Media

Monitio é a nova plataforma de monitorização de media assistida por IA da Priberam

A Priberam apresenta oficialmente, esta quarta-feira, em Madrid, a plataforma Monitio, que permite a monitorização de media de todo o mundo em tempo real e é capaz de traduzir o […]

Sandra Xavier
Media

Monitio é a nova plataforma de monitorização de media assistida por IA da Priberam

A Priberam apresenta oficialmente, esta quarta-feira, em Madrid, a plataforma Monitio, que permite a monitorização de media de todo o mundo em tempo real e é capaz de traduzir o […]

Sandra Xavier
Sobre o autor
Sandra Xavier
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing

A Priberam apresenta oficialmente, esta quarta-feira, em Madrid, a plataforma Monitio, que permite a monitorização de media de todo o mundo em tempo real e é capaz de traduzir o conteúdo em qualquer língua para inglês. Criada no contexto de um projeto europeu, é a primeira solução neste mercado a dar acesso a conteúdo multilingue com a opção de tradução. Para já, a plataforma será lançada em Portugal e Espanha.

O Monitio integra ainda ferramentas assistidas de verificação de factos até agora indisponíveis no mercado de monitorização de media e organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, como pessoas ou empresas.

PUB

“Estamos dedicados a desafiar e mudar o status quo da monitorização de media lançando uma plataforma inovadora no mercado”, afirma Carlos Amaral, CEO da Priberam.

O Monitio combina inteligência artificial e tecnologias linguísticas para fornecer informações e relatórios. Para além disso, inclui uma ferramenta de verificação de factos para lutar contra a desinformação. “É o nosso objetivo ajudar a lutar contra notícias falsas uma vez que o número de afirmações falsas nas notícias, eventos ou sobre indivíduos de alto perfil online está a aumentar todos os dias. Através de tecnologia de IA, oferecemos aos utilizadores do Monitio acesso a informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas,” acrescenta Carlos Amaral.

A verificação de factos assistida do Monitio foi desenvolvida em conjunto com uma da Universidade de Cambridge, na área da verificação de factos, contando com financiamento da União Europeia.

A plataforma tem estado a ser usada e desenvolvida ao longo dos últimos dois anos em conjunto com um pequeno grupo de clientes líderes na Europa para o preparar para o lançamento no mercado geral. Em Portugal, o ISCTE MediaLab tem usado o Monitio

desde 2021 e apresenta, esta quarta-feira, em Madrid, o seu caso de uso no âmbito do Dia do Utilizador Monitio.

“Uma das funcionalidades mais poderosas da plataforma Monitio, que a distingue da concorrência, é a organização automática de milhares de artigos em grupos temáticos, com um alto nível de precisão e facilmente identificáveis numa excelente visão em árvore,” diz Décio Telo, do ISCTE MediaLab.

Sobre o autorSandra Xavier

Sandra Xavier

Mais artigos
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.