7 anúncios que gostámos de ver neste Mundial
É uma escolha subjectiva da redacção do M&P. Agora que o Mundial de 2018 chegou ao fim, apresentamos os sete anúncios que mais gostámos de ver (na TV e online).

Rui Oliveira Marques
Guilherme Coelho lidera nova área tecnológica da Havas
Faturação da ByteDance sobe para €136,1 mil milhões
Sugestões para ler, ver e escutar da edição 977 do M&P
Palhaçadas sérias
Havas inspira-se na força do vento para reposicionar EDP
L’Oréal Paris escolhe Philippine Leroy-Beaulieu
Digidelta lança marca de filmes sustentáveis para impressões digitais
Marcas americanas adaptam estratégias em resposta às tarifas de Trump
Flesh512 cria campanha digital para a Água Serra da Estrela
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
É uma escolha subjectiva da redacção do M&P. Agora que o Mundial de 2018 chegou ao fim, apresentamos os sete anúncios que mais gostámos de ver (na TV e online).
Galp– Leva Portugal o Peito
Divertido, épico e já a indicar quem iria ganhar o Mundial. Se tivéssemos de escolher o anúncio de uma marca comercial portuguesa em destaque no Mundial de 2018, seria este.
FPF – Conquista o Sonho
Várias selecções nacionais que disputaram o Mundial da Rússia criaram anúncios inspiradores de apoio às suas equipas. O anúncio da FPF está, seguramente, entre os melhores. No YouTube teve mais de 1,3 milhões de visualizações.
Quilmes – Contrato
Oscar Ruggeri, campeão do mundo pela Argentina no México 86, incentiva ao apoio dos fãs. Foi para a marca argentina de cerveja Quilmes. A publicidade argentina no seu melhor.
https://www.youtube.com/watch?v=2UG6uM2L63M
TyC Sports – Putin (Argentina)
Foi o anúncio mais político deste Mundial 2018, pelas críticas dirigidas a Putin, e por que tocava num assunto à margem do futebol: a homofobia. No entanto, houve quem achasse que o anúncio do canal TyC Sports era, precisamente, homofóbico. O canal acabou por suspender a sua exibição.
KFC África do Sul – Neymar
Um jogador de futebol que cai, aparenta sentir dor, rebola, atravessa as ruas da cidade até entrar num restaurante KFC e pede um menu. O filme para a cadeia de restaurantes viralizou nas redes sociais, ao ser considerado uma resposta ao comportamento do jogador da selecção brasileira Neymar, no Mundial de Futebol. A marca esclareceu que se tratava de mera coincidência.
https://www.youtube.com/watch?v=SP14zlGmvSQ
Visa – Zlatan Ibrahimović
Está longe de ser uma grande produção, mas é uma ideia simples. Durante muito tempo, havia a dúvida se Ibrahimović iria ou não ao Mundial da Rússia. A Visa deu a resposta.
Um português na Rússia
A fechar a lista, outro português. Pedro Pinto foi o realizador do filme da marca russa de cervejas Baltika, do grupo Carlsberg, para dar as “boas vindas” ao Mundial. O filme teve criatividade a cargo da agência BBDO Moscovo e produção da Action Film.