M&P 973: Entrevista a Augusto Fraga + Marcas pequenas ganham às grandes + Publicis/Leo em Portugal
O TikTok dá o mote aos artigos de opinião de João Paulo Luz e Tiago Froufe. Paula Cosme Pinto escreve sobre a publicidade como manifesto e Pedro Simões Dias questiona se os telefones ouvem as nossas conversas

Meios & Publicidade
Dillaz é o novo embaixador da marca G-Shock
Miguel Castro Freitas é o novo diretor criativo da Mugler
Campanha de Bad Bunny para Calvin Klein com impacto mediático de 8,4 milhões de dólares
‘Extremamente Desagradável’ chega aos 50 milhões de ‘streams’ no Spotify
Ljubomir Stanisic protagoniza campanha dos Martians para Bacana Play
BBDO assina nova campanha do Amoreiras
Felix apoia digressão europeia do cantor Robbie Williams
Google e Amazon sob pressão por veicularem publicidade em sites com conteúdos ilegais
SETOF reforça posicionamento no setor dos eventos
Conheça os cinco fatores de sucesso no marketing em 2025
Na edição 973 do M&P, Augusto Fraga, realizador da série da Netflix ‘Rabo de Peixe’ e dos novos anúncios da Mercedes e da Coca-Cola, diz que “as maiores marcas estão com medo de arriscar”.
Em entrevista ao M&P, o também guionista e sócio da Krypton fala sobre o impacto das plataformas de ‘streaming’ na produção nacional, o que os anunciantes querem das campanhas e os próximos projetos que tem na ficção e na publicidade.
A maioria das cinco marcas nacionais com mais interações com vídeos no Instagram, em 2024, são de menor dimensão e encontram-se em nichos, de acordo com o ranking da Snack Content Portugal, elaborado em exclusivo para o M&P.
O Publicis Groupe vai manter a Publicis e a Leo Burnett em Portugal com as estruturas autónomas, apesar da fusão a nível internacional que cria a rede de agências criativas Leo.
Na rubrica De Portugal Para O Mundo, dedicada a profissionais expatriados, Inês Ayer, designer sénior da Pentagram em Nova Iorque, diz que “trabalhar nos Estados Unidos é como correr numa floresta vibrante e imprevisível: o ritmo é frenético, as decisões são instantâneas e cada curva representa uma nova oportunidade ou desafio”.
No dossier marketing no ponto de venda, grandes retalhistas e empresas de comunicação e publicidade partilham o que está a ser feito para conquistar o consumidor e gerar vendas.
Na Opinião, João Paulo Luz, diretor comercial de TV e digital da Impresa, argumenta que o recuo na decisão de banir o TikTok significa que as decisões sobre este setor vão ser orientadas para o interesse geopolítico de Donald Trump e não para a livre concorrência e proteção dos utilizadores. Tiago Froufe, CEO da Luvin’ e da Public’, escreve sobre o impacto no marketing e publicidade da suspensão temporária do TikTok.
Paula Cosme Pinto, comunicadora para a igualdade de género e temas sociais, escreve sobre a Benetton e a publicidade como manifesto político e social. Pedro Simões Dias, fundador da Comporta Perfumes e advogado de direitos de marcas, escreve sobre os telemóveis que ouvem as nossas conversas.