo encaixa na perfeição no nosso espírito competitivo, bem como na marca que queremos deixar no desporto nacional”, explica Tiago Simões, gestor nacional da Betclic, citado em comunicado de imprensa.

A primeira campanha omnicanal protagonizada por Ricardinho tira partido da alcunha do antigo desportista, que ficou conhecido como Rei dos Cabritos, pela habilidade de fintar adversários com dribles imprevisíveis, mostrando o ex-atleta numa cozinha a preparar um prato de cabrito.

Com criatividade interna da Betclic e produção da Shot And Cut Films, o filme publicitário é realizado e editado por Filipe Correia dos Santos, com direção de fotografia de Tomás Brice, direção de arte de Camila Fernandes, direção de produção de Sandra de Sousa Melo e produção de Diogo Figueiredo. A edição de cor é assinada pela The Yellow Color e a sonoplastia pelos Salva Studios.

“Juntar-me à Betclic é mais um grande passo da minha carreira, desta vez fora do campo. Estou entusiasmado por me juntar a uma marca que vive o desporto com a mesma paixão do que eu. Será um prazer fazer parte deste projeto e continuar a dar a cara pelo desporto português”, assume Ricardinho, citado no documento.

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Há dois finalistas portugueses no The One Show 2025

Além de ‘Ikea Hidden Tags’ (na foto, à esq.), da Uzina, a lista de finalistas nacionais no festival de criatividade e design inclui ‘Save Us From The USA’ (à dir.), colaboração da Stream and Tough Guy com a Atlantic New York

Há dois finalistas portugueses no The One Show 2025. A campanha ‘Ikea Hidden Tags’, criada e desenvolvida para a Ikea pela Uzina, em colaboração com a Playground e a Mute Sound Design, figura entre os finalistas do festival internacional de criatividade e design, que divulga os vencedores a 15 de maio, na subcategoria Storytelling (Creative Use of Data) e na subcategoria Non-traditional & Guerrilla Marketing (Direct Marketing).

‘Save Us From The USA’, campanha desenvolvida pela Stream and Tough Guy em parceria com a agência criativa nova-iorquina Atlantic New York, cofundada pelo português João Coutinho, consegue duas nomeações. Para além de Integrated/Omnichannel Campaigns for Good (Integrated/Omnichannel), também pode conquistar o prémio da subcategoria Posters – Series (Out of Home).

Entre os finalistas do The One Show 2025 há ainda duas campanhas com mão portuguesa. ‘Magnetic Stories’, criada pela agência nova-iorquina Area 23 para a Siemens Healthineers, e com produção das portuguesas Bro Cinema e Sonido, tem 19 nomeações, nas categorias de Branded Entertainment, Creative Use of Data, Experiential & Immersive’, Music & Sound Craft, Pharmae Radio & Audio-First.

A campanha ‘Motorola Deep Connect’, da Dentsu Creative Gurugram, que envolve a Dentsu Creative Portugal, a Morphedo Technologies, a Noida e a Useful Garbage Creations, é finalista em cinco subcategorias: Technology as a Creative Tool e Experiential – In-person (Creative Use of Technology), Online & Mobile (Health & Wellness), Physical Product & Mobile Integration (Interactive, Online & Mobile) e Innovation – New Ideas in IP & Product Design (IP & Product Design).

A entrega dos prémios do The One Show, festival internacional de criatividade e design criado em 1973, está agendada para 16 de maio, no Cipriani Wall Street, em Nova Iorque.

Das 20 mil candidaturas, oriundas de 49 países, o júri – que conta com a participação de Steve Colmar, diretor criativo do Publicis Groupe Portugal, na categoria Moving Image Craft & Production – apurou 1.654 finalistas.

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