Público é o jornal diário com melhor design a nível europeu
O design do Público valeu ao diário da Sonaecom o título de Jornal Europeu do Ano na categoria de jornal nacional, atribuído pelo European Newspaper Award.
Pedro Durães
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O design do Público valeu ao diário da Sonaecom o título de Jornal Europeu do Ano na categoria de jornal nacional, atribuído pelo European Newspaper Award. “O que é notável no Público é o seu formato manuseável e amigo do leitor”, considerou o júri, que integra jornalistas, académicos e designers de oito países, justificando a decisão anunciada esta sexta-feira após uma avaliação às 184 publicações de 25 países que estiveram a concurso nesta edição. “O jornal foca-se em grandes temas e num layout generoso com um uso reduzido de cor e tipografia. O resultado é clareza e simplicidade”, acrescenta o júri daquela que é a 21ª edição do European Newspaper Award, descrevendo que “o Público parece um semanário diário”.
Esta é a segunda vez que o diário da Sonaecom recebe a distinção, após ter sido também considerado o título com melhor design da Europa em 2014. Na edição deste ano, além do Público, foi distinguido o Financial Times Weekend na categoria de jornal semanário. O norueguês Fædrelandvennen foi o escolhido na categoria de jornal local, enquanto o holandês Leeuwarder Courant venceu na categoria de jornal regional. Houve ainda uma menção especial do júri para o jornal alemão Fuldaer Zeitung.
Além deste prémio, nas categorias que distinguem o design de peças jornalísticas publicadas ao longo do último ano, o Público recebeu um total de sete prémios, todos pelo grafismo de trabalhos publicados na sua edição digital. O Expresso, que conquistou em 2016 o título de jornal semanário do ano, foi o jornal português com mais distinções na edição deste ano, totalizando 16 prémios. Houve ainda duas distinções para o Diário de Notícias da Madeira.