Audiências TV em fevereiro: SIC e TVI separadas por uma décima
A SIC manteve-se como a estação líder em audiências, terminando o mês com uma quota de share de 15.5%, recuando face ao mês anterior. A TVI, por sua vez, aumentou o seu share, alcançando os 15.4% e encurtando a distância para a SIC.

Meios & Publicidade
Frederico Morais é o novo embaixador da DCK
Tequila de George Clooney alvo de queixa-crime
Marca portuguesa veste elenco de série da Netflix
Adclick Group chega a Madrid com novos projetos em curso
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em fevereiro, o consumo televisivo em Portugal aumentou 0.4% face a janeiro. A SIC manteve-se como a estação líder em audiências, terminando o mês com uma quota de share de 15.5% (-0.9 pps vs o mês anterior). A TVI, por sua vez, aumentou o seu share em 0.5 p.p , alcançando um share de 15.4%, encurtando a distância para a SIC. A RTP1 registou também um decréscimo no share, tendo alcançado 11.1%, menos 0.5 p.p face a janeiro.
Os canais da Pay TV, no geral, registaram um aumento de audiências no mês de fevereiro. Dentro do segmento dos canais de informação, a CMTV mantém-se líder, com um share de 5%, seguido da CNN Portugal, com 3.2% de share, superando a SIC Noticias, que regista apenas 2% de share. De destacar que a Fox ultrapassou mais uma vez a SIC Noticias no ranking, com 2.4% de share, sendo o terceiro canal cabo mais visto.
Em fevereiro os programas que registaram maior audiência foram jogos de futebol. Em primeiro lugar, o jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões, entre o Inter FC e FC Porto, no dia 22 de fevereiro. O jogo foi emitido na TVI e alcançou uma média de 1 milhão 650 mil espetadores e um share de 32.6%. O segundo lugar do ranking vai para a RTP, com a emissão do jogo da Taça de Portugal, entre o SC Braga e Benfica, no dia 9 de fevereiro, registando uma média de 1 milhão 620 mil espetadores e um share de 33.3% O restante ranking é liderado pelos três canais FTA, sendo importante destacar a estreia do programa O Triângulo, na TVI, que alcançou uma média de 1 milhão e 270 mil espetadores e um share de 23.3%.
No que toca às audiências por período horário, a TVI liderou nas madrugadas (02h30 – 7h30) e nas tardes (14h30-18h30), com um share de 7.3% e 14.1%, respetivamente. Este mês, a SIC liderou na maioria dos períodos horários, nomeadamente, as horas de almoço (12h30-14h30) e late-night (00h-02h30), com 22% e 18.1% de share, respetivamente. A estação de Paço de Arcos garantiu ainda a vitória no prime time, com um share de 18.1%, mais 0.2 p.p relativamente à TVI.
A RTP1 foi líder durante as manhãs (7h30 – 12h30) com 14.1% de share. Liderou ainda o período de pré-prime (18h30 – 20h), no geral do mês, altura em que é transmitido O Preço Certo, apresentado por Fernando Mendes. Nesse período do dia, a estação de televisão pública atingiu uma quota de share de 16.4%. A TVI não ficou nada atrás neste período, com a estreia do programa Vai ou Racha, tendo ficado apenas a 0.3 pp de distância da RTP.
Fonte: Initiative