O que pode ler na mais recente edição do M&P
Fique a par dos temas da mais recente edição do M&P, que está a chegar aos assinantes. O setor da comunicação está em destaque na capa desta quinzena.

Meios & Publicidade
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Nos é a empresa que mais investiu em inovação em 2023
Campanha da Lacoste reinventa ícones da moda e do ténis
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Fique a par dos temas da mais recente edição do M&P, que está a chegar aos assinantes. O setor da comunicação está em destaque na capa desta quinzena. Numa altura em que nos preparamos para revelar os vencedores dos Prémios Comunicação M&P, 24 líderes de algumas das principais agências e consultoras a operar em Portugal responderam ao repto lançado pelo M&P e dão o seu contributo para sentir o pulso ao mercado e traçar os desafios que estão a moldar o presente e o futuro do setor.
Nesta edição, dedicamos também alguma atenção ao tema do momento. O software de inteligência artificial ChatGPT, que anda nas bocas do mundo, está já a ser usado por criativos em vários pontos do globo. E em Portugal? O M&P foi ouvir alguns criativos portugueses para perceber qual poderá vir a ser o impacto desta ferramenta na indústria criativa.
Esta quinzena, encontra ainda duas entrevistas. Uma com Vítor Hugo Carmo, gestor editorial da Amnistia Internacional e diretor da nova revista Humanista, que explica como o novo projeto jornalístico estará alinhado com a estratégia de comunicação da organização, e outra com André Gaspar, sócio fundador e produtor executivo da Perfect Storm, produtora que se estreou no mercado português com o último filme da Popota mas já trazia na bagagem um filme produzido para passar no Super Bowl.
Conheça também quais as perspetivas de evolução do mercado de trabalho nas áreas do marketing e comunicação em 2023 e leia mais detalhes sobre o acordo de patrocínio que transformou um dos mais icónicos espaços de Lisboa no Sagres Campo Pequeno.
Os espaços de opinião são assinados por Marco Gouveia (consultor de marketing digital), Gustavo Barreto (Ageas Portugal), Jorge Faustino (Fullsix) e João Paulo Luz (Impresa). Os temas que poderá ler nesta edição em pormenor:
Especial Agências de Comunicação
Que caminhos para o setor da comunicação?
Que balanço fica de 2022? Quais as perspetivas e desafios para 2023? Por onde passará o futuro do negócio das agências e quais as tendências que prometem marcar o setor da comunicação nos próximos anos? Nas páginas seguintes, damos a palavra aos líderes de algumas das principais agências a operar em Portugal. A partir de quatro questões, 24 profissionais de comunicação dão o seu contributo para sentir o pulso ao mercado e traçar os desafios que estão a moldar o presente e o futuro do setor
O ChatGPT já chegou à indústria criativa portuguesa?
Tem estado nas bocas do mundo e não só. O software de inteligência artificial ChatGPT está já a ser usado por criativos em vários pontos do globo. Em Portugal, há agências que já o experimentaram, admitem vir a adotá-lo, mas apenas como mais uma ferramenta ao serviço da indústria. Até porque o lado humano, defendem os criativos ouvidos pelo M&P, nunca poderá ser totalmente substituído
ChatGPT bate à porta do marketing, mas será que o marketing o deve deixar entrar?
Artigo de opinião de Marco Gouveia, consultor de marketing digital
Entrevista: “Queremos ter a publicação de referência nos direitos humanos”
Abrir uma janela editorial para os direitos humanos. Foi com esta missão que, no início deste mês, chegou às bancas nacionais a Humanista. Vítor Hugo Carmo, gestor editorial da Amnistia Internacional e diretor da revista, explica os objetivos do novo projeto jornalístico que viverá “em harmonia com a estratégia de comunicação da organização”
Perfis de marketing digital no topo das prioridades
O digital veio para ficar. Nos negócios e nas competências pretendidas na hora de recrutar profissionais de marketing e comunicação. O M&P ouviu quatro responsáveis de empresas de recrutamento sobre as perspetivas de evolução do mercado de trabalho nestas áreas em 2023
Entrevista: “Cada vez faz menos sentido limitar as nossas histórias a nível técnico”
Foi com a Popota que a Perfect Storm começou a ganhar forma no mercado português. Mas antes da estreia em Portugal, a produtora que nasce “sem fronteiras de países e formatos” já tinha produzido um filme para passar no Super Bowl. André Gaspar, sócio fundador e produtor executivo, fala sobre o seu novo projeto
Sagres Campo Pequeno “vai consolidar a nossa presença na música e na cultura”
A Sagres é, a partir deste mês, naming sponsor do Campo Pequeno. O objetivo, explicam responsáveis da marca ao M&P, é garantir uma ligação mais constante a estes territórios ao longo de todo o ano
Antecipar e liderar as tendências de marketing em 2023
Artigo de opinião de Gustavo Barreto, comissão executiva do grupo Ageas Portugal
O futuro chegou
Artigo de opinião de Jorge Faustino, business development director na Fullsix
ChatGPT is the next big thing
Artigo de opinião de João Paulo Luz, diretor de negócios digitais e publishing da Impresa
A versão completa desta edição em formato e-paper e em papel é exclusiva para subscritores do M&P. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do M&P obtendo aqui o acesso imediato. Para mais informações contacte: Graça Dias – 215 825 426 – gdias@workmedia.pt