Ouro para a FCB Lisboa no Eurobest
Reconstituição Portuguesa, com assinatura da FCB Lisboa, é o único trabalho nacional premiado na edição deste ano do festival europeu de criatividade.
Pedro Durães
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Reconstituição Portuguesa, com assinatura da FCB Lisboa, é o único trabalho nacional premiado na edição deste ano do Eurobest. O projeto, desenvolvido para a Penguin Random House Portugal, conquistou ouro na categoria de Design, a mesma em que FCB Lisboa se tornou a primeira agência portuguesa a conquistar um grand prix em Cannes. Desde então, o projeto somou já mais um grande prémio no festival Mad Stars, um bronze nos LIA, tendo também conquistado o primeiro Gran Ojo para uma agência nacional no festival ibero-americano de publicidade El Ojo. Na última semana foi também o único projeto nacional distinguido nos Epica Awards, onde foi premiado com ouro.
Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa Viton Araújo e Diego Torgo aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, rasurando e desenhando, dando origem a poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril. A iniciativa Reconstituição Portuguesa deu origem a um livro publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House). O livro foi lançado no dia 25 de Abril no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.
A edição deste ano do festival europeu de criatividade, recorde-se, contou ainda com outra agência nacional entre os finalistas: a BAR Ogilvy com Breaking Sirens, campanha criada para a Amnistia Internacional em parceria com o Meo. Constituída por anúncios publicitários interrompidos com sirenes de ataque aéreo com o objetivo de sensibilizar para a importância de apoiar o trabalho desenvolvido pela Amnistia na defesa dos direitos humanos, sobretudo em contextos como o da guerra na Ucrânia, a campanha, que conquistou este ano o grande prémio dos Prémios Criatividade M&P, somou cinco nomeações para shortlist distribuídas pelas categorias de Rádio, Integrated e Media, a mesma em que alcançou um leão de ouro na edição deste ano do festival Cannes Lions.