Saltar o menu e ir para os conteúdos
Capa_mep_735_300px

Os protagonistas das agências

Fique a par dos temas da edição desta quinzena do Meios & Publicidade, que destaca os grandes grupos de comunicação a actuar em Portugal

Fitur

Melhor stand da FITUR é… do Turismo de Portugal e da Multilem

Foram avaliados 165 stands que promoviam países e regiões. Este é o quarto prémio para melhor stand que a Multilem vence na FITUR

primark

Qual Zara? Espanhóis já compram mais na Primark

A Primark tornou-se na cadeia de lojas de roupa onde mais espanhóis fazem compras.

JWT avança com network digital

A JWT decidiu criar uma nova network, a Mirum, composta por 11 agências digitais.

viniportugal.jpg

ViniPortugal abre concursos de criatividade global e de marketing para Reino Unido, EUA e Canadá

Em causa estão concursos de cerca de seis milhões de euros.

Labstore

Y&R lança unidade de shopper marketing focada no estudo do processo de compra

Chama-se Y&R Labstore, é a nova unidade lançada já este ano pelo grupo Young & Rubicam e, embora actue sobre o ponto de venda, não é uma agência típica de ponto de venda mas sim focada no estudo do processo de compra.

Capa_mep_735_300px

Aceda já à edição desta quinzena do M&P (e-paper)

Encontra aqui a edição desta quinzena do Meios & Publicidade em formato e-paper

Snapchat Discovery

As notícias são efémeras e o Snapchat não podia deixar de tirar partido disso (com vídeo)

A rede social de vídeos que desaparecem ao fim de alguns segundos Snapchat tem uma ligação forte ao conceito de conteúdo efémero. Em Portugal chegou a ser usada numa campanha criativa para alertar para a ausência de memórias nos doentes com Alzheimer (Ogilvy). Agora lançou o Discovery, uma funcionalidade em parceria com empresas de media.

RTP logo

O que propõe a nova administração da RTP para o futuro da estação pública

Entre as principais propostas estão o investimento nas plataformas multimédia a par da diversificação da programação diária do canal e de um aumento da produção própria, sendo que o documento deixa ainda antever nova redução de pessoal na estação pública.

Facebook mobile

Facebook quase duplica lucros anuais e mobile já representa mais de dois terços das receitas publicitárias

Mais de 2,9 mil milhões de dólares (cerca de 2,6 mil milhões de euros), com receitas anuais na ordem dos 12,5 mil milhões (11 mil milhões de euros). Foi assim que a rede social de Mark Zuckerberg fechou o ano de 2014, uma subida de 96% nos lucros e de 58% nas receitas.

jose da ponte

José da Ponte (1954-2015)

O compositor, baixista e produtor musical esteve também ligado à área da publicidade

Luís Sobral

Luís Sobral vai para a Federação Portuguesa de Futebol

Luís Sobral assume, a partir da próxima segunda-feira, as funções de consultor de media da Federação Portuguesa de Futebol

Francisco Silva (Twitter Portugal)

O número de utilizadores do Twitter vai crescer em Portugal?

"Portugal tem estado no topo dos países com um maior crescimento ao nível de utilizadores, números que queremos que continuem a aumentar em 2015", referem os responsáveis em artigo de opinião

Rita Aires

Rita Aires assume direcção de marketing do grupo Your

Rita Aires é a nova directora de marketing do grupo Your, empresa de soluções de apoio à gestão em regime de outsourcing.

Américo Mateus (IADE)

A marca Novo Banco vai sobreviver?

" O retorno do investimento financeiro na construção e programa estratégico das marcas não é medido. Prefere-se fazer a análise do orçamento de comunicação como um todo, para não dar evidência de decisões tomadas com base em factores emocionais", refere Américo Mateus

soft1.gif

Continente não foi o maior anunciante mas foi a marca com maior exposição em programas

Apesar de ter perdido este ano o estatuto de maior anunciante no mercado português para a Unilever (dados MediaMonitor a preços de tabela), o Continente foi, segundo o serviço de Soft Sponsoring Report da mesma entidade, a marca com maior exposição em programas durante o último ano.

Telenews-S

Pedro Passos Coelho passou quase 65 horas nas notícias dos canais generalistas em 2014

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho foi a personalidade que mais tempo de informação protagonizou nas televisões generalistas nacionais ao longo do ano 2014.

Identidade Chef de Família

24Kitchen e vários blogues em passatempo da marca Hotpoint

O passatempo Chef de Família, lançado pela marca de electrodomésticos Hotpoint, vai ter como base o apoio do canal de culinária 24Kitchen, da Fox International Channels, além de vários blogues de gastronomia.

turismo-de-portugal

Turismo de Portugal abre concurso de 2,5 milhões para criação de conteúdos

O preço-base é de 2.550.000 euros e o contrato será válido por três anos.

Adolfo Mesquita Nunes

Como Portugal se está a promover em Espanha

“Portugal precisava de actualizar rapidamente a imagem que os espanhóis tinham do país”, considera Adolfo Mesquita Nunes

Ana Azevedo, directora-geral da ZenithOptimedia

Ana Azevedo assume direcção-geral da ZenithOptimedia Portugal

Ana Azevedo é, a partir de dia 1 de Fevereiro, a nova directora-geral da ZenithOptimedia em Portugal, sucedendo ao espanhol José-Ignacio Garcia.

José Godinho Marques

Vamos assistir ao nascimento de novas agências?

"O contexto permite a criação de novas agências em 2015. Sim, é verdade que surgem que nem cogumelos. Mas também é verdade que a concorrência é muito saudável", considera José Godinho Marques

Joaquim Martins Lampreia (Omniconsul)

Em que ponto está a legalização do lóbi em Portugal?

"A verdade é que depois de cada audiência, de cada entrevista, de cada reunião, o assunto não teve qualquer seguimento por parte de nenhuma das entidades. A honrosa excepção, que não posso deixar de referir, coube ao deputado do PSD Mendes Bota", refere Martins Lampreia

180

Canal 180 entra no Meo

A partir de 2 de Fevereiro, o Canal 180 estreia-se na grelha televisiva do Meo

NBC

Super Bowl já está esgotado

Seth Winter, responsável máximo pela área comercial da NBC Universal News and Sports Group, anunciou que a NBC atingiu um recorde de vendas associadas ao Super Bowl

Pedras

Nova campanha da Água das Pedras diz que a concorrência não passa de água com gás (com vídeo)

“Pedras é Pedras. Tudo o resto é só água com gás”. É este o mote da nova campanha publicitária da marca Pedras, da Unicer, com criatividade a cargo da Havas Worldwide Lisboa.

APAN

Os cinco tipos de perfil dos maiores de 45 anos em Portugal

A tradicional divisão dos consumidores seniores por idade e ocupação não é suficiente para segmentar o grupo dos maiores de 45 anos, que representa cerca de 50% da população portuguesa

SY Lau Press Conference

Cannes Lions: Personalidade de Media do Ano já é conhecida

SY Lau, vice-presidente executivo da Tencent, foi eleito Personalidade de Media do Ano pela organização da edição de 2015 do festival de criatividade Cannes Lions.

Unicer125

Omdesign assina livros com os 125 de história da Unicer

O grupo Unicer, que detém marcas como a Super Bock ou Carlsberg, confiou à agência Omdesign, com sede no Porto, a criatividade da obra que pretende assinalar os 125 anos de actividade da empresa.

VPP

Vera Pinto Pereira é a nova directora-geral da Fox em Portugal e Espanha

Chegou há um ano à Fox International Channels como chief operating officer para o Sul da Europa e África. Passou a directora executiva da operação em Portugal. Agora, Vera Pinto Pereira assume o cargo de directora-geral em Portugal e Espanha.

Diogo Soure, diretor comercial do Autosport

Diogo Soure de regresso ao Autosport como director comercial

Assegurar o sucesso dos novos projectos bem ambiciosos que serão lançados já em 2015 - o canal Webtv Autosport TV e a publicação digital internacional Autosport F1 são os objectivos

index

Depois de Lisboa, EDP também tem energia para a maratona Rock’n’Roll Madrid

No último ano a energética patrocinou a Rock’n’Roll Maratona de Lisboa. Este ano a marca portuguesa decidiu investe na expansão ibérica da prova, reforçando a aposta da empresa no mercado espanhol.

sme2.gif

A marca portuguesa com maior buzz nas redes sociais em 2014 foi… o extinto BES

Excluíndo a Apple, que liderou o buzz social analisado pelo serviço Social Media Explorer do grupo Marktest com 10% das referências, a marca BES, extinta e substituída este ano pela marca Novo Banco, foi a que obteve maior número de referências nas redes sociais entre as marcas nacionais.

Oito em cada 10 empresas vão aumentar orçamentos este ano… em marketing digital

Ao longo dos próximos 12 a 18 meses, cerca de 80% das empresas no mercado norte-americano vão aumentar os seus orçamentos para marketing digital.

TLC

Events by tlc tem nova responsável de marketing

Joana Gama acaba de assumir funções como head of marketing da empresa de eventos Events by tlc.

Steve Easterbrook

Resposta à crise do McDonald’s: mudar CEO

Marca apresentou no ano passado quebra nas vendas e nos lucros a nível mundial

Emagazines

AnuÁrios