Media Capital avança com programa de rescisões por acordo mútuo
Num comunicado enviado à CMVM, a Media Capital revela que fechou o semestre com um resultado negativo de 4,8 milhões de euros, uma melhoria face aos 7,9 milhões de euros […]
Sónia Ramalho
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Num comunicado enviado à CMVM, a Media Capital revela que fechou o semestre com um resultado negativo de 4,8 milhões de euros, uma melhoria face aos 7,9 milhões de euros registados no período homólogo. “O EBITDA do primeiro semestre de 2023 apresenta uma melhoria considerável de 65% face ao valor registado no primeiro semestre de 2022”, mas ainda assim é negativo em 1,3 milhões de euros, o que é justificado com “o reflexo da quebra do mercado publicitário”.
Os rendimentos registaram, no primeiro semestre de 2023, os 69,3 milhões de euros, “refletindo uma ligeira redução (€-0,4 milhões) face ao mesmo período de 2022. Os rendimentos registados no primeiro semestre de 2023 refletem um decréscimo de 7% face ao período homólogo nos rendimentos de publicidade, motivados pela quebra do mercado publicitário na televisão de canal aberto, no qual se assistiu a uma quebra de 5,1% até maio de 2023”.
Apesar da quebra verificada na TVI Generalista, a Media Capital registou “um crescimento dos rendimentos de publicidade nos canais de cabo, com especial destaque para a CNN Portugal, a qual registou um aumento de 33%”.
Os gastos operacionais, “excluindo amortizações, depreciações, gastos líquidos com provisões e reestruturações, registaram um decréscimo de 2%, passando de €71,9 milhões no primeiro semestre de 2022 para €70,4 milhões em 2023”. Os outros rendimentos operacionais apresentaram “uma subida de 12%, incluindo rendimentos da produção audiovisual e venda de conteúdos”.
Quanto ao segmento de Televisão, Digital e Entretenimento, “os rendimentos operacionais totais decrescerem 4% face ao primeiro semestre de 2022, resultado da quebra de receitas de publicidade. Os rendimentos de publicidade, face ao semestre homólogo, caíram 7%, resultado da quebra do investimento publicitário nos mercados de televisão em canal aberto”.
Os outros rendimentos operacionais, que englobam proveitos de cedência de sinal, vendas de conteúdos e serviços multimédia, apresentaram um aumento de 3%.
Programa de rescisão de contratos de trabalho por acordo mútuo
A Media Capital termina o comunicado referindo que, “ainda que a redução de custos no primeiro semestre de 2023 tenha permitido compensar parcialmente a quebra na principal fonte de receita do Grupo, gerando uma melhoria de EBITDA, o Grupo tem como objetivo a sua melhoria substancial face ao segundo semestre do ano”,
Assim, a Media Capital revelou que está “um processo de revisão da estrutura de custos e dos processos internos”, tendo divulgado que será anunciado “um programa para rescisão de contratos de trabalho por acordo mútuo”.