“Santos” Tweets
Artigo de opinião assinado por Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group Portugal.

Meios & Publicidade
Frederico Morais é o novo embaixador da DCK
Tequila de George Clooney alvo de queixa-crime
Marca portuguesa veste elenco de série da Netflix
Adclick Group chega a Madrid com novos projetos em curso
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group Portugal
Inflação – Soubemos no início do mês que a inflação em Portugal atingiu um valor histórico em Maio: oito por cento face ao período homólogo do ano anterior, nunca atingido há cerca de 30 anos (1993). Cidadãos, consumidores, mas principalmente empresas e marcas pouco estão preparadas para esta nova realidade, sendo aqui certo que as reações a estas novas circunstâncias no consumo serão mais lentas do que se fosse no sentido inverso. Tudo na gestão, ou quase tudo, terá de mudar e, como tal, o marketing não pode estar arredado dessas mudanças rápidas, que exigirão novos posicionamentos, novos produtos e serviços, e poderão abrir perspetivas importantes na área de comunicação. Não é que o consumo vá aumentar, mas é necessário comunicar para o consumo que permanece, o novo que surge ou aquele que se alterou no tipo de procura.
Euribor – … e também acabou a reticente narrativa europeia do BCE de que as taxas de juro não iriam aumentar a curto prazo. Agora, também, o valor do Euribor voltou a terreno positivo, depois de sete anos com taxas negativas. Medidas semelhantes, mais fortes do que as esperadas, foram anunciadas pela Reserva Federal norte-americana e também as verificadas no Reino Unido. O impacto imediato na vida das empresas ou das famílias por meio de contratos com valor de juros de dívida associados ao Euribor (ou outros mecanismos de referência semelhantes) é imediato. Não bastasse o extraordinário aumento dos custos da energia, agora também os das taxas de juros vão contribuir para uma reação forte por parte dos consumidores. Medidas de política económica e financeira serão necessárias por parte dos governos e de países económica e financeiramente interligados. Até quando a ajuda para as economias de não haver relevantes aplicações alternativas de capitais senão nas bolsas, vai poder manter-se?
Google no e-commerce – Será desta vez que a Alphabet Inc. irá provavelmente ganhar num terreno onde antes tentou entrar, sem sucesso, sabendo sempre que o seu maior concorrente era e é a Amazon. Desenvolvimentos recentes apontam para uma estratégia do tipo “anti-Amazon, a free marketplace for merchants and Amazon rivals that’s designed to get consumers more comfortable shopping with Google”, como refere a Bloomberg num artigo de análise recentemente publicado. Enquanto a Meta vem atravessando sucessivos problemas na estratégia de desenvolvimento dos seus produtos, o Google tem conseguido ultrapassar muitas das questões políticas e de privacidade que o seu concorrente visivelmente mais direto na área de conteúdos e publicidade tem tido. Este será, a vencer, um passo crucial para o seu desenvolvimento mais sustentado e diversificado.
Short tweets:
Bauer Media Group – concretizou-se a venda da Media Capital Rádios ao Bauer Group. Importante saber que, na área da rádio, o grupo está já em nove países europeus, nos quais em oito deles (agora incluindo Portugal) tem a liderança.
Salvador Bourbon Ribeiro – com o seu trabalho, e da sua equipa (uma palavra justa aqui também para o Luís Cabral, o anterior CEO) levaram avante com êxito o projeto nos últimos anos, e veem confirmada a sua posição na gestão do grupo, agora com novo brand.
Marcas na rua – é mesmo bom ver as marcas voltarem à rua, nos diversos eventos e festivais que começaram a ser realizados de novo por todo o país. Não nomeio nenhuma (muitas são clientes das agências do meu grupo, e o meu compromisso mantêm-se), mas é mesmo bom trabalharmos as marcas nesses contextos. Bons “Santos” e festivais de verão!
Artigo de opinião assinado por Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group Portugal