Ataque informático impede I de chegar às bancas
Mário Ramires disse ao M&P que espera garantir a publicação do jornal I de sexta e do Nascer do Sol no sábado.

Rui Oliveira Marques
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
A edição do jornal I desta quinta-feira não chegou às bancas na sequência de um ataque informático. Mário Ramires disse ao M&P que espera garantir a publicação do jornal I de sexta e do Nascer do Sol no sábado.
Os servidores da Newsplex, detentora do semanário Nascer do Sol e do jornal I, foram alvo esta quarta-feira de um ataque informático que “bloqueou todo o sistema de produção e gestão de conteúdos nas várias plataformas”, segundo explicaram os responsáveis pela editora ao fim da tarde. Numa nota publicada nos sites dos dois títulos, que continuaram online, é referida que “a sua atualização passou a ser intermitente a partir das 13h09” desta quarta-feira. Ao fim da tarde, os responsáveis informáticos continuavam a trabalhar “na recuperação dos sistemas”, no entanto, alertava-se já os leitores que estava em risco a edição do I do dia seguinte.
“Já conseguimos recuperar acesso a backoffice e os sites já estão normalizados. Falta validar a estabilidade dos servidores e recuperar o trabalho e o histórico dos últimos dias”, adiantou ao M&P Mário Ramires, diretor dos dois títulos, esta quinta de manhã. “Esperamos já poder assegurar o jornal de amanhã e Nascer do Sol de sábado, cuja revista se perdeu mas estamos a ver se conseguimos recuperar a tempo”, acrescenta.
A Newsplex é, assim, a mais recente empresa de comunicação social alvo de ataques informáticos. Desde o início do ano Impresa, Cofina e Lusa passaram por problemas semelhantes.