Ataque informático impede I de chegar às bancas
Mário Ramires disse ao M&P que espera garantir a publicação do jornal I de sexta e do Nascer do Sol no sábado.
Rui Oliveira Marques
Prémios Marketing M&P estão de volta. Conheça o júri e inscreva-se
DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
A edição do jornal I desta quinta-feira não chegou às bancas na sequência de um ataque informático. Mário Ramires disse ao M&P que espera garantir a publicação do jornal I de sexta e do Nascer do Sol no sábado.
Os servidores da Newsplex, detentora do semanário Nascer do Sol e do jornal I, foram alvo esta quarta-feira de um ataque informático que “bloqueou todo o sistema de produção e gestão de conteúdos nas várias plataformas”, segundo explicaram os responsáveis pela editora ao fim da tarde. Numa nota publicada nos sites dos dois títulos, que continuaram online, é referida que “a sua atualização passou a ser intermitente a partir das 13h09” desta quarta-feira. Ao fim da tarde, os responsáveis informáticos continuavam a trabalhar “na recuperação dos sistemas”, no entanto, alertava-se já os leitores que estava em risco a edição do I do dia seguinte.
“Já conseguimos recuperar acesso a backoffice e os sites já estão normalizados. Falta validar a estabilidade dos servidores e recuperar o trabalho e o histórico dos últimos dias”, adiantou ao M&P Mário Ramires, diretor dos dois títulos, esta quinta de manhã. “Esperamos já poder assegurar o jornal de amanhã e Nascer do Sol de sábado, cuja revista se perdeu mas estamos a ver se conseguimos recuperar a tempo”, acrescenta.
A Newsplex é, assim, a mais recente empresa de comunicação social alvo de ataques informáticos. Desde o início do ano Impresa, Cofina e Lusa passaram por problemas semelhantes.