57% dos portugueses procura interagir com anúncios no Dia dos Namorados
Com a chegada do Dia dos Namorados, a Adsmovil, em colaboração com a Digital Turbine, realizou um estudo que revela que 63% dos portugueses planeia comprar presentes para a sua […]
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Com a chegada do Dia dos Namorados, a Adsmovil, em colaboração com a Digital Turbine, realizou um estudo que revela que 63% dos portugueses planeia comprar presentes para a sua cara-metade no próximo dia 14 e que 57% dos inquiridos estão abertos à possibilidade de clicar em anúncios com ofertas e/ou promoções destinadas ao acontecimento na fase de escolha dessas ofertas.
O estudo procurou identificar os produtos mais prováveis de serem adquiridos como ofertas neste dia e, segundo os resultados, 65% dos consumidores pondera oferecer roupa, seguidamente dos típicos chocolates, mencionados por 57%. Os produtos de beleza e cosmética fecham o top 3, com 44%.
Quando questionados sobre as principais influências na decisão de compra deste ano face ao ano anterior, 69% dos inquiridos menciona o peso do preço dos produtos como variável, seguido da maior variedade de produtos oferecidos por parte das marcas, referida por 47%, com a sensação de segurança a ser também considerado um fator preponderante nas escolhas dos consumidores.
Analisando o papel dos telemóveis durante a jornada dos consumidores neste processo, o estudo não só concluiu que 63% utiliza o smartphone para realizar as suas pesquisas de compras como 62% considera relevante realizar as compras através do dispositivo. Estes dados ilustram, assim, a tendência do phygital, cada vez mais presente, aliada ao desejo dos consumidores de uma experiência de compra fluída e facilitada.
Adicionalmente, quando questionados sobre as ações que tomam após visualizarem um anúncio do Dia dos Namorados no telemóvel, 29% admite comparar preços do mesmo produto em mais do que uma loja online, 25% pesquisa pelo site da marca em questão, 19% pelo produto anunciado e 12% confirma ter tendência a comprar o produto numa data posterior.
47% dos consumidores digitais já recorre às apps das marcas para fazer compras
Longe vão os tempos em que as lojas físicas eram o local de compras preferido dos consumidores, nesta e noutras ocasiões. No que diz respeito ao local onde pretendem realizar as suas compras online durante o acontecimento, 47% revela que prefere fazer compras através de uma aplicação própria da marca e 33% prefere fazer uma pesquisa mista na app e em browser.
Quanto ao que os consumidores esperam dos anúncios online nos seus dispositivos móveis, 59% dos participantes indica a importância de serem informados sobre os produtos disponíveis, 52% pretende ofertas relevantes para a festividade e 50% deseja que os anúncios incluam descontos ou cupões relevantes.
A pesquisa salienta ainda um fator considerável, com 56% das pessoas a mencionar que é mais provável que este ano tenham em conta as reviews publicadas online ao escolher presentes para o Dia dos Namorados.
“Estes resultados refletem não apenas a crescente importância da experiência do consumidor e a facilidade do processo de compra na decisão dos portugueses, mas também traduzem a crescente importância da reputação do produto e da marca, com os consumidores a recorrerem constantemente a uma validação horizontal entre pares para aprovação das suas decisões”, refere a Adsmovil nas conclusões do estudo.