A voz do consumidor online: O papel das marcas na escuta ativa das opiniões
A interação direta com os utilizadores nas redes sociais, através de comentários, permite às marcas responderem às preocupações reais dos consumidores

Catarina Cruz
Atualmente, as redes sociais desempenham um papel fundamental tanto para os utilizadores como para as marcas, sendo consideradas ferramentas essenciais de marketing e comunicação.
Nestas plataformas digitais, os utilizadores interagem, pesquisam e debatem os mais diversos temas, enquanto as marcas devem estar atentas ao que é dito, acompanhando de perto os comentários feitos.
Com o aumento significativo de empresas que utilizam as redes sociais como meio de comunicação digital, totalizando, em 2021, 59,4% das empresas em Portugal, sendo que destas, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), 97,9% utilizam redes sociais, é imprescindível que as marcas fortaleçam os seus laços e criem lealdade com os utilizadores.
Esta é uma necessidade evidente quando, segundo o Eurostat, quase 70% dos portugueses utilizaram redes sociais em 2023. Inclusive, de acordo com a Marktest, 60% dos utilizadores de redes sociais em Portugal seguem marcas e empresas.
A interação direta com os utilizadores nas redes sociais, através de comentários, permite às marcas responderem às preocupações reais dos consumidores e, consequentemente, construir relacionamentos autênticos, que fortalecem a lealdade à insígnia.
Através das avaliações e dos comentários é possível entender qual a perceção pública de uma marca, seja através de comentários positivos, que reforçam uma imagem favorável, ou, em alternativa, através de comentários negativos, que podem prejudicar a sua reputação.
Para controlar ativamente esta perceção, é necessária uma monitorização constante nas redes sociais e uma resposta célere às críticas.
A escuta ativa de opiniões representa uma vantagem competitiva, não só para entender a perceção pública de uma marca, mas também possibilita a melhoria contínua de produtos e serviços.
Segundo um estudo da Marktest, em 2023, 43% dos seguidores das marcas consultaram as redes sociais diariamente para procurar novidades, ofertas e promoções. Com estes dados, entendemos como a interação com os utilizadores aumenta o engajamento e também promove a fidelização à marca.
As insígnias que reconhecem as redes sociais como uma ferramenta indispensável conseguem posicionar-se e construir relacionamentos positivos e duradouros com os consumidores, obtendo assim uma vantagem competitiva no mercado.
Desta forma, a escuta ativa apresenta-se como uma estratégia essencial para o sucesso contínuo das marcas no digital.