Observador reforça capital para 3,2 milhões e revela accionistas
Com nascimento previsto para a próxima segunda-feira, dia 19 de Maio, o projecto jornalístico digital Observador acaba de anunciar a sua composição accionista e reforçar o capital próprio para 3,2 milhões de euros.

Pedro Durães
Agências norte-americanas repensam Cannes devido às políticas de Trump
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
GirodMédias compra APS Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Nos é a empresa que mais investiu em inovação em 2023
Campanha da Lacoste reinventa ícones da moda e do ténis
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Com nascimento previsto para a próxima segunda-feira, dia 19 de Maio, o projecto jornalístico digital Observador acaba de anunciar a sua composição accionista e reforçar o capital próprio para 3,2 milhões de euros. “Este conjunto de accionistas e os capitais próprios com que contribuíram (o Observador não recorreu a qualquer financiamento bancário) constituem um factor decisivo para a diferenciação do Observador como um órgão de comunicação social genuinamente independente, apostado em fazer um jornalismo da maior qualidade, sem outra agenda que não seja a do interesse público”, sublinha o projecto em comunicado. O Conselho Geral de Supervisão do Observador tem como presidente Jaime Gama e como vogais António Champalimaud, António Casanova, Filipe de Botton, João Fonseca, Luís Amado, Luís Amaral, Nuno Carrapatoso e Pedro de Almeida. O outro órgão estatutário já eleito, o Conselho de Administração, tem como presidente António Carrapatoso e como vogais Duarte Schmidt Lino, José Manuel Fernandes (publisher) e Rui Ramos. Rudolf Gruner é o director-geral do Observador e David Dinis o director executivo da redacção.
Neste momento são accionistas do Observador: Amaral y Hijas Holdings S.L. (accionista de referência Luís Amaral), António Pinto Leite, António Viana Baptista, Ardma SGPS, S.A. (accionista de referência Pedro de Almeida), Atrium Investimentos, SGPS, S.A. (accionista de referência João Fonseca), Bar Bar Idade I, SGPS, S.A. (accionista de referência Carlos Moreira da Silva), Duarte Schmidt Lino, Duarte Vasconcelos, Holdaco, SGPS, S,A, (accionista de referência António Champalimaud), João de Castello Branco, Jorge Bleck, José Manuel Fernandes, Lusofinança (Filipe de Botton e Alexandre Relvas), Orientempo (accionista de referência António Carrapatoso), Pedro Martinho, Ribacapital, SGPS, Lda. (accionista de referência João Talone), Tempo Calmo SGPS, S.A. (accionista de referência Filipe Simões de Almeida) e Rui Ramos.