RTP lança rádio online
Lusitânia é o nome da primeira rádio “estratégica” lançada no seio do grupo RTP. O canal focado na música portuguesa terá emissão exclusiva na plataforma online através do site radiolusitania.rtp.pt. […]
Maria João Morais
Netflix é a plataforma de streaming com maior quota de mercado em Portugal
Shamir Optical renova parceria com Comité Olímpico e leva novo modelo de óculos a Paris
Bastarda cria e produz campanha que anuncia abertura do Time Out Market Porto (com vídeo)
ERC apela a maior transparência no uso de IA
Lift adere à IPREX para alavancar negócio internacional
Worten evolui comunicação com Ricardo Araújo Pereira em campanha da Fuel (com vídeos)
Consumo global de TV mantém tendência de crescimento
Eurosport 2 transmite prova de ciclismo feminino espanhola em direto
Agência Feedback põe clientes e colaboradores a protagonizar campanha do 10º aniversário da Brico Depôt (com vídeo)
Betclic renova patrocínio às ligas masculina e feminina de basquetebol
Lusitânia é o nome da primeira rádio “estratégica” lançada no seio do grupo RTP. O canal focado na música portuguesa terá emissão exclusiva na plataforma online através do site radiolusitania.rtp.pt. A rádio, que vai emitir 24 horas por dia, recorda o “património musical português”, estando focada não na música actual, mas na “memória”, explica ao M&P Jorge Alexandre Lopes, programador executivo da internet no grupo RTP. Contudo, esta é apenas a primeira rádio de um projecto de que deverá estender-se no futuro a novos canais temáticos disponibilizados via web, que o responsável se escusou a adiantar. Dado o cariz de serviço público da RTP, era “espectável” que a primeira das rádios temáticas promovesse a música portuguesa, justifica Jorge Alexandre Lopes. Para além da música, o canal vai começar por retransmitir conteúdos de outros canais da RDP, como Viva a Música, Alma Lusa ou Portugália, constantes do arquivo da rádio pública, mas pretende evoluir para a inclusão de conteúdos próprios. O target da nova rádio, que o programador admite estar “acima dos 40 anos” não é motivo de preocupação, uma vez que a Lusitânia pretende “extravasar os limites territoriais”, sendo o objectivo chegar aos “portugueses espalhados por todo o mundo”. Em termos de ouvintes, o responsável adianta que “chegar aos 60 mil num ano” seria positivo.Para além das rádio estratégicas, estações temáticas lançadas com um cariz definitivo, o grupo vai continuar a promover o lançamento de “rádios de oportunidade”, criadas consoante as necessidades da actualidade. A próxima a entrar em funcionamento vai emitir durante o mês de Junho, inteiramente dedicada à cobertura do Euro 2008.
A aposta no alargamento dos conteúdos na plataforma internet surge no momento em que se inicia o processo de reconversão tecnológica das rádios do grupo, cuja conclusão está prevista para o final de 2008. Jorge Alexandre Lopes admite que “estaria mais confortável se a aposta se iniciasse já com a reconversão concluída”, mas adianta que o processo que agora se inicia é “imparável”.