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Sangue e publicidade em notas dão grandes prémios à Nova Zelândia

A Nova Zelândia, a par da Austrália, é já apontada como a nova Argentina do festival de Cannes. Decisivos para esta mudança no foco dos países mais criativos do mundo […]

Rui Oliveira Marques, em Cannes
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Sangue e publicidade em notas dão grandes prémios à Nova Zelândia

A Nova Zelândia, a par da Austrália, é já apontada como a nova Argentina do festival de Cannes. Decisivos para esta mudança no foco dos países mais criativos do mundo […]

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Rui Oliveira Marques, em Cannes
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A Nova Zelândia, a par da Austrália, é já apontada como a nova Argentina do festival de Cannes. Decisivos para esta mudança no foco dos países mais criativos do mundo foram os grandes prémios entretanto conquistados pelo país em media e em promoções.Em promoções, o grande prémio foi parar ao Bonded by Blood, da TBWA Auckland para a Adidas. Como explicou ontem o presidente do júri, Geraldo Azevedo da Neograma BBH, o trabalho “vencedor tinha uma ideia muito clara e que reflecte o ADN da marca. É uma peça de que todos nos sentimos orgulhosos por premiá-la”.

A peça não deixa de ser polémica já que se trata de uma acção que pretendia aproximar os fãs da equipa de rugby All Blacks. A Adidas, que patrocina o equipamento da equipa neozelandesa, misturou o sangue dos vários jogadores para imprimi-lo em posters entregues aos fãs que comprassem equipamento desportivo dos All Blacks. Ao todo foram distribuídos oito mil posteres, acompanhados pelo devido certificado de autenticidade. Geraldo Azevedo destacou ainda no grande prémio a “ligação emocional muito grande com a marca, ao mostrar os 22 jogadores dos All Blacks a dar o sangue pela equipa e por nós”. Portugal concorria nesta categoria com seis peças, competição com 780 trabalhos de outros países. A peça da OgilvyOne para a Catsan foi o único trabalho de uma agência portuguesa a chegar à shortlist.

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O caso das notas

Já a utilização de notas como meio para comunicar um sistema de pagamento na Nova Zelândia foi reconhecido com o grande de media. O trabalho foi criado pela OMD Nova Zelândia para o banco ASB. “O negócio da media está vivo e bem”, apontou ontem David Verklin, CEO da Carat Américas e presidente do júri durante a conferência de imprensa de divulgação dos resultados da competição. O grande prémio “é um óptimo exemplo de inovação na área da media” porque, descreveu, tem componente de internet, ambient e “é um caso excelente de integração”. Portugal não conseguiu colocar qualquer peça na shortlist de media.

Sobre o autorRui Oliveira Marques, em Cannes

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