Audiências Março: SIC e TVI seguem separadas por nove décimas. CNN Portugal assume liderança no cabo
A SIC mantém-se como a estação líder em audiências, terminando o mês com uma quota de share de 17.5% (-0.7 p.p. vs fevereiro). A TVI regista igual recuo, fechando com um share de 16.6%. No cabo há novo líder, com a CNN Portugal a ultrapassar a CMTV.

Meios & Publicidade
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Nos é a empresa que mais investiu em inovação em 2023
Campanha da Lacoste reinventa ícones da moda e do ténis
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em março o consumo televisivo em Portugal diminuiu 0.2% face a fevereiro de 2022, mostrando que o consumo televisivo se tem mantido mais ou menos estável neste último mês. A SIC mantém-se como a estação líder em audiências, terminando o mês com uma quota de share de 17.5% (menos 0.7 p.p. vs fevereiro). A estação rival TVI seguiu a mesma tendência, tendo registado uma diminuição de 0.7 p.p, com um share de 16.6%. A RTP1 conseguiu manter o share de 11% no mês de março.
Continuamos a observar um crescimento de audiências e share nos canais Pay TV, mais 1.8 p.p vs fevereiro, nomeadamente nos canais de informação que fazem a cobertura do conflito na Ucrânia. Dentro deste segmento, a CNN Portugal posiciona-se como líder com um share de 4.7%, ultrapassando a CMTV (share 4.1%) e a SIC Noticias, que ainda assim conseguiu aumentar o share para 3.3%, mais 0.8 p.p vs fevereiro. No restante universo dos canais Pay TV, o share manteve-se estável relativamente ao mês anterior.
Em março, os programas mais vistos foram eventos desportivos, nomeadamente os jogos de qualificação para o Mundial 2022 – Portugal x Macedónia e Portugal x Turquia, que registaram na RTP1 um share de 51.4% e 41.9%, respetivamente. Neste mês, o futebol assegurou os primeiros três lugares do ranking dos programas mais vistos, incluindo Taça de Portugal e Liga dos campeões.
O restante ranking é disputado pela TVI e SIC, sendo de destacar a emissão do Big Brother Famosos – Novos Concorrentes, a liderar com 1 milhão 327 mil portugueses a ver, respetivamente. De destacar também a emissão especial de Isto É Gozar Com Quem Trabalha, a 6 de março, que alcançou 1 milhão 262 mil de espetadores.
No que toca às audiências por período horário, em março a SIC conseguiu liderar em mais períodos do que a TVI, ficando à frente no almoço (12h30 – 14h30), nas tardes (14h30 – 18h30) e no pré prime (18h30 – 20h) com um share de 24.6%, 15.5% e 16.9%, respetivamente. A SIC foi também líder no prime-time com um share de 20%, mais 0.4 p.p relativamente à TVI. Já esta comandou as madrugadas, as manhãs e o late night, com um share de 10.6%, 13.8% e 17.2%, respetivamente. O programa Casados à Primeira Vista (16.9% share), da SIC, acabou por destronar O Preço Certo (16.5% share), da RTP1, com mais 0.4 p.p.
Fonte: Initiative