OpenAI quer integrar anúncios no ChatGPT
A ‘startup’ de IA está a ponderar sobre quando e onde vão ser implementados os anúncios, mas não assume um envolvimento ativo, uma vez que necessita de obter financiamento suficiente para desenvolver e melhorar os produtos
Daniel Monteiro Rahman
Audiências semanais: TVI regressa à liderança
A Padaria Portuguesa recorre ao recrutamento sénior para mudar paradigma
Marcas estão a falhar no planeamento de meios
NetAudience: TVI reforça liderança em mês de queda da Global Media
Grupo L’Oréal quer captar talento jovem
Maurizio Vitale lidera marketing, distribuição e estratégia da AMC
Omnicom associa-se à Amazon para identificar intenções de compra dos consumidores
Lamine Yamal é o novo embaixador global da Oppo (com vídeo)
ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
CCP lança Brief Aberto com Betclic e abre inscrições para o festival
A OpenAI está a considerar a introdução de anúncios no conjunto de produtos de IA, incluindo o ChatGPT, à medida que procura diversificar as fontes de rendimento, no âmbito da transição para uma estrutura com fins lucrativos.
Sarah Friar, diretora financeira da OpenAI, aborda a viabilidade da medida, em entrevista ao Financial Times, revelando que a “empresa está a ponderar sobre quando e onde vão ser implementados os anúncios”.
A diretora financeira da OpenAI refere, contudo, que “embora a empresa esteja aberta a explorar novas fontes de rendimento no futuro, incluindo a publicidade, não temos planos ativos para prosseguir com a exploração de anúncios”.
Sarah Friar acrescenta que os modelos de publicidade têm inconvenientes, nomeadamente “o facto de serem sensíveis às oscilações do ciclo económico e de desviarem o foco de uma empresa do agrado dos seus utilizadores para o agrado dos anunciantes”.
As receitas da OpenAI devem atingir cerca de 4 mil milhões de dólares (€3,8 mil milhões) em 2024, impulsionadas pelo sucesso do ChatGPT, que conta agora com mais de 250 milhões de utilizadores ativos semanais. No entanto, a ‘startup’ liderada por Sam Altman está a caminho de gastar mais de 5 mil milhões de dólares (€4,7 mil milhões), por ano, devido aos elevados custos de formação e desenvolvimento de modelos de IA de última geração. Isto aumenta a pressão sob a OpenAI para entrar no mercado publicitário, tendo em conta que a ‘startup’ necessita de obter financiamento suficiente para desenvolver e melhorar os seus produtos.
Embora negue um envolvimento ativo no que diz respeito à exploração de anúncios, a OpenAI contratou recentemente Shivakumar Venkataraman, ex-vice-presidente da equipa de publicidade de pesquisa da Google, para o cargo de vice-presidente.
Kevin Weil, o diretor de produto da OpenAI, também tem uma vasta experiência na criação de produtos suportados por anúncios no Instagram e no X. A potencial introdução de publicidade pela OpenAI segue uma tendência do setor, com concorrentes mais pequenos, como a Perplexity, a integrarem anúncios nas suas plataformas.