Nescafé Dolce Gusto aloca mais de 50% do orçamento de marketing à promoção de nova máquina
Portugal recebe, a partir de 5 de março, as novas máquinas de café Nescafé Dolce Gusto Neo, o grande lançamento nacional da marca para este ano. Além da tecnologia exclusiva […]

Luis Batista Gonçalves
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Portugal recebe, a partir de 5 de março, as novas máquinas de café Nescafé Dolce Gusto Neo, o grande lançamento nacional da marca para este ano. Além da tecnologia exclusiva SmartBrew e das três formas de extração que o sistema mais avançado desenvolvido pela insígnia até à data permite, são fabricadas com 50% de plástico reciclado e funcionam com um novo sistema de cápsulas produzidas à base de papel, compostáveis e plantáveis no solo.
Para as promover, foi delineado um plano de divulgação que vai absorver mais de metade do orçamento anual de marketing e comunicação da marca. “Este novo sistema é uma revolução e, como tal, vamos ter que o fazer chegar ao público”, justificou Miguel Abreu, marketing manager da Nescafé Dolce Gusto, em declarações ao Meios & Publicidade, à margem da apresentação da nova máquina, disponível em duas versões, Onyx Black e Clay White.
“Iremos fazer uma comunicação [de] 360 [graus] que começou com o evento de lançamento, que já faz parte dessa estratégia e que irá ter repercussão em termos de PR. A campanha [publicitária] irá depois, a partir de 5 de março, ter uma forte componente de meios tradicionais, combinados com meios digitais. Vão ouvir falar de nós nos próximos tempos”, assegura o responsável. A criatividade vem de fora.
“Esta é uma campanha desenvolvida internacionalmente pela nossa coordenação [central]. É muito complicado comunicar a Neo. Apesar de ser um sistema extremamente simples, tem por detrás muitos componentes e, por isso, vamos ter de fazer uma comunicação faseada. Não conseguimos transmitir tudo de uma vez só”, esclarece. “Apesar de a campanha ter alguns enfoques especiais, irá ter bastantes variantes ao longo das próprias vagas de comunicação”, desvenda ainda.
As vagas de comunicação que estão previstas
O preço de venda ao público recomendado (PVPR) da nova Nescafé Dolce Gusto Neo é de 149,90 €, um valor competitivo que a marca também pretende explorar nas (comunic)ações planeadas para os próximos meses. “Vamos estar praticamente always-on. A campanha começa no dia 5 mas irão ouvir falar de nós todo o ano. Haverão vagas mais fortes, como a do lançamento. Depois, haverão fases de continuidade e, lá mais para a frente, teremos a peak season, que para nós, no café, é sempre na altura do Natal”, refere Miguel Abreu.
Além da publicidade e de ativações, também estão previstas ações de marketing de influência. “Já estamos a fazer conteúdos com influenciadores generalistas e com microinfluenciadores. Vai ser uma comunicação muito abrangente. Vamos ter influenciadores de diferentes faixas etárias e com diferentes targets, desde os mais orientados para a tecnologia aos mais orientados para a sustentabilidade”, avança o marketeer.
“Os novos consumidores começam a procurar novas coisas e abordar o tema da sustentabilidade é fundamental nos dias que correm”, justifica. “O consumidor português começa a estar mais desperto [para esta temática] e sabemos, também por estudos que fazemos, que cerca de 50% da nossa base de consumidores procura produtos sustentáveis. Temos de lhes fazer chegar esta mensagem”, refere.
“Esta é a nossa aposta em termos de futuro e de presente e, portanto, a componente [Nescafé Dolce Gusto] Neo em tudo o que diz respeito a essa comunicação above the line (ATL) irá ter um enorme peso”, assume ainda Miguel Abreu, sem todavia desvendar o montante de investimento alocado à divulgação do novo lançamento. “[Representa] mais de 50% [do orçamento anual de marketing e comunicação da marca]”, limita-se apenas a dizer o marketing manager, após insistência.