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A voz do consumidor online: O papel das marcas na escuta ativa das opiniões

A interação direta com os utilizadores nas redes sociais, através de comentários, permite às marcas responderem às preocupações reais dos consumidores

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A voz do consumidor online: O papel das marcas na escuta ativa das opiniões

A interação direta com os utilizadores nas redes sociais, através de comentários, permite às marcas responderem às preocupações reais dos consumidores

Catarina Cruz
Sobre o autor
Catarina Cruz

Atualmente, as redes sociais desempenham um papel fundamental tanto para os utilizadores como para as marcas, sendo consideradas ferramentas essenciais de marketing e comunicação.

Nestas plataformas digitais, os utilizadores interagem, pesquisam e debatem os mais diversos temas, enquanto as marcas devem estar atentas ao que é dito, acompanhando de perto os comentários feitos.

Com o aumento significativo de empresas que utilizam as redes sociais como meio de comunicação digital, totalizando, em 2021, 59,4% das empresas em Portugal, sendo que destas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), 97,9% utilizam redes sociais, é imprescindível que as marcas fortaleçam os seus laços e criem lealdade com os utilizadores.

Esta é uma necessidade evidente quando, segundo o Eurostat, quase 70% dos portugueses utilizaram redes sociais em 2023. Inclusive, de acordo com a Marktest, 60% dos utilizadores de redes sociais em Portugal seguem marcas e empresas.

A interação direta com os utilizadores nas redes sociais, através de comentários, permite às marcas responderem às preocupações reais dos consumidores e, consequentemente, construir relacionamentos autênticos, que fortalecem a lealdade à insígnia.

Através das avaliações e dos comentários é possível entender qual a perceção pública de uma marca, seja através de comentários positivos, que reforçam uma imagem favorável, ou, em alternativa, através de comentários negativos, que podem prejudicar a sua reputação.

Para controlar ativamente esta perceção, é necessária uma monitorização constante nas redes sociais e uma resposta célere às críticas.

A escuta ativa de opiniões representa uma vantagem competitiva, não só para entender a perceção pública de uma marca, mas também possibilita a melhoria contínua de produtos e serviços.

Segundo um estudo da Marktest, em 2023, 43% dos seguidores das marcas consultaram as redes sociais diariamente para procurar novidades, ofertas e promoções. Com estes dados, entendemos como a interação com os utilizadores aumenta o engajamento e também promove a fidelização à marca.

As insígnias que reconhecem as redes sociais como uma ferramenta indispensável conseguem posicionar-se e construir relacionamentos positivos e duradouros com os consumidores, obtendo assim uma vantagem competitiva no mercado.

Desta forma, a escuta ativa apresenta-se como uma estratégia essencial para o sucesso contínuo das marcas no digital.

Sobre o autorCatarina Cruz

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