HBO prepara entrada no mercado português e está a recrutar
A HBO, cujos conteúdos têm sido até agora distribuídos em Portugal através de uma parceria exclusiva com o canal TV Séries, está a constituir equipa local para iniciar operação no mercado português, confirmou o M&P junto da cadeia de televisão norte-americana.
Pedro Durães
“Os dinamarqueses recusam-se a fazer tarefas que saiam das suas funções definidas”
In-Store Media investe €2 milhões na digitalização de pontos de venda
José Pedro Mozos lidera área de assuntos públicos da All Comunicação
Faturação da Meta suplanta investimento publicitário global em televisão linear em 2025, antevê estudo
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Criatividade ao serviço de um alfabeto em extinção
RTP transmite jogos do UEFA Euro Feminino Sub-17 em direto
Crescer sozinha e em parceria não é uma contradição
Clube da Criatividade apresenta programa do 26º Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa
Sónia Araújo e Mário Daniel são mecânicos por um dia em campanha da Mercedes (com vídeo)
A HBO, cujos conteúdos têm sido até agora distribuídos em Portugal através de uma parceria exclusiva com o canal TV Séries, está a constituir equipa local para iniciar operação no mercado português, confirmou o M&P junto da cadeia de televisão norte-americana. Em causa estará a disponibilização da sua plataforma OTT (over-the-top). Ao M&P, Tom Nielsen, vice-presidente de relações públicas da HBO Europe, diz apenas que “não podemos fazer mais comentários nesta fase além de confirmar que estamos a contratar em Portugal”. No entanto, o processo de constituição da equipa da HBO Portugal arrancou com abertura de uma vaga para a posição de director de marketing com o objectivo de “ajudar a abrir caminho para o lançamento no mercado português”, sendo que a principal missão do profissional, trabalhando a partir de Lisboa e reportando directamente ao senior vice president da HBO Europe, passará por “conduzir acções/campanhas de marketing que irão posicionar a HBO como o melhor serviço de streaming no mercado português”.
O serviço de streaming da cadeia de televisão responsável por séries como Guerra dos Tronos ou Westworld está já disponível em vários mercados europeus, com a entrada no mercado espanhol no final de 2016 a fazer questionar quando chegaria a Portugal, mercado onde aquele que será o seu principal concorrente, o Netflix, está implementado há quase três anos. Por saber ficam os moldes em que a plataforma da HBO será disponibilizada no mercado português. No caso do mercado espanhol, o serviço está disponível para subscrição através de uma parceria com a Vodafone, que em Portugal foi também a primeira operadora de telecomunicações a permitir aos seus clientes subscrever o Netflix directamente através da sua box.
Questionado sobre o tipo de operação que a HBO terá em Portugal, se esta será similar aquela que foi desenvolvida no mercado espanhol ou se passará também pelo lançamento de um canal cabo em Portugal, onde a HBO mantém uma parceria com o canal TV Séries (detido pela operadora NOS), Tom Nielsen escusou-se a adiantar detalhes nesta fase, remetendo para mais tarde esclarecimentos sobre os contornos da operação.
O profissional escolhido para o cargo de director de marketing da HBO Portugal deverá ainda trabalhar em estreita ligação com o responsável de vendas e distribuição, função para a qual a cadeia de televisão da Warner Media, recentemente adquirida pela operadora de telecomunicações norte-americana AT&T, lançou também entretanto um processo de recrutamento. Aos directores de marketing e de distribuição e vendas, juntar-se-ão ainda na equipa da HBO Portugal em Lisboa mais dois profissionais, estando também em curso a contratação de um gestor de projectos CRM e um coordenador de social media.