Media

Porque o áudio vai atrair mais investimento publicitário nos próximos 12 meses?

Cerca de dois terços dos anunciantes (66%) planeiam realizar uma maior aposta financeira no áudio nos próximos 12 meses, com quase um quarto (24%) a esperar aumentar os investimentos nesta […]

Sónia Ramalho
Media

Porque o áudio vai atrair mais investimento publicitário nos próximos 12 meses?

Cerca de dois terços dos anunciantes (66%) planeiam realizar uma maior aposta financeira no áudio nos próximos 12 meses, com quase um quarto (24%) a esperar aumentar os investimentos nesta […]

Sónia Ramalho
Sobre o autor
Sónia Ramalho
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing

Cerca de dois terços dos anunciantes (66%) planeiam realizar uma maior aposta financeira no áudio nos próximos 12 meses, com quase um quarto (24%) a esperar aumentar os investimentos nesta ferramenta entre 11% e 30%. Já cerca de metade das agências de publicidade e de meios identificam as campanhas áudio como uma das principais escolhas de investimento em meios de comunicação.

Estas são algumas das conclusões do estudo Europe Digital Audio Advertising Report 2023, produzido pelo GroupM Nexus, organização de marketing de performance integrada no GroupM, em parceria com o Interactive Advertising Bureau Europe (IAB Europe). O relatório inquiriu 549 anunciantes, agências e editores, em 29 mercados – incluindo o português -, entre maio e junho de 2023.

PUB

Segundo o estudo, os principais fatores que levam os anunciantes a investir em publicidade áudio incluem a capacidade deste canal para criar planos de meios mais amplos (65%), aumentar brand awareness (55%) e atingir públicos específicos (48%).

“Desde o início da pandemia que o consumo dos formatos áudio aumentou exponencialmente. Acredito que estes devem fazer parte do media mix, uma vez que permitem às marcas comunicarem num ambiente brand safe com share of voices elevados”, afirmou em comunicado Luís Gonçalves, Head of Solutions do GroupM Nexus.

A aposta no streaming, podcasts ou rádio online

A aposta em campanhas áudio está a diversificar-se por uma grande variedade de canais e formatos, com a maioria dos anunciantes inquiridos a direcionar os investimentos para o streaming (59%), podcasts (59%) ou rádio online (57%).

Segundo o estudo, sete em cada dez profissionais de marketing inquiridos esperam atingir as audiências através de anúncios áudio no telemóvel (70%), seguidos dos desktops e portáteis (48%) e dos tablets (44%). A questão do telemóvel ser uma ferramenta de fácil acesso justifica a sua prevalência, já que representa para os profissionais de marketing uma oportunidade para envolver as audiências ao longo de todo o dia.

Para aceder ao estudo na íntegra CLIQUE AQUI

Sobre o autorSónia Ramalho

Sónia Ramalho

Mais artigos
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.