Valor da marca Amazon aumenta 800% em 10 anos
Apesar de se classificar em quarto lugar no ranking de valor das principais marcas mundiais, atrás da Apple, da Microsoft e da Google, a Amazon supera as três empresas tecnológicas em termos de valorização, apresentando um crescimento médio anual de €46 mil milhões desde 2014

Daniel Monteiro Rahman
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O valor global da marca Amazon aumentou quase 800% entre 2014 e 2024, de acordo com dados recolhidos pela Kantar, pela Marketing Charts e pela Statista. Em 2014, a insígnia, fundada pelo empresário Jeff Bezos em 1994, valia 64 mil milhões de dólares (€58 mil milhões). Atualmente, esse valor atingiu os 577 mil milhões de dólares (€525 mil milhões), o que representa um crescimento de 798% em relação ao período em análise.
Apesar de se classificar em quarto lugar no ranking de valor das principais marcas mundiais, atrás da Apple, da Microsoft e da Google, a Amazon supera as três empresas de tecnologia no que diz respeito ao crescimento do valor da marca, tendo apresentado um crescimento médio de 51 mil milhões de dólares (€46 mil milhões) por ano, desde 2014.
Em comparação, o valor de marca da Apple aumentou 591% na última década, um valor ainda assim cerca de 200% menos do que o da Amazon, atingindo uma valorização na ordem de 1,01 biliões de dólares (€925 mil milhões) este ano. A Google registou um crescimento ainda menor em 10 anos, com o valor da marca a aumentar 374% para 753 mil milhões de dólares (€685 mil milhões) em 2024.
As estatísticas revelam ainda que a Microsoft é a única que se aproxima da Amazon, com um crescimento de 690% no valor da marca ao longo da última década. Em 2024, o valor de marca da Microsoft atingiu os 713 mil milhões de dólares (€649 mil milhões), em comparação com cerca de 90 mil milhões de dólares (€81 mil milhões) há dez anos.
Desde 2014, as receitas da Amazon aumentaram quase 630%, atingindo 514 mil milhões de dólares (€469 mil milhões) em 2023, por força da diversificação das fontes de lucro. A empresa, que vende milhões de produtos online e negoceia espaços publicitários, foi além do retalho, tendo lançado a plataforma de nuvem Amazon Web Services e expandido as funcionalidades de subscrição Prime através de serviços de entretenimento.