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A vida de um planner

Muitos são aqueles que não percebem ao certo o que faz um planeador estratégico numa agência de publicidade. Por isso, o M&P contactou alguns planners da nossa praça para explicarem […]

Maria João Lima
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A vida de um planner

Muitos são aqueles que não percebem ao certo o que faz um planeador estratégico numa agência de publicidade. Por isso, o M&P contactou alguns planners da nossa praça para explicarem […]

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Maria João Lima
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Muitos são aqueles que não percebem ao certo o que faz um planeador estratégico numa agência de publicidade. Por isso, o M&P contactou alguns planners da nossa praça para explicarem as suas funçõesOque ocupa as horas do dia de trabalho de um planeador estratégico é coisa que muito pouca gente sabe. O que fazem, onde andam e de onde lhes vêm as informações são as dúvidas de muitos dos que com eles dividem tecto. De resto, o dia-a-dia, garantem, é em muito igual aos dos outros mortais: trabalham, comem, cuidam dos filhos, saem com amigos,… Mas sempre com o radar ligado para captar informação.

Segundo Nuno Melo da Silva, planeador da JWT, olhar um pouco para trás, pode ajudar-nos a definir a função de um planeador. O planeamento estratégico surgiu nas agências em meados da década de 60 pelo lado do research, de onde tem vindo, desde então, progressivamente a autonomizar-se. “Hoje, para um planeador, mais importante do que o research em si, é saber determinar que tipo e quantidade de research e demais informação se precisa em cada momento e, sobretudo, o que se consegue fazer com a que está disponível”, explica Nuno Melo da Silva. E acrescenta: “Um planeador não faz mais do que procurar conhecer a forma como os consumidores olham e percepcionam uma dada realidade, trabalhando informação proveniente das mais diversas fontes, por forma a conferir um sentido à realidade percepcionada que vá ao encontro de um determinado interesse”. “Organizar” a realidade para lhe dar um sentido, resume o planeador da JWT, que já trabalhou clientes como PT, BPI, BBVA, Modelo Continente, SIC, TV Cabo, Unilever, Sumol, Páginas Amarelas, Santa Casa, Shell, Mazda, Bayer ou Delloite.

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A função de um planeador estratégico é ter insights, ou seja, ver o interior de uma realidade que muitas vezes não é óbvia e compreender profundamente como o consumidor funciona, opina Mário Silva, planeador da McCann Erickson que já trabalhou clientes como Compal, Sovena, EDP, Modelo, Worten, Roche, Boehringer, Pfizer, Lactogal, Iglo-Olá, TVI, Novis, Nestlé, Martini e BES. “É esta a capacidade nuclear que permite à função de um planeador estratégico ter lugar no fluxo de produção de uma campanha de comunicação ou de um desenho de marca”, resume.

Segundo Nuno Melo da Silva, a realidade está a mudar mais depressa que a percepção. “E se, como acreditamos, uma marca é o valor que atribuímos a um conjunto de percepções, as marcas são hoje um activo dos anunciantes que estes já não conseguem controlar”, explana. E continua: “Ao planeador cabe procurar dar sentido a uma narrativa sobre a marca cujo desfecho está, cada vez mais, nas mãos do consumidor.”

Tomás Froes, da MSTF Partners, vê a função de um planeador estratégico como a de presidente da mesa de uma assembleia geral, uma função em que é necessário gerir uma série de intervenientes e que, normalmente, se encontram em situações acaloradas. “Se olharmos para um processo de briefing numa agência, o planeador tem de saber gerir as opiniões dos clientes, dos accounts, dos criativos e de todos os restantes intervenientes no processo, e tem de ter a capacidade de ver por cima deles todos. Antes, durante e mesmo depois do processo estar concluído”, explica.

Também em maré de analogias, Miguel Bacelar, da TBWA Madrid, acredita que o planeador é um misto de Luís Figo com um iate ancorado em Ibiza. Figo, porque o planner faz a transição entre os accounts e os criativos. Porque trabalha a informação, procura espaços onde não os há e cruza em forma de insights e briefings para que a dupla criativa possa marcar golo sem grandes problemas, explica. E acrescenta: “Iate em Ibiza porque somos um luxo do qual as agências se desfazem quando a vida começa a correr mal.”

Planeamento aumenta produtividade da agência

Segundo Mário Silva, da McCann, as agências devem ter planeadores para aumentar a produtividade da agência, criando briefings de excelência. “O planeador estratégico, por características inerentes à sua função, acrescenta um valor ao briefing criativo que dificilmente um account consegue igualar, simplesmente porque são funções com ritmos e lógicas diferentes de trabalho”, explica Mário Silva. E logo acrescenta: “Sem um planeador estratégico, os briefings criativos têm, em média, menos capacidade inspiradora, o que dificulta a assertividade e a qualidade criativa das campanhas, aumentando a frustração do cliente e diminuindo drasticamente a produtividade da agência”. É importante ter alguém com a capacidade de ver por cima de todos os outros, diz, por seu lado, Tomás Froes, da Partners.

Corroborando a opinião de Mário Silva, Nuno Melo da Silva diz que “os briefings são determinantes para a qualidade do produto final que as agências “entregam' e só fazendo dos briefings um momento e um processo de discussão é que os podemos melhorar”. E, acrescenta, é aí que entra o planeador. “Recuo, consistência e direcção é o que um planeador pode dar ao trabalho de uma agência, porque, nunca é demais lembrar, quando comunicamos, fazemo-lo com a intenção de produzir um dado efeito”, sublinha.

Miguel Bacelar que já trabalhou clientes como Optimus, Clix e Auchan (na BBDO), EDP, Brisa, CP e Gallo (na Ogilvy), JN, DN, O Jogo, 24 Horas, Kraft Foods, Sporting e Parmalat (na Draft FCB), PlayStation, Apple, Adidas, British Telecom, Nívea e Renfe (na TBWA Espanha), defende que dentro da agência deve existir alguém que tenha o espaço e o tempo para pensar no consumidor e perceber quais as suas ambições, medos e sonhos. Porque, opina, “alguém tem que ter a frescura mental para pesquisar para poder acrescentar qualidade e novidade ao que o cliente nos pediu”. É que, refere este profissional, cada vez mais os clientes pedem e precisam de consultores estratégicos.

Beber nunca é de mais…

… se nos estivermos a referir a informação, claro. É isso que os planeadores estratégicos fazem: beber, beber! Entre leituras (internet, jornais, revistas, livros), filmes, teatro, televisão, trabalhos académicos, observação e intuição, vale tudo para alimentar o cérebro. Tomás Froes sublinha que é, sobretudo, na rua que bebe informação. “Ficar atento a tudo o que se passa à minha volta quando vou na rua é a minha maior fonte de informação e sobretudo de inspiração”, refere. Para dar essa ideia Miguel Bacelar diz que bebe um pouco por todo o lado: do lounge VIP da Moda Lisboa ao Centro Comercial Colombo em dia de jogo do Benfica, dos jogos de pólo em Buenos Aires às discotecas mais duvidosas de Fortaleza.

Beba onde beber o importante, na opinião de Mário Silva é que o planeador estratégico tente sempre trabalhar perto do consumidor. “A distância a que criativos e clientes estão de um planeador depende da distância a que estes estão do consumidor”, opina.

(Des)Encontro de irmãos

Da mesma maneira que em outras profissões há locais onde já se sabe onde encontrar os nossos pares, também os planners têm alguns encontros em almoços ou festas ligadas à comunicação e à publicidade. “Não há muitos sítios onde se cruzem com frequência, porque não há planeadores em Portugal em quantidade para criar qualquer tipo de hábito idêntico ao que se poderá encontrar noutras classes de profissionais, como são as de advogados ou de arquitectos”, justifica Mário Silva. Miguel Bacelar lamenta ainda que os planners não sejam “minimamente unidos”. É cada um por si, descreve.

Os planeadores trocam ideias em alguns festivais, conferências e na blogosfera. “Gosto muito de visitar o Hidden Persuader que é feito, e muito bem feito, por um planeador estratégico, o Sérgio Santos [da Lowe]”, refere Tomás Froes. Mas para sobreviver feliz e de boa saúde o planeador tem que ser um diplomata. “Ser amigo de todos ou pelo menos fingir que é. Um planner isolado é um planner morto”, opina Miguel Bacelar
O lado bom e o lado mau
Aspectos negativos da profissão

Mário Silva, McCann Erickson: “Perde-se contacto com a parte prática da vida. Trabalhamos muito com ideias, tendências, pensamentos, insights e, apesar de trabalharmos com a praticidade do dia-a-dia, não mergulhamos nela. Um planeador não gere um budget, um cliente ou um produto, não monta uma linha de montagem nem tem de desenhar processos de funcionamento. Desta feita, perdemos de alguma forma contacto com uma dimensão mais prática da realidade, o que acaba por ser a nossa arma e mais-valia para poder ver as coisas de perspectivas novas, diferentes e acrescentar valor a uma campanha de comunicação e a uma marca.”

Tomas Froes, MSTF Partners: “Não poder fazer campanhas.”

Miguel Bacelar, TBWA Madrid: “Somos altamente vulneráveis. E continuaremos a ser enquanto não tivermos a autonomia para termos clientes nossos. Somos ainda olhados como um luxo. Algo que não é determinante.”

E os aspectos positivos

Mário Silva, McCann: “O contacto com tantas perspectivas de uma mesma realidade ou de várias realidades de uma mesma existência, como preferir. Olhamos para a vida e para o consumidor de perspectivas tão diferentes, através dos olhos dos produtos e serviços dos nossos clientes, que conseguimos perceber, de forma relativamente completa e 'insightful', a realidade por trás da realidade. Isto dá um prazer enorme.”

Nuno Melo da Silva, JWT: “É um trabalho intelectualmente estimulante.”

Tomas Froes, MSTF Partners: “Não saber mexer no freehand.”

Miguel Bacelar, TBWA Madrid: “O futuro da publicidade e da comunicação passam pelo planeamento estratégico e pela consultoria. Seremos cada vez mais determinantes para os clientes. Ou, pelo menos, para os bons.”
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Netflix é a plataforma de streaming com maior quota de mercado em Portugal

Segundo o ranking da JustWatch, referente ao primeiro trimestre de 2024, o serviço de subscrição de video on demand (SVoD) Prime Video, que tem uma parceria estratégia com a Media Capital, está, no entanto, apenas a um ponto percentual de distância do líder

Netflix é a plataforma de streaming com maior quota de mercado em Portugal. De acordo com o ranking do guia de streaming internacional JustWatch, referente ao primeiro trimestre de 2024, o serviço de subscrição de video on demand (SVoD) alcançou 23% dos subscritores, mais 1% do que a Prime Video, que figura em segundo lugar, com 22%. Em terceiro lugar, surge o Disney+, com 18%, a perder um ponto percentual face ao trimestre anterior. A quarta posição é ocupada pelo HBO Max, com uma quota de mercado de 7%, à frente da SkyShowtime, em quinto lugar na tabela com 6%.

“O gigante do streaming Netflix continua com a sua coroa, seguida de perto pelo Prime Video, com uma diferença de 1%. O Disney+, entretanto, continua a ser um forte concorrente, posicionado em terceiro lugar com o triplo do tamanho das quotas do Apple TV+”, refere o relatório da JustWatch, a que o M&P teve acesso. “As plataformas de streaming Apple TV+ e Netflix registam uma melhoria nos primeiros meses de 2024, com um aumento significativo de 1%. Porém, o Disney+ regista um declínio de 1% até março”, refere o documento. Os cálculos têm por base os 190.000 utilizadores mensais do guia.

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Shamir Optical renova parceria com Comité Olímpico e leva novo modelo de óculos a Paris

A assinatura do novo acordo dá continuidade a uma colaboração iniciada há mais de uma década. A prova internacional será aproveitada para promover os óculos Okiatto by Shamir. Produzidos artesanalmente em território nacional, vão ser usados pelos atletas

A menos de três meses para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Shamir Optical anuncia a renovação da parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP), dando continuidade a uma colaboração iniciada há mais de uma década. A ocasião será aproveitada para promover os óculos Okiatto by Shamir, produzidos artesanalmente em território nacional com armações em acetato italiano da marca italiana Mazzucchelli. A nova criação será usada por todos os atletas portugueses presentes na competição desportiva.

“Ao longo dos anos, temos mantido um compromisso inabalável com o desporto em Portugal e com os atletas que representam o nosso país em competições internacionais. Estamos emocionados por ver os óculos da Okiatto by Shamir a complementar os trajes oficiais dos nossos atletas e esperamos que os inspire a alcançar grandes feitos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024”, afirma Luís Feijó, diretor-executivo da Shamir Portugal. Além do site do COP, a nova criação também será comercializada nas óticas aderentes.

Os óculos da Okiatto by Shamir são um dos complementos dos trajes nacionais dos desportistas, que serão apresentados no aeroporto internacional de Lisboa, no próximo dia 7 de maio, terça-feira. Criados e produzidos pela Decenio e pela Joma, etiquetas que também têm parcerias com o COP, os figurinos dos atletas serão fotografados no dia seguinte em Paris, em França. As imagens promocionais, que serão divulgadas durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, têm a Torre Eiffel, o Trocadero e o rio Sena como cenário.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Bastarda cria e produz campanha que anuncia abertura do Time Out Market Porto (com vídeo)

Para promover a inauguração do novo espaço de restauração, que entra em funcionamento na ala sul da estação ferroviária de São Bento a 3 de maio, a agência criativa realizou um casting para encontrar portuenses que personificam o espírito da cidade

Localizado na ala sul da estação ferroviária de São Bento, o Time Out Market Porto abre portas a 3 de maio. Para promover a inauguração, a Bastarda idealizou e produziu a campanha multimeios que anuncia o novo espaço de restauração. “Para os verdadeiros, o melhor da cidade debaixo do mesmo teto” é o mote na génese da ação de comunicação multimeios, que está a ser veiculada em televisão, plataformas digitais e publicidade exterior, além de estações de metro e múpis digitais distribuídos pela cidade.

“Dizem que nós, portuenses, não temos papas na língua e que levamos tudo à frente, mas vivemos de braços abertos para quem nos visita. Isto é ser o verdadeiro portuense e são características de que nos orgulhamos”, explica Edgar Sprecher, diretor de arte da Bastarda. Os protagonistas da campanha são habitantes locais, selecionados “através de um casting público que trouxesse as pessoas reais que esta cidade viu crescer e que, de certa forma, também são homenageadas por uma verdadeira portuense, que elogia a sua cidade, a Capicua”, esclarece ainda.

“Este desafio chegou-nos com uma só premissa, a de criarmos uma campanha que nos orgulhe enquanto portuenses. O Time Out Market é uma grande referência cultural e gastronómica mundial e termos a oportunidade de o trabalhar na nossa cidade é um grande privilégio”, refere David Beijoco, diretor-executivo da Bastarda. O Time Out Market Porto arranca com 16 espaços gastronómicos e experiências culturais. O Fava Tonka, a Okra Pizzaria, a Casa Inês, a Meia-Nau, o Brusco Burguer e a Tábua Rasa são algumas das insígnias confirmadas.

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ERC apela a maior transparência no uso de IA

A recomendação surge na sequência de uma queixa recebida pela Comissão Nacional de Eleições e reencaminhada para o regulador dos media, relativa à rubrica Pulsómetro, integrada no programa Decisão 24, exibido pela CNN Portugal

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) pronunciou-se, pela primeira vez, sobre a produção e utilização de conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) enquadrados em programas de informação televisivos, apelando a uma maior transparência. “Os órgãos de comunicação social que utilizem IA devem seguir códigos de boas práticas e tornar explícito para o público se estes sistemas são utilizados apenas como adjuvantes em tarefas ou se substituem o trabalho jornalístico na produção de conteúdos”, defende o regulador dos media em comunicado de imprensa.

A tomada de posição vem no seguimento de uma queixa recebida após o processo eleitoral de março. “Na Deliberação ERC/2024/178 (OUT-TV), que resulta da apreciação de uma exposição reencaminhada pela Comissão Nacional de Eleições relativa à rubrica Pulsómetro integrada no programa Decisão 24, a ERC afirma a necessidade da CNN Portugal elaborar e publicar uma carta de princípios sobre a utilização de IA na sua redação, caso prossiga a produção de conteúdos de programas de informação jornalística com recurso a ferramentas de IA”, refere o documento.

“Esta medida visa garantir a integridade, quer dos conteúdos decorrentes dessa tecnologia, quer das prerrogativas inerentes à atividade jornalística, e tornar transparentes perante os espetadores o tipo de tarefas que são executadas por estes sistemas, editoriais e/ou não editoriais”, esclarece ainda a ERC, relembrando os 10 princípios gerais que constam da Carta de Paris sobre Jornalismo e IA. “Devem orientar a utilização destas ferramentas na prática jornalística, designadamente a necessidade de respeito pelos preceitos éticos fundadores do jornalismo”, recomenda também a deliberação da ERC.

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Lift adere à IPREX para alavancar negócio internacional

Com presença em mais de uma centena de mercados, a rede global de agências de comunicação e relações públicas independentes, que está avaliada em €473,6 milhões, junta mais de um milhar de profissionais e 62 agências de 63 países

A Lift acaba de anunciar a integração na IPREX, uma das maiores redes globais de agências de comunicação e
relações públicas independentes do mundo, com presença em mais de uma centena de mercados. A entrada na organização, que junta mais de um milhar de profissionais e 62 agências de 63 países e está avaliada em 508 milhões de dólares, cerca de €473,6 milhões, permite à agência portuguesa reforçar a presença e a capacidade competitiva a nível internacional e beneficiar de sinergias decisivas para o crescimento da faturação.

“Esta afiliação representa um conjunto de vantagens estratégicas e operacionais muitíssimo interessantes para a Lift, na medida em que abre portas a novas oportunidades de negócio em mercados estratégicos e em áreas e clientes anteriormente pouco explorados. Possibilita um alinhamento com as melhores práticas internacionais e o acesso a mais conhecimento e expertise, o que enriquece a nossa abordagem e nos permite ter um portefólio de serviços cada vez mais diversificado e atrativo para os clientes”, justifica Salvador da Cunha, CEO da Lift.

“Este é um importante marco na nossa trajetória, pois materializa a aposta contínua da empresa em levar o melhor conhecimento e um serviço de valor acrescentado aos clientes com necessidades de comunicação à escala global ou dos parceiros da IPREX com necessidades de comunicação no mercado português. É também uma mais-valia para as nossas equipas internas, que passam a beneficiar de novas formas de colaboração, de partilha de conhecimento, enriquecimento profissional e, acredito, também pessoal”, refere ainda o responsável.

Em 2022, a IPREX foi considerada o 10º maior grupo de comunicação do mundo no The Holmes Report, relatório da PRovoke Media. “O mercado vibrante de Portugal é parte integrante da nossa missão de promover uma rede global de comunicações verdadeiramente interligada. Ao darmos as boas-vindas à Lift, com o seu profundo conhecimento do mercado e a sua abordagem inovadora, melhoramos não apenas a nossa experiência coletiva como alargamos também o nosso alcance”, afirma Alexandra Mayhew, diretora executiva da IPREX.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Worten evolui comunicação com Ricardo Araújo Pereira em campanha da Fuel (com vídeos)

Apesar de mudar o conceito criativo, a Worten mantém a assinatura anterior ‘Tem tudo e mais não sei o quê’, nas imagens estáticas da nova campanha, adotando o “Tudo como tu queres” em voz off nos três novos vídeos, que contam com a produção da Take it Easy, realização de Tiago Guedes e consultoria de produção da Pro(u)d

Catarina Nunes

‘Na Worten é tudo como tu queres’ é o conceito criativo para 2024 da marca de retalho da Sonae, que pretende mostrar que a Worten tem tudo para satisfazer até o cliente mais exigente. Para materializar esta ideia, recorre ao humor de Ricardo Araújo Pereira, mais uma vez, que dá corpo a três personagens que querem tudo à sua maneira, numa campanha publicitária criada pela Fuel, que estreia hoje, 30 de abril, com dois dos três vídeos previstos.

Apesar de mudar o conceito criativo, a Worten mantém a assinatura anterior ‘Tem tudo e mais não sei o quê’, nas imagens estáticas da nova campanha, adotando o “É tudo como tu queres” em voz off nos três novos vídeos. “Com esta nova linha de comunicação queremos dar um passo à frente, porque não só continuamos a ter ‘Tudo e mais não sei o quê’, como mostramos que temos a solução que é mais conveniente para cada cliente, mesmo os mais exigentes, não importa a variedade de escolha que tenham à sua disposição. Mostramos que, na Worten, os clientes têm tudo e podem tê-lo como e quando querem”, explica António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, em declarações ao M&P, salientando o nível de conveniência da Worten, como as entregas em casa em duas horas e o levantamento gratuito nas lojas em 15 minutos, por exemplo, passando por necessidades urgentes como serviço de canalizador.

Numa segunda fase desta campanha multimeios, Ricardo Araújo Pereira é acompanhado por Inês Aires Pereira, que já tem sido a escolha em anteriores anúncios da Worten. Além da criatividade da Fuel, a nova campanha conta com a produção da Take it Easy, realização de Tiago Guedes e consultoria de produção da Pro(u)d. Inclui televisão, rádio, múpis, digital, lojas, app e site da Worten, bem como histórias específicas para rádio, em formato de programa de entretenimento.

Ricardo Araújo Pereira interpreta três personagens extremamente insatisfeitas, em três diferentes cenários de programas de televisão (Paulo numa competição culinária, Tozé num reality show e Antunes num concurso), que têm em comum serem concorrentes em formatos de entretenimento e contarem com a Worten na resposta às suas necessidades mais urgentes e exigentes. “Estamos a dar continuidade a uma aposta no humor e na figura do Ricardo Araújo Pereira, que se tem verificado uma fórmula de sucesso nos últimos quatro anos, tanto a nível de proximidade com os consumidores como de engagement. Pode dizer-se que o Ricardo já faz parte da Worten, não só pela estreita relação que tem com a marca, como pela confiança que verificamos que os portugueses depositam nele”, refere António Fuzeta da Ponte, escusando-se, no entanto, a revelar o montante investido na campanha.

A nova linha da comunicação, ‘Na Worten é tudo como tu queres’, terá ativações na app da marca, no verão, e durante o Euro 2024, que ainda não são divulgáveis. “Vamos ter também uma oferta de IA bastante forte, mas o foco da campanha são as mensagens de conveniência. Se calhar, lá para setembro, poderemos ter mais surpresas”, revela ao M&P António Fuzeta da Ponte. O diretor de marca e comunicação da Worten recorda que o digital assume, desde há vários anos, o foco de desenvolvimento de negócio na Worten, com a diversificação e aumento da oferta online, desde 2018, com produtos e serviços que vão além da eletrónica de consumo e dos eletrodomésticos.

“A ambição da Worten é ser a one-stop shop omnicanal dos portugueses e, para isso, temos vindo a crescer em novas categorias, apostámos no marketplace e nos serviços, aperfeiçoámos a complementaridade entre o físico e o digital, proporcionando uma maior conveniência e comodidade aos consumidores”, sustenta António Fuzeta da Ponte, distinguido a 17 de abril como Marketeer do Ano, nos Prémios de Marketing M&P’23. Um troféu que considera refletir uma empresa que “acredita na marca como ativo económico” e uma equipa que “todos os dias aceita o desafio de ser ‘best in class’”.

Sobre o autorCatarina Nunes

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Consumo global de TV mantém tendência de crescimento

Nas variações da quota de audiência, RTP1, Cabo e Outros reforçam o share semanal, embora a diferentes níveis; SIC e TVI decrescem, com a SIC a descer de forma mais acentuada, o que faz aumentar a vantagem da TVI sobre a SIC na liderança semanal. O pódio da tabela dos mais vistos da cabo permanece inalterado, ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias

O consumo global de TV mantém a tendência de crescimento, sobe mais uma vez esta semana, aumentando cerca de 21 minutos por dia, e ficando assim pelas 5h33m diárias.

Nas variações da quota de audiência, RTP1, Cabo e Outros reforçam o share semanal, embora a diferentes níveis; SIC e TVI decrescem, com a SIC a descer de forma mais acentuada, o que faz aumentar a vantagem da TVI sobre a SIC na liderança semanal.

Assim, a RTP1 aumenta pela margem mínima de uma décima e tem esta semana 9,9% de quota, ao contrário do que se verifica quer com a SIC, que desce de forma significativa até aos 13% de share semanal, quer com a TVI, que também desce, embora de forma mais ligeira, tem esta semana 15,4% de share. Cabo e Outros reforçam, com a cabo a chegar aos 42,3% de quota, e o “Outros” (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a atingir os 17,7% de share semanal.

O pódio da tabela dos mais vistos da cabo permanece inalterado, ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições que se seguem estão esta semana Hollywood, STAR Channel, TVI Reality, STAR Movies, TVI Ficção e Globo, que está esta semana de regresso ao ranking dos mais vistos da cabo. A fechar o Top 10 está a SIC Mulher.

A liderança da tabela da programação global é ocupada pelo reality show da TVI, com Big Brother – Especial, a que se seguem Isto é Gozar com Quem Trabalha da SIC, e um episódio da novela da TVI Cacau/Especial. Nas posições restantes estão o Jornal da Noite da SIC e novamente Big Brother, da TVI.

O desportivo da CMTV Duelo Final/FC Porto X Sporting, dedicado ao clássico da jornada, lidera o ranking dos programas mais vistos da oferta cabo, a que se seguem mais dois desportivos dedicados ao mesmo encontro: Golos: Primeira Parte/FC Porto X Sporting e Golos: Segunda Parte/FC Porto X Sporting. Nas últimas duas posições deste top 5, dominado como habitualmente por programas da CMTV, estão ainda o Grande Jornal – Noite e Liga d’Ouro.

Data Insights, Havas Media Network

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Eurosport 2 transmite prova de ciclismo feminino espanhola em direto

O segundo canal da Eurosport exibe as oito etapas de transmissão de La Vuelta Feminina by Carrefour.es, seis delas em direto, entre os dias 28 de abril a 5 de maio. Skoda, Tissot, Yamaha, ElPozo, ScrubDesigns e Telefónica também patrocinam a competição

A Eurosport assegurou os direitos de transmissão de La Vuelta Feminina by Carrefour.es. A prova de ciclismo feminino espanhola, que se realiza entre 28 de abril a 5 de maio, arrancou em Valência com um contrarrelógio por equipas e termina em Valdesquí, nos arredores de Madrid. “Pelo meio, enfrenta algumas tiradas de media e de alta montanha que atravessam oito províncias espanholas”, informa o canal desportivo em comunicado.

“Entre as equipas participantes encontram-se 12 equipas do UCI WorldTour Feminino. A grande ausente é a tricampeã em título, a neerlandesa Annemiek van Vleuten, que se retirou devido a uma lesão. Demi Vollering, Katarzyna Niewiadoma, Elisa Longo Borghini, Juliette, Labous Charlotte Kool, Grace Brown, Ashleigh Moolman, Gaia Realini, Olivia Baril, Évita Muzic ou Liane Lippert são as principais estrelas desta edição”, refere o documento.

À exceção das duas últimas etapas da prova feminina, agendadas para 4 e 5 de mais, que serão exibidas em diferido na Eurosport 2 a partir das 16h45, todas as provas de La Vuelta Feminina by Carrefour.es serão transmitidas em direto. Entre 30 de abril e 3 de maio, o segundo canal da emissora mostra as ciclistas em ação a partir das 14h30. Skoda, Tissot, Yamaha, ElPozo, ScrubDesigns, Telefónica, Iryo, Transaher e Finisher também patrocinam a prova.

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Agência Feedback põe clientes e colaboradores a protagonizar campanha do 10º aniversário da Brico Depôt (com vídeo)

O plano de meios, desenvolvido pela Spark Publicis, integra um filme promocional que está a ser divulgado, ao longo de quatro semanas, em canais de cabo e em plataformas digitais. Até ao final do ano, estão também previstos descontos e promoções

Protagonizada por clientes e colaboradores da Brico Depôt, a campanha publicitária, que assinala o 10º aniversário da marca, foi idealizada e produzida pela agência criativa Feedback e tem planeamento de meios da Spark Publicis. O filme publicitário está a ser divulgado, ao longo de quatro semanas, em televisão, nos canais de cabo CNN, CMTV, SIC Notícias, Star Channel, Star Life, Star Movies e TVI Reality, além das plataformas digitais Opto, Rakuten, RTP Play, TVI Player e Samsung TV.

Agradecer aos clientes é o propósito da campanha, que acompanha uma estratégia de promoções, com descontos que podem chegar aos 45%. “A Brico Depôt irá lançar todos os dias 10 de cada mês, até ao final do ano, ofertas especiais para os clientes que façam parte do Brico Club e Brico Club Pro, mas também para os que se tornem novos membros, o que evidencia o compromisso da marca em oferecer valor e reconhecer a fidelidade dos seus clientes ao longo dos anos”, esclarece o retalhista.

“É um grande orgulho para nós celebrar este aniversário ao lado dos nossos clientes, que nos últimos 10 anos nos têm escolhido como loja de eleição. Desde sempre trabalhamos com o objetivo de apresentar a melhor oferta de produtos aos melhores preços e esta campanha reflete precisamente esse lema, uma celebração do compromisso e agradecimento que temos para com os nossos clientes, com oferta de preços exclusivos”, refere Marta Miguel, diretora de marketing da Brico Depôt.

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Betclic renova patrocínio às ligas masculina e feminina de basquetebol

A continuação do apoio da Betclic até 2027 foi anunciada durante a 3a edição dos Liga Betclic Awards, no domingo, 28 de abril, que premiou os melhores perfis da época 2023/2024 da Liga Betclic masculina e feminina

A Betclic reforçou o investimento em basquetebol, ao renovar por mais três anos o patrocínio às ligas masculina e feminina. O anúncio foi feito durante a 3a edição dos Liga Betclic Awards, no domingo, 28 de abril, que premiou os melhores perfis da época 2023/2024 da Liga Betclic masculina e feminina.

Para Ricardo Domingues, diretor de mercados internacionais da Betclic, “é um orgulho enorme poder continuar a contribuir ativamente para a promoção do basquetebol em Portugal – principalmente da forma que o fazemos, assegurando investimento igual para ambas as ligas masculina e feminina. Agradecemos profundamente a confiança da Federação Portuguesa de Basquetebol, com quem iremos continuar a trabalhar ativamente para dar a esta modalidade a excelência que merece”, refere em comunicado de imprensa.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, realça, por seu lado, que “é muito gratificante poder continuar a contar com o apoio da Betclic na missão de elevar o basquetebol nacional. É um privilégio poder anunciar esta renovação de confiança da Federação Portuguesa de Basquetebol na Betclic neste evento tão importante que são os Liga Betclic Awards, onde estão reunidos todos os aqueles que dignificam a modalidade. O compromisso da Betclic com o basquetebol tem sido extraordinário e continuaremos a trabalhar juntos para alcançar cada vez mais objetivos”.

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