Pedro Tojal regressa com grupo Digifi
Pedro Tojal está de regresso ao sector dos media com o grupo de comunicação social Digifi. O antigo administrador e director-geral da MCR é com 51% o sócio maioritário do novo grupo de comunicação, juntamente com duas outras empresas cujos nomes Tojal preferiu não revelar.

Ana Marcela
Insparya patrocina Millennium Estoril Open
João Cajuda é o influenciador de viagens com mais notoriedade
Studio Nuts ressignifica papelões dos sem-abrigo em campanha para o CASA
Anúncios de rádio geram um retorno 42% superior
Google e Apple acusadas de violarem RMD. UE arrisca confronto com Donald Trump
“Quando encontramos a ligação certa com o consumidor, os resultados não falham”
PepsiCo entra nas bebidas funcionais com aquisição da Poppi
Puma quer conquistar geração Z e lança maior campanha de sempre
Incubeta lança solução de IA para otimizar campanhas
Políticas de Donald Trump põem em causa receitas publicitárias nos Estados Unidos
Pedro Tojal está de regresso ao sector dos media com o grupo de comunicação social Digifi. O antigo administrador e director-geral da MCR é com 51% o sócio maioritário do novo grupo de comunicação, juntamente com duas outras empresas cujos nomes Tojal preferiu não revelar. A rádio FI FM é o primeiro projecto a ser conhecido deste novo grupo e vai emitir a partir de Janeiro na frequência 93.7 FM, da antiga Kiss FM, entretanto adquirida. Actualmente, a estação emite só para Lisboa, mas, ao M&P, Pedro Tojal admite que nos que nos planos do grupo está “crescer pelo país”. Porto é a próxima cidade na mira, bem como outras “zonas com maior população em Portugal”. Tojal não revela regiões, nem datas para a concretização deste objectivo que, diz, será concretizado “muito em breve, durante o próximo ano”.
Na FI FM Pedro Tojal assegura a direcção de programas e de informação, bem como alguns programas em antena – “até porque tinha saudades, havia sete anos que não estava em antena”. A direcção comercial fica sob a alçada de José Vicente (ex-Havas Media), perfazendo a a equipa da rádio um total de 12 pessoas “nesta primeira fase” estando ainda a decorrer um processo de selecção.
A nova estação “não é uma rádio de palavra, nem de música”, diz. Esta é uma rádio, afirma o responsável, para que as “pessoas sintam que tem a ver com os seus próprios interesses, pelos temas que iremos abordar: desde alimentação saudável, saúde e bem-estar”, onde “teremos especialistas a falar sobre estas áreas”. A identidade visual foi criada internamente, mas a sonora é da responsabilidade da holandesa SOB. Tojal não adianta objectivos de audiência, mas admite que os seus potenciais ouvintes deverão estar em estações com a RFM, Rádio Comercial e M80. Quanto à receptividade do projecto junto do mercado de anunciantes mostra-se optimista, considerando que dadas as temáticas da estação e o crescente investimento das empresas na responsabilidade social, o investimento das marcas nessa área, como a comunicação dessas acções, poderá ser encaminhado para a FI FM.
Internet – “mas que não é um espelho da rádio” – é outras das áreas que o grupo Digifi vai trabalhar, mas também na comunicação, tendo para isso adquirido uma participação “minoritária” numa “agência de soluções de comunicação” cujo lançamento está previsto para daqui a “uma a duas semanas” (de resto responsável pela identidade da rádio). O grupo está ainda a analisar “parcerias na área de papel”com novos projectos, tendo previsto no prazo de 3 anos o lançamento de um canal de televisão no cabo. Pedro Tojal não revela valores de investimento nesta nova aposta. O grupo irá ter a sede em Alfragide, sendo composto por um total de 35 pessoas.