Garage filma para a Optimus na Patagónia
Rio foi filmado pela Garage e criado pela BBDO para a Optimus Era necessário um rio gigante, bom tempo e paisagens de cortar a respiração. A Garage Films não fez […]

Ana Marcela
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Rio foi filmado pela Garage e criado pela BBDO para a Optimus
Era necessário um rio gigante, bom tempo e paisagens de cortar a respiração. A Garage Films não fez por menos e levou a sua equipa de produção para a longínqua Patagónia para põr no ar Rio, o mais recente anúncio da Optimus. “Era preciso que o filme transmitisse a ideia de Verão e, neste momento, época estival só mesmo no hemisfério sul. A Patagónia surgiu, por um lado, porque a Garage de Barcelona estava a filmar para outro cliente nessa região argentina e, depois tinha aquilo que pretendíamos: belíssimas paisagens e águas límpidas necessárias para as filmagens debaixo de água”, explica o produtor-executivo da Garage Films.
Rumo á Argentina, Miguel Varela levou uma equipa da produção executiva, o realizador, João Nuno Pinto, e o director de fotografia, Carlos “Cacá” Lopes. O casting foi realizado no país das pampas. Em Buenos Aires foram seleccionados os seis principais protagonistas do anúncio, sendo os restantes cerca de 600 figurantes escolhidos na região das filmagens propriamente ditas, mais precisamente na vila La Angostura. “Foram quatro dias de filmagens. No primeiro dia fizemos cenas com 300 figurantes, no segundo com 200 e no terceiro com 100. O quarto dia foi só para o realizador e director de fotografia fazerem alguns planos”, relata Miguel Varela. “Gerir toda esta gente no local exigiu uma logística de segurança e de cuidados médicos assinalável. Tínhamos três médicos no local, ambulâncias e equipas de reanimação, equipas de mergulhadores no rio e socorristas. Tivemos que cumprir com as exigências que a equipa do parque natural fizeram para garantir a segurança dos figurantes, inclusive limpar o rio de paus submersos”, recorda o produtor-executivo da Garage Films.
Ao visionarmos o filme a necessidade de tais cuidados torna-se evidente. Afinal assistimos a centenas de pessoas a mergulhar num rio e acompanhar o seu percurso ao longo do que parecem largos quilómetros. Uma ideia com o selo criativo da BBDO. Pedro Bidarra conta como se chegou ao gancho criativo. “A Optimus tem feito a sua comunicação mais recente com base no apelo á experiência, no viver uma vida mais rica”, começa por relembrar o director criativo. “O anúncio é sobre a vida. É uma ode á participação, ao viver com intensidade e não ficar na margem á espera”, sintetiza. Como diz a voz off. “A vida é uma viagem. Há um rio e uma margem. Onde queres estar? Experimenta.”O filme está a partir de hoje no ar