Histórico! FCB Lisboa ganha grande prémio em Cannes com Reconstituição Portuguesa
Pela primeira vez na História do Cannes Lions, uma agência portuguesa ganhou o prémio máximo numa categoria do festival.

Rui Oliveira Marques
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Nos é a empresa que mais investiu em inovação em 2023
Campanha da Lacoste reinventa ícones da moda e do ténis
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Pela primeira vez na História do Cannes Lions, uma agência portuguesa ganhou o prémio máximo numa categoria do festival. A FCB Lisboa será distinguida com o grande prémio em Design pelo projeto Reconstituição Portuguesa, sabe o M&P. Os resultados só serão divulgados oficialmente esta terça-feira à noite.
Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa da FCB Lisboa, Viton Araújo e Diego Tórgo, aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, rasurando e desenhando, dando origem a poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril. A iniciativa Reconstituição Portuguesa deu origem a um livro publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House). O livro foi lançado no dia 25 de Abril no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.
Participaram no projeto Reconstituição Portuguesa nomes como Filipe Homem Fonseca, André Tecedeiro, Gilson Barreto (Dela Mantra), Gisela Casimiro, DJ Huba, João Silveira, Jorgette Dumby, José Anjos, Li Alves, Lila Tiago, Lucerna do Moco, Luís Perdigão, Maria Giulia Pinheiro, Marina Ferraz, Miguel Antunes, Nilson Muniz, Nuno Piteira, Paola D’Agostino, Rita Capucho, Rita Taborda Duarte e Sérgio Coutinho. Recorde-se que Viton Araújo assumiu entretanto a direção criativa da Grey de Nova Iorque.
A categoria de Design contava com mais agências portuguesas em shortlist. Além da FCB Lisboa com Reconstituição Portuguesa, a Solid Dogma entrou na lista de finalistas com Festival Iminente, enquanto Stream and Tough Guy e This is Pacifica chegaram à shortlist com o projeto CO2AT, desenvolvido em conjunto para a marca Azgard9. A lista completa de vencedores de Design só será revelada ao final do dia. A competição de Design contava com 11 inscrições portuguesas.
Entretanto, foram divulgadas as listas de finalistas em Brand Experience & Activation, Creative Business Transformation, Creative Commerce, Innovation, Mobile, Creative Effectiveness e Creative Strategy, sem que, no entanto, haja trabalhos de agências nacionais nas shortlists.
Na edição deste ano do festival Cannes Lions a Havas Lisboa tinha já conquistado uma prata em Outdoor com The Day-After-Women’s-Day Newspapers, para a associação Raparigas da Bola. O festival Cannes Lions termina sexta-feira.