Agência Espacial Portuguesa escolhe designer alemã para criar marca Portugal Space
Anett Krase, designer alemã a viver em Lisboa desde 2016, foi a vencedora do concurso lançado para a criação da nova marca Portugal Space, a recém-criada Agência Espacial Portuguesa.
Pedro Durães
Netflix é a plataforma de streaming com maior quota de mercado em Portugal
Shamir Optical renova parceria com Comité Olímpico e leva novo modelo de óculos a Paris
Bastarda cria e produz campanha que anuncia abertura do Time Out Market Porto (com vídeo)
ERC apela a maior transparência no uso de IA
Lift adere à IPREX para alavancar negócio internacional
Worten evolui comunicação com Ricardo Araújo Pereira em campanha da Fuel (com vídeos)
Consumo global de TV mantém tendência de crescimento
Eurosport 2 transmite prova de ciclismo feminino espanhola em direto
Agência Feedback põe clientes e colaboradores a protagonizar campanha do 10º aniversário da Brico Depôt (com vídeo)
Betclic renova patrocínio às ligas masculina e feminina de basquetebol
Anett Krase, designer alemã a viver em Lisboa desde 2016, foi a vencedora do concurso lançado para a criação da nova marca Portugal Space, a recém-criada Agência Espacial Portuguesa. A imagem criada por Anett Krase acabou por ser a escolhida do júri entre 271 candidaturas submetidas por profissionais de mais de dezena e meia de países. “O logo consegue, pela sua pureza geométrica, traduzir a beleza e complexidade do universo, da partícula ao cosmos”, justificou Ana Margarida Ferreira, professora e membro do Conselho Científico da Universidade Europeia, que integrou o júri presidido por Chiara Manfletti, presidente da Portugal Space. O júri, que contou ainda com Carlos Rosa, reitor do IADE, e Elena Damato, especialista em creative brand da Agência Espacial Europeia, seleccionou um conjunto de dez propostas, acabando por escolher a imagem visual criada pela designer alemã, que irá receber agora um prémio de 1500 euros.
O objectivo, explica Anett Krase, passou por criar “uma assinatura directa e informal, mas ao mesmo tempo única e memorável”, através de uma imagem que “comunica estrutura, organização e coesão” e que “inclui recursos básicos de eficiência, como simplicidade, originalidade, memorização e longevidade”. O logótipo da Portugal Space, explica a designer na memória descritiva do projecto, é composto por uma imagem que simboliza a lua que orbita a terra, recolhendo ainda inspiração na esfera armilar, instrumento científico e de astronomia com forte presença na história de Portugal.
“Durante séculos foi usada para estudar o céu, para observar corpos celestiais, para calcular distâncias e para navegar através dos oceanos. Este objecto, que mostra o movimento do sol, da lua e dos planetas em redor da Terra, está fortemente ligada à identidade portuguesa e representa a importância de Portugal desde o tempo das Descobertas até aos dias de hoje”, descreve Anett Krase. Além do azul, a designer prevê a utilização do logótipo com outras combinações de cor para sublinhar as diferentes actividades desenvolvidas pela Portugal Space, como a Observação da Terra, Telecomunicações, Navegação, Agricultura ou Pescas.