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“O entusiasmo dos portugueses causa desconforto”

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, João Santos explica a razão por que trocou Lisboa por Helsingborg, na Suécia, onde é consultor de comunicação corporativa do Ingka Group, desde 2021. Responsável pelas relações com os media, acompanha 31 países. Portugal é um deles

Luis Batista Gonçalves
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“O entusiasmo dos portugueses causa desconforto”

Na rubrica De Portugal Para o Mundo, João Santos explica a razão por que trocou Lisboa por Helsingborg, na Suécia, onde é consultor de comunicação corporativa do Ingka Group, desde 2021. Responsável pelas relações com os media, acompanha 31 países. Portugal é um deles

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Luis Batista Gonçalves
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Comunicação

Envolvido no maior encontro de pessoas vestidas com pijamas de duas peças, que reuniu cerca de 2000 pessoas em Älmhult e colocou a Ikea no Guinness World Records, João Santos emigrou para a Suécia para apoiar a promoção da mulher, Helena Gouveia. Hoje, é consultor de comunicação corporativa da equipa global de relações públicas e relações com os media do Ingka Group, maior franqueado do Ikea, sendo também responsável pelos relatórios de ‘earned media’ que as equipas globais do grupo recebem.

Trabalhar fora de Portugal era uma ambição ou houve uma circunstância que determinou a saída?

Foi uma história de amor. Era um dos dois codiretores de operações do YoungNetwork Group, onde trabalhei durante 15 anos. Um dia, a minha mulher, que era diretora de marketing da Ikea em Portugal, falou-me da possibilidade de poder liderar a marca no país de origem, como gestora de marketing da Ikea Retail Sweden. Apoiei-a e decidimos mudar de país, considerando que era benéfico para o nosso desenvolvimento profissional e para o dos nossos filhos.

Abandonou o cargo de codiretor de operações do YoungNetwork Group sem ter garantia de emprego na Suécia?

Sim, não tinha problemas em reinventar-me nem em fazer o que fosse necessário. Já na Suécia, candidatei-me a posições diferentes na Ikea, fiz várias entrevistas e, após seis meses, consegui um emprego temporário, como consultor de comunicação corporativa na equipa global de relações públicas e relações com os media do Ingka Group. O grupo é o maior franqueado da Ikea, representando cerca de 90% das vendas a retalho da Ikea, em 31 países, incluindo Portugal. Seis meses depois, recebi uma proposta para ficar na equipa como efetivo.

Em termos profissionais, quais são as diferenças entre trabalhar em Portugal e na Suécia?

A principal diferença é haver, aqui, um equilíbrio maior em termos de vida pessoal e profissional. Não é mito que a sociedade e o trabalho na Suécia são mais organizados. Chega-se ao mesmo destino em ambos os países, a forma como se chega lá é que é diferente. Todos os portugueses que conheço adaptaram-se e começaram rapidamente a dar cartas, sobretudo como excelentes solucionadores de problemas complexos que somos enquanto povo.

Quais são as mais-valias que o ser português tem no seu trabalho?

Trazer a paixão, a mentalidade de que tudo é possível e aquele espírito audaz de trabalho de equipa e de resolução de problemas, que levou este pequeno povo do canto da Europa, em navios frágeis de madeira, a explorar os oceanos e a descobrir o mundo. Além disso, os portugueses tendem a ser muito calorosos e a criar proximidade rapidamente com todos.

Quais são os obstáculos à nacionalidade portuguesa?

Nunca encontrei qualquer obstáculo por parte da empresa ou da sociedade ao facto de ser português. Trabalho num ambiente global. Só a minha equipa tem dez pessoas de oito nacionalidades. Os obstáculos residem mais no nosso modo de ser. Não notamos isto em Portugal, mas, regra geral, quanto mais entusiasmados estamos, mais alto falamos e tendemos a ficar emocionais, tanto de forma positiva como negativa, o que pode fazer com que os outros se sintam desconfortáveis. O entusiasmo dos portugueses causa desconforto.

Como é que lida com isso?

Procurando o meio-termo. Os portugueses adoram ter discussões acesas sobre qualquer tema. Os suecos são mais equilibrados, materializando aquilo que aqui se chama ‘lagom’, uma palavra que define um conceito que faz a apologia do equilíbrio, defendendo as coisas na quantidade certa, nem muito nem pouco.

Que funções desempenha atualmente e que projetos tem em mãos?

Gerir, com um colega, a sala de imprensa global do Ingka Group, que elabora relatórios de ‘earned media’ para equipas globais e para os nossos mercados. Trato também das relações com os media, com a Belén Frau, diretora de comunicações do grupo, e integro o piquete de media. Com regularidade, durante uma semana, sou responsável por responder a jornalistas de todo o mundo sobre temas relacionados com o Ingka Group.

As funções limitam-se à comunicação?

Tenho outros papéis em diferentes equipas para desenvolver a comunicação do Ingka Group, assim como projetos e trabalho de alinhamento com o franqueado. O último projeto em que estou envolvido, e que adoro, é o ano dedicado ao sono que a Ikea está a promover, que começou com o recorde mundial do Guinness, que atingimos na nossa cidade-mãe, Älmhult. Temos várias grandes ações a acontecer em todo o mundo, até ao final de agosto de 2025.

Dos projetos em que tem estado envolvido, qual é o que mais destaca?

Marcou-me particularmente a H22, uma exposição de grandes dimensões que aconteceu na cidade onde vivo, Helsingborg, em 2022. Na altura, fui desafiado a gerar notícias sobre a participação da Ikea na mostra, nos media internacionais. Conseguir trazer cá mais de duas dezenas de jornalistas de quase 20 países, incluindo Índia, Austrália, Coreia do Sul e Portugal.

Qual é o momento que o mercado sueco atravessa, em termos de consumo?

Não trabalho apenas para o mercado sueco, mas para os 31 países onde o Ingka Group está presente. Como trabalho para equipas e porta-vozes globais, é-me difícil ter uma opinião muito detalhada. No entanto, vejo que o mercado sueco está a enfrentar os mesmos desafios económicos que a maior parte do mundo enfrenta, em termos de consumo. Os preços aumentaram em vários bens primários, o mercado imobiliário ressentiu-se e as pessoas estão a refletir mais sobre os produtos que compram.

E em termos de comunicação?

Em termos de comunicação, ainda é um mercado mais tradicional no que toca ao uso dos media e aos pontos de venda. Uma coisa incrível é que o uso de cartões e de pagamentos através das aplicações móveis é pleno. Ainda não estive num único sítio que só aceitasse dinheiro.

Qual foi a experiência profissional que mais o marcou?

O recorde mundial do Guinness que acabámos de obter. Confesso que chorei apenas duas vezes em 23 anos a trabalhar em comunicação. A primeira foi com o ‘Avós n@ Net’, um programa que a Alcatel desenvolveu na antiga sede, em Cascais, para ensinar avós a usar a internet. É indescritível a felicidade de ver idosos com mais de 90 anos a falar pela primeira vez através de câmaras digitais, com os netos que estavam a viver do outro lado do mundo.

Bater o recorde mundial do maior encontro de pessoas vestidas em pijamas com duas peças é a experiência que mais marcou João Santos

Eles choraram, a equipa da Alcatel-Lucent chorou, os jornalistas choraram, eu chorei. A segunda vez foi quando vi os mais de dois mil colaboradores da Ikea na Suécia felizes nos seus locais de trabalho, vestidos com os pijamas que criámos, com um padrão de almôndegas vegetarianas. Três tipos audaciosos da equipa de relações públicas tinham iniciado o processo apenas três meses antes e batemos o recorde.

Do que é que tem mais saudades em relação ao mercado português?

Um pouco da nossa loucura para fazer projetos impossíveis. Adoro o equilíbrio que a Suécia oferece, mas às vezes sinto falta de estar naquele modo em que acreditamos que o impossível é possível ou, como diz o nosso CEO, Jesper Brodin, em modo ‘go bananas’. Felizmente, tenho um CEO e toda uma linha de gestão que considera que para a frente é que é o caminho.

Isso permite-me estar envolvido em vários projetos ousados, respeitando o tal equilíbrio, mas sem medo de falhar em grande. Como Ingvar Kamprad, fundador da Ikea, costumava dizer ‘cometer erros é o privilégio dos ativos’. São sempre as pessoas medíocres, que são negativas, que passam o tempo a provar que não estavam erradas.

Pensa regressar a Portugal?

Por agora, não penso em voltar. As condições aqui são muito favoráveis para a fase de vida em que estou. Tanto eu como a minha mulher vemos a progressão e o desenvolvimento dos nossos percursos profissionais. Os nossos filhos, de oito e 12 anos, estão a viver e a aprender uma cultura totalmente diferente, num contexto internacional.

Gostaria de regressar um dia para concretizar dois sonhos. Um deles é ajudar as cidades a comunicar melhor com os seus cidadãos. Fiz isso com os municípios de Odivelas, Abrantes e Coruche durante os últimos anos no YoungNetwork Group. Adoraria fazê-lo no meu local de nascimento, em Cascais, que já tem uma excelente plataforma de comunicação.

Qual é o segundo sonho?

Seria ensinar a nova geração de relações públicas que me vai substituir, passando-lhes os meus conhecimentos e ajudando-os a dar os primeiros passos no mundo profissional. Gostaria de o fazer voltando às minhas origens, a Escola Superior de Comunicação Social, onde estudei e conheci a minha mulher há 23 anos.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Apple é a marca mais valiosa do mundo. TikTok é a que mais valoriza

A Apple (na foto) valoriza 11%, enquanto a Tesla é uma das que perde mais valor. O top 10, à exceção do Walmart e da State Grid Corporation, é dominado por marcas tecnológicas

Luis Batista Gonçalves

A Apple é a marca mais valiosa do mundo. Segundo um estudo da consultora internacional Brand Finance, a marca fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak permanece na primeira posição do ranking, tendo valorizado 11%, em 2024, face a 2023. Vale atualmente 574,5 mil milhões de dólares (cerca de €547,9 mil milhões). À exceção de 2023, ano em que fica atrás da Microsoft, a Apple mantém-se no primeiro lugar da tabela desde 2021.

As quatro marcas mais valiosas do mundo pertencem a empresas tecnológicas, com a Microsoft a ocupar a segunda posição do ranking, com uma valorização de 35% em 2024, para os 461,1 mil milhões de dólares (cerca de €439,7 mil milhões). Em terceiro lugar, surge a Google, que cresce 24%, face a 2023, para os 413 mil milhões de dólares (cerca de €393,9 mil milhões).

A Amazon ocupa a quarta posição da lista. A empresa liderada por Andy Jassy valoriza 15%, atingindo os 356,4 mil milhões de dólares (cerca de €339,9 mil milhões), à frente do Walmart, em quinto lugar. O retalhista norte-americano, que valoriza 42%, para os 137,2 milhões de dólares (cerca de €130,8 mil milhões), é a primeira empresa não-tecnológica a surgir na tabela, subindo uma posição face a 2023.

A Samsung é a sexta marca mais valiosa, atingindo os 110,6 mil milhões de dólares (cerca de €105,3 mil milhões). O TikTok, em sétimo lugar, é a marca que mais valoriza, passando dos 65,7 mil milhões de dólares (cerca de €62,6 mil milhões) em 2023 para os 105,8 mil milhões de dólares (cerca de €100,9 mil milhões) em 2024.

A rede social da ByteDance, que tanta polémica tem criado ao longo dos últimos meses, já ultrapassa o Facebook, que, a valer 91,5 mil milhões de dólares (cerca de €87,2 mil milhões), ocupa a oitava posição do ranking. No penúltimo lugar da tabela, surge a Nvidia, com um valor de marca de 87,9 mil milhões de dólares (cerca de €83,8 mil milhões).

A encerrar o top 10 encontra-se a State Grid Corporation, a segunda marca não-tecnológica a irromper por entre as ‘big tech’. A empresa chinesa, que fabrica e comercializa redes elétricas, vale 85,6 milhões de dólares (cerca de €81,6 mil milhões).

Tesla a desvalorizar

A Brand Finance destaca ainda as maiores desvalorizações face a 2023, com a Tesla a cair dos 58,3 mil milhões de dólares (cerca de €55,6 mil milhões) para os 43 mil milhões de dólares (cerca de €41 mil milhões). A empresa de Elon Musk desce 18 posições na tabela das 500 marcas mais valiosas, passando da 18ª para a 36ª posição.

A Starbucks também perde valor, descendo da 15ª posição do ranking para a 45ª, fruto da avaliação de 38,8 mil milhões de dólares (cerca de €37,1 mil milhões), menos 21,3 mil milhões de dólares (cerca de €20,3 mil milhões) face a 2023, ano em que a marca valia 60,1 mil milhões de dólares (cerca de €57,3 mil milhões).

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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O livro ‘This is Strategy – Make Better Plans’ de Seth Godin, o filme ‘Conspiração Consumista’ da Netflix e o podcast ‘Digitalmente’ da Vodafone são alguns dos destaques

Daniel Monteiro Rahman

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This is Strategy – Make Better Plans

This Is Strategy, do especialista em marketing Seth Godin, é um livro direcionado para quem procura compreender o verdadeiro significado da estratégia, no mundo dos negócios e da criatividade. Com um estilo direto e provocador, o autor desconstrói mitos comuns, mostrando que a estratégia não é apenas um plano, mas uma forma de pensar e agir, que distingue os líderes e as marcas de sucesso.

Seth Godin explora como a clareza nos objetivos, o foco nos detalhes certos e a coragem para tomar decisões difíceis são essenciais para criar valor duradouro. Ideal para profissionais de marketing, empreendedores e comunicadores, esta obra inspira os leitores a abandonarem fórmulas pré-estabelecidas e a construírem estratégias autênticas e impactantes.

Autor Seth Godin
Editora Edição do Autor
Lançamento Outubro de 2024
Páginas 256
Preço €21,88

Living with Complexity

Living with Complexity explora como a complexidade é inevitável e até desejável, no design e no quotidiano. Donald Norman, especialista em design centrado no utilizador, mostra como os produtos e sistemas mais bem-sucedidos equilibram funcionalidades ricas com uma utilização simples.

Através de exemplos práticos, o autor desafia a ideia de que simplificar é sempre a solução, defendendo que a verdadeira arte está em tornar o complexo compreensível. Uma leitura indicada para profissionais de marketing, design e comunicação.

Autor Donald Norman
Editora The MIT Press
Lançamento Janeiro de 2010
Páginas 298
Preço €30,90

Ver

Conspiração Consumista

Conspiração Consumista revela os métodos utilizados pelas marcas para garantir o consumo permanente dos clientes e o impacto que esses métodos têm nas nossas vidas e no mundo. O documentário, descrito como a história que “as grandes empresas não querem que o consumidor conheça”, apresenta algumas verdades perturbadoras sobre o consumismo e é uma proposta aos espetadores que se interroguem sobre aquilo que compram.

Formato Filme
Género Documentário
Realizador Nic Stacey
Estúdio Netflix
Distribuidora Netflix
Lançamento Novembro de 2024

Bill Gates: O Que nos Reserva o Futuro?

Nesta série documental, Bill Gates, fundador da Microsoft, explora uma série de temas que marcam o futuro do planeta, como a inteligência artificial, as alterações climáticas, a desinformação e a viabilidade económica. Em cada episódio, Bill Gates entrevista algumas das personalidades mais influentes no domínio da tecnologia e reflete sobre o que o futuro reserva às próximas gerações.

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Digitalmente

Conduzido por Ana Galvão e José Condessa, Digitalmente explora a forma como o digital influencia o dia a dia das pessoas. Alguns dos temas em destaque são a relação dos jovens com as tecnologias e as redes sociais, a influência do digital no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional ou na gestão das expetativas e da ansiedade. No episódio mais recente, Catarina Rochinha é convidada para falar sobre a utilização de filtros e edição de imagem nas redes sociais.

The Creatives Meetup

The Creatives Meetup é um podcast conduzido por João Castro, fundador da WatchHouse Films, e produzido pela Miozis, que tem como objetivo explorar o universo criativo através de conversas com profissionais das artes, cultura e entretenimento, oferecendo um espaço para partilhar histórias, ideias e experiências. José Condessa, Luisinha Oliveira, Vasco Araújo e Diogo Costa são alguns dos convidados da primeira temporada do podcast.

Digitalidade

Em Digitalidade, Jorge Remondes, professor de marketing do Instituto Politécnico do Porto, explora semanalmente ‘insights’ sobre marketing, comércio eletrónico e redes sociais. Pontualmente, o podcast apresenta conversas com especialistas nestas áreas. Nos episódios mais recentes, David Monteiro, diretor de marca e comunicação da Câmara Municipal de Lisboa, e Carolina Afonso, CEO do Gato Preto, são dois dos convidados do formato.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Siemens comemora 120 anos com campanha da White Way

“Sendo as pessoas um dos nossos focos, considerámos muito pertinente incluir os nossos colaboradores neste momento, conferindo maior autenticidade e emoção à campanha (na foto)”, explica Hugo Modesto, diretor de comunicação da Siemens em Portugal

A Siemens comemora o 120º aniversário em 2025 com uma campanha que se prolonga até dezembro, idealizada pela White Way, agência do WYgroup.

A primeira fase, que já está a ser divulgada em meios impressos, digital e exterior, está focada nas áreas em que a empresa atua (energia, infraestruturas, indústria, saúde e mobilidade), abordando a transformação do país ao longo dos 120 anos e destacando o contributo da Siemens para a evolução.

A campanha posiciona a empresa como parceira estratégica do país através de soluções tecnológicas e das competências dos funcionários. “Sendo as pessoas um dos nossos focos, considerámos muito pertinente incluir os nossos colaboradores neste momento, conferindo maior autenticidade e emoção à campanha”, explica Hugo Modesto, diretor de comunicação da Siemens em Portugal, citado em comunicado de imprensa.

Os protagonistas da campanha, que só numa segunda fase terá um filme publicitário, são empregados da Siemens, que foram desafiados a partilhar a sua visão sobre como será Portugal daqui a 30 anos. O desafio estende-se aos cidadãos, que, através do site da empresa tecnológica, são convidados a partilhar a perceção que têm da evolução do país ao longo das próximas décadas, numa estratégia de amplificação da primeira fase da campanha.

“Os autores das participações mais criativas serão convidados a participar em algumas iniciativas de comemoração planeadas pela empresa”, salienta Hugo Modesto.

Para além das fases seguintes da campanha, as comemorações do 120º aniversário da Siemens incluem “a elaboração de estudos sobre mercados estratégicos para o desenvolvimento do país, a realização de eventos internos e externos, a celebração e a comemoração de efemérides e de sucessos das diferentes equipas, iniciativas de responsabilidade corporativa e a divulgação de conteúdos específicos para as redes sociais da empresa”, revela o documento.

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Portugal está a atrair mais residentes com elevado poder de compra

Portugal recebe 800 novos consumidores com este perfil, em 2024, destacando-se como um destino atraente para migração de riqueza global. Lisboa, Cascais, Sintra, Porto, Algarve, Madeira (na foto) e o eixo Melides/Comporta/Tróia lideram a procura estrangeira

Além da previsão de relocalização de 135 mil indivíduos com um património líquido elevado em 2025, Portugal recebe 800 novos consumidores com este perfil, em 2024, destacando-se como um destino atraente para migração de riqueza global, segundo o relatório ‘Luxury Outlook 2025’, da Sotheby’s International Realty.

De acordo com a análise, o mercado imobiliário de luxo em Portugal continua a mostrar um desempenho robusto, refletindo tanto a procura nacional como internacional. Em 2024, a Sotheby’s International Realty regista um crescimento de 20% face ao ano anterior, com um valor médio de venda de imóveis na ordem dos €1,03 milhões.
Lisboa, Cascais, Sintra, Porto, Algarve, Madeira e o eixo Melides/Comporta/Tróia lideram a procura estrangeira, “sendo que a área de empreendimentos se destacou com um crescimento impressionante de 200% em relação a 2023”, salienta o estudo. A integração crescente de tecnologias, soluções sustentáveis e comodidades exclusivas está a redefinir o conceito de luxo, tornando Portugal um destino cada vez mais valorizado para quem procura qualidade de vida e investimentos sólidos.
“O mercado imobiliário de luxo em Portugal tem demonstrado uma resiliência notável, refletindo um interesse crescente tanto de compradores nacionais como internacionais. Observamos um aumento significativo na procura de imóveis que aliam sustentabilidade, design inovador e qualidade de vida, características que os investidores valorizam cada vez mais”, sublinha Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty, citado em comunicado de imprensa, acrescentando que “o apelo de Portugal enquanto destino seguro e atrativo para investimento, continua a consolidar-se, especialmente entre clientes provenientes dos Estados Unidos e do Reino Unido”.
Uma das tendências globais identificadas no relatório é a valorização da proximidade à natureza, às artes e à cultura, apontando também o relatório o interesse crescente em ‘branded residences’ e serviços personalizados, duas mudanças de paradigma que podem influenciar o mercado português. “A mobilidade de indivíduos com elevado património financeiro está a criar, também, novos focos para o mercado imobiliário de luxo, o que pode ter implicações para Portugal como destino atrativo para investidores internacionais”, salienta o relatório da Sotheby’s International Realty.
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Bluesky e X lançam-se com vídeos verticais

A novidade surge numa altura em que o Bluesky começa a ter anunciantes interessados e o X perde utilizadores. O objetivo é atrair utilizadores e marcas, aproveitando a incerteza em torno do TikTok. A Meta, por seu lado, investe numa plataforma de edição de vídeos verticais

Já é possível ver e partilhar vídeos verticais no Bluesky e no X. Atrair mais utilizadores e anunciantes às duas redes sociais norte-americanas é a principal intenção.

“Nos ‘feeds’ de vídeo personalizados, pode deslizar para cima para cria linha temporal só com publicações de vídeo”, explica a rede social Bluesky na publicação em que anuncia a novidade. A adoção do novo formato surge após Rachael Datz, diretora-geral de redes sociais da VML, ter assumido, em entrevista à Ad Age, que há clientes interessados em publicitar no Bluesky.

Apesar de estar a perder seguidores, com o programa EuroVerify da Euronews avançar com a desativação de cerca de 115 mil contas desde a tomada de posse de Donald Trump, a 20 de janeiro, o X continua com a ambição de aumentar o número de anunciantes, tendo também passado a disponibilizar o formato. “Um novo local imersivo para vídeos está a ser lançado para os utilizadores dos Estados Unidos”, divulgou a conta oficial do X, no dia 19 de janeiro.

“O Bluesky, à semelhança de outras redes sociais, procura conquistar um espaço de partilha de vídeos curtos fora da classe dos gigantes tecnológicos, com o impulso adicional de se basear no protocolo descentralizado em que o Bluesky é executada”, refere uma análise do World Advertising Research Center (WARC).

Apesar do interesse dos anunciantes, o Bluesky continua a não ter publicidade. “Neste momento, é descentralizado e continua comprometido com o financiamento não publicitário, mas a atração do dinheiro publicitário é forte e, se o público permanecer na aplicação em grande número, poderá começar a ocupar uma posição semelhante à do Twitter na década anterior, como um local para atividades sociais divertidas e orgânicas”, vaticina o WARC.

Numa altura em que o futuro do TikTok se mantém incerto, as empresas que detêm redes sociais posicionam-se para ocupar um espaço que pode vir a ficar vazio. Além da migração para o Xiaohongshu, rival do TikTok que os norte-americanos rebatizaram Red Note, os últimos dias ficam também marcados pelo lançamento do Edits, por parte da Meta, uma plataforma de edição de vídeos verticais que rivaliza com a CapCut, propriedade da ByteDance, dona do TikTok.

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Nuno Lopes e António Cardeal reforçam liderança do Adclick Group

Nuno Lopes (na foto, à esq.) deixa a direção de negócio digital da Wace para assumir o cargo de diretor de crescimento do grupo, enquanto que António Cardeal (na foto, à dir.) é promovido a diretor de operações da ‘joint-venture’ que junta Adclick, Inphluent e Wace

Nuno Lopes e António Cardeal reforçam a liderança do Adclick Group, numa estratégia de aposta em talentos internos para sustentar o crescimento e enfrentar os desafios do mercado digital.

Nuno Lopes, até agora diretor de negócio digital da Wace, uma empresa ‘spin-off’ da Adclick, assume agora o cargo de diretor de crescimento do grupo. Reconhecido pela capacidade de criar relações de confiança e estratégias comerciais bem-sucedidas, é responsável pelo desenvolvimento de projetos-chave que impulsionam o crescimento da empresa.

Já António Cardeal passa de diretor de operações de ‘paid media’ do grupo Adclick para diretor de operações da ‘joint-venture’ que junta Adclick, Inphluent e Wace. Com uma sólida experiência em performance e competências técnicas e analíticas reconhecidas, é responsável pela implementação de processos que resultaram em ganhos de eficiência para os clientes.

“Somos uma escola de talentos, com uma forte cultura de retenção e desenvolvimento interno”, sustenta Bruno Salomão, CEO do Adclick Group, citado em comunicado de imprensa, explicando que “a promoção do Nuno e do António reflete o nosso compromisso em investir nas nossas pessoas e em assegurar uma liderança preparada para entregar valor sustentável aos nossos clientes e parceiros. Estamos confiantes de que esta abordagem fortalecerá a nossa posição e capacidade de inovar”.

As mudanças ocorrem cerca de um mês após Bruno Salomão ter assumido a direção estratégica do grupo. “Com uma equipa alinhada e focada no futuro, estamos preparados para liderar num mercado digital em constante transformação, consolidando a nossa posição como referência em criação de conteúdo, marketing de influência e performance”, diz o CEO do Adclick Group.

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Vilamoura quer atrair residentes com campanha da VML (com vídeo)

Com o filme publicitário ‘The Art of Life’ (na foto), parcialmente filmado com câmaras subaquáticas, Vilamoura promove um estilo de vida descontraído, destacando as experiências de luxo e bem-estar que o destino algarvio oferece ao longo de todo o ano

Vilamoura procura atrair residentes permanentes com a campanha ‘The Art of Life’, desenvolvida pela VML. Veiculado no site oficial de promoção do concelho, nas plataformas digitais, nas redes sociais e nos eventos promocionais da região, o filme publicitário ‘The Art of Life’ reforça a reputação do município algarvio como um refúgio para aqueles que procuram um estilo de vida autêntico, em harmonia com a natureza.

“Com o nosso segundo vídeo da marca, rico em sensações, voltamos a destacar que a construção de ligações emocionais fortes com a marca é fundamental para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Estamos a apresentar um destino que o nosso público escolhe ativamente e procura, para além dos projetos que desenvolvemos e das casas que vendemos”, salienta Magdalena Osmola, diretora de marketing de Vilamoura, citada em comunicado de imprensa.

A campanha centra-se nos momentos da vida quotidiana que criam boas memórias e é promovida pela Vilamoura Lusotur SIC, Imobiliaria Fechada, gerida pela Norfin SGOIC, em parceria com a Vilamoura Properties,. “Captura a alegria encontrada nos prazeres simples da vida, desde a vida ao ar livre sob o sol até às conexões dentro da comunidade, tudo dentro de espaços luminosos e arejados, pensados para viver”, esclarece a ‘marketer’.

Para além da maior marina de Portugal, que celebrou o 50.º aniversário o ano passado, o ‘spot’, parcialmente filmado com recurso às câmaras subaquáticas Alexa e Sony, faz alusão aos dois quilómetros de praia, aos cinco campos de golfe, aos centros de equitação, ao parque ambiental e à vida social de Vilamoura.

“Aproveitando o sucesso da campanha do ano anterior e a identidade renovada da marca Vilamoura, esta segunda campanha explora o conceito de ‘quiet luxury’, que combina harmoniosamente bem-estar, conforto e simplicidade com a beleza natural do destino, a arquitetura inovadora e a excecional qualidade de vida que o destino proporciona”, explica Magdalena Osmola.

O filme posiciona o concelho algarvio como um destino residencial ao longo de todo o ano, retratando um estilo de vida sereno através de momentos íntimos ao ar livre, uma vida comunitária vibrante e interiores espaçosos e repletos de luminosidade.

“O conceito e o ‘script’ destacam a ligação entre família e natureza. A equipa captou, em três dias, a essência da luz e das sombras que definem o local, entre momentos de calma e de diversão, da praia à casa. A confiança e a colaboração entre equipa de filmagem, agência e marketing foram cruciais para a adaptação às condições meteorológicas”, relata Pedro Ferreira, diretor criativo da VML e chefe de arte e cultura da agência, citado no documento.

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Stream and Tough Guy junta Casillas e Piqué em campanha da Uber Eats Espanha (com vídeo)

A campanha (na foto) assinala o patrocínio oficial da Uber Eats Espanha à LaLiga. O primeiro dos quatro filmes leva Iker Casillas a casa de Gerard Piqué, para assistirem a um jogo de futebol, explorando a rivalidade entre o Barcelona e o Real Madrid e a histórica ‘manita’ do El Clásico de 2010

A Stream and Tough Guy (SaTG) é a agência responsável pela criatividade da campanha que assinala o patrocínio oficial da Uber Eats Espanha à LaLiga, campeonato espanhol de futebol masculino. O primeiro dos quatro filmes da campanha leva Iker Casillas a casa de Gerard Piqué, para assistirem a um jogo de futebol, explorando a rivalidade entre o Real Madrid e o Barcelona.

A campanha completa será apresentada a 5 de fevereiro, na sede da LaLiga, em Madrid. “Termos sido convidados a criar uma campanha para o patrocínio da Uber Eats Espanha à LaLiga deixa-nos bastante felizes porque é uma prova de que é possível desenvolver trabalho de raiz para outros mercados a partir de Portugal”, refere em comunicado de imprensa João Ribeiro, sócio-gerente da SaTG, agência criativa nacional que desenvolve anteriormente a campanha da Uber Eats, protagonizada por José Mourinho e outras personalidades nacionais.

Com direção criativa executiva e redação de Miguel Durão, direção criativa e direção de arte de Quito Leal, direção criativa e redação de David Titos e redação de Miguel Mestre, o ‘spot’ tem João Ribeiro como diretor de estratégia e Hugo Pacheco como gestor de projeto. A produção está a cargo da Pueblo Films, com realização de Augusto Zapiola.

O anúncio recorda a ‘manita’, gesto com a mão aberta e os cinco dedos visíveis, que Piqué faz na vitória por 5-0 do Barcelona frente ao Real Madrid, em 2010

O primeiro anúncio da série de quatro presta homenagem à histórica ‘manita’ do El Clásico de 2010, pelas mãos de quem protagoniza este momento, Gerard Piqué e Iker Casillas. Na casa de Piqué, onde decorre a ação do anúncio, o mote é dado por uma estátua em forma de ‘manita’, gesto com a mão aberta e os cinco dedos visíveis, que o ex-defesa do Barcelona faz na vitória por 5-0 do Barcelona, frente ao Real Madrid, em 2010.

Quando têm de decidir o que vão jantar, Piqué sugere pedir ‘manitas’ (prato típico da gastronomia espanhola), não de porco nem de borrego, como é comum em Espanha, mas ‘manitas’ como aquela que o catalão mostra à bancada no 5-0 sobre o Real Madrid. Casillas, com o orgulho ferido, responde dizendo que no Uber Eats há quase, quase tudo, mas não têm ‘manitas’ como a de Piqué. Nem têm 15 ‘orelhudas’ (em alusão ao número de troféus da Liga dos Campeões conquistadas pelo Real Madrid), que o Barça ainda está muito longe de conseguir.

O comunicado de imprensa salienta, em jeito de ‘disclaimer’, que a Uber Eats não toma partido por nenhuma equipa. “Tanto presta homenagem à cabeça de leitão com Luís Figo, como brinca com as ‘manitas’ de Piqué. A plataforma celebra a eterna rivalidade entre dois grandes clubes como o Barça e o Real Madrid, sempre promovendo o humor e o respeito”, garante.

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Manzwine lança concurso de design para rótulos de vinho

As propostas podem ser apresentadas até 28 de fevereiro. Os dez trabalhos selecionados são expostos na Ericeira em março, cabendo à população eleger as favoritas através de um código QR. A opinião popular vale 20% da pontuação final

A Manzwine está à procura do designer dos rótulos das próximas colheitas do vinho Jagoz. O concurso de design lançado pela produtora vinícola, que está a ser divulgado em redes sociais, newsletters, cartazes, múpis (na foto) e parcerias com a Câmara Municipal de Mafra e a Junta de Freguesia da Ericeira, é exclusivo para artistas nascidos ou residentes na vila piscatória.

“O Jagoz é mais do que um vinho, é um símbolo da Ericeira e do seu povo. Queremos que este projeto envolva a comunidade local, celebrando o talento dos nossos artistas e a cultura que faz da Ericeira um lugar único”, explica André Manz, fundador da Manzwine, citado no documento.

Os interessados devem submeter um máximo de duas propostas através da ‘landing page’ no site da Manzwine, até 28 de fevereiro. “Será necessário comprovar a elegibilidade através de um documento de identidade ou comprovativo de residência. Todas as submissões serão avaliadas por um júri, composto por representantes da Junta de Freguesia da Ericeira, da Câmara Municipal de Mafra e da própria Manzwine”, explica a empresa.

As propostas de rótulos submetidas a apreciação devem capturar a ligação profunda entre a vila, o mar e o espírito do vinho Jagoz. Os dez trabalhos selecionados são expostos na Ericeira em março, cabendo à população eleger as favoritas através de um código QR. A opinião popular vale 20% da pontuação final.

“O rótulo vencedor será revelado em maio, num evento especial que contará com a presença de convidados institucionais e da comunidade local”, refere a Manzwine, que produz e comercializa as marcas de vinho Manz Douro, Manz Lisboa, Dona Fátima, Pomar do Espírito Santo, Platónico, Penedo do Lexim, Contador de Estórias, Jampal e Jagoz.

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Message in a Bottle tem três novos clientes

“Os três novos clientes confirmam que a nossa estratégia está a dar frutos, permitindo-nos continuar a diversificar o portefólio, consolidar o nosso posicionamento com agência de comunicação transversal a todos os setores”, sublinha Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle

A Message in a Bottle tem três novos clientes, a Coldwell Banker Portugal, a Adega de Borba e a Cosentino, reforçando o posicionamento em áreas de atividade fora turismo e do ‘lifestyle’, que são a atividade principal da agência de comunicação.

“Os três novos clientes confirmam que a nossa estratégia está a dar frutos, permitindo-nos continuar a diversificar o portefólio, consolidar o posicionamento como agência transversal a todos os setores de atividade, com um ‘output’ criativo reconhecido nas diversas áreas em que atuamos, da assessoria de imprensa e consultoria estratégica ao marketing de influência, do marketing digital à produção de conteúdos, sem esquecer o design e o ‘branding’ das marcas”, explica Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle, citado em comunicado de imprensa.

Além da assessoria de imprensa e da comunicação institucional da Coldwell Banker Portugal, a Message in a Bottle é também responsável pela gestão de redes sociais e pela estratégia de marketing digital da consultora imobiliária e da Coldwell Banker Global Luxury, marca da imobiliária dedicada ao segmento de luxo.

No caso da Adega de Borba, a agência assegura a consultoria de comunicação, o aconselhamento estratégico, a assessoria de imprensa, o marketing de influência e a gestão de redes sociais da empresa vitivinícola, de forma transversal a todas marcas, abrangendo todas as áreas de negócio, da produção de vinho ao enoturismo.

A conta de comunicação da Cosentino, multinacional espanhola que produz e distribui pavimentos e revestimentos, comercializando em mais de 120 países marcas como a Silestone, a Dekton e a Sensa by Cosentino, contempla a comunicação, o aconselhamento estratégico e a assessoria de imprensa da empresa no mercado português.

“São três clientes que nos fazem querer agarrar 2025 com tudo, certos de que a nossa criatividade será ainda mais estimulada. A Adega de Borba é uma ‘love brand’ do Alentejo, de Portugal e dos portugueses, plena de potencial para alcançar novos patamares. A Coldwell Banker tem vindo a crescer, ano após ano, sendo uma referência cada vez mais sólida no mercado imobiliário português, especialmente no segmento de luxo. A Cosentino, por seu lado, é sinónimo de design inovador, elegância e inspiração”, salienta Ruben Obadia.

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