Media

Que protagonistas dominaram a informação televisiva generalista em 2022?

O primeiro-ministro, António Costa, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o líder do partido Chega, André Ventura, foram as personalidades com mais tempo de antena na informação televisiva portuguesa em […]

Sandra Xavier
Media

Que protagonistas dominaram a informação televisiva generalista em 2022?

O primeiro-ministro, António Costa, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o líder do partido Chega, André Ventura, foram as personalidades com mais tempo de antena na informação televisiva portuguesa em […]

Sandra Xavier
Sobre o autor
Sandra Xavier
Artigos relacionados
Audiências semanais: SIC reforça liderança
Media
Marcas reagem à eleição do Papa Leão XIV
Publicidade
GirodMédias compra APS Media
Media
Sugestões para ler e escutar da edição 979 do M&P
Media
Maria Cerqueira Gomes é a nova embaixadora da Solverde.pt
Marketing
Nos é a empresa que mais investiu em inovação em 2023
Digital
Campanha da Lacoste reinventa ícones da moda e do ténis
Publicidade
Centromarca defende legislação europeia eficaz contra práticas comerciais desleais
Marketing
Adidas, Nike, Puma e Under Armour pedem isenção de tarifas a Trump
Marketing
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Marketing

O primeiro-ministro, António Costa, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o líder do partido Chega, André Ventura, foram as personalidades com mais tempo de antena na informação televisiva portuguesa em 2022.

É o que revela a análise feita pelo serviço Clipping Mediamonitor, do grupo Marktest, aos principais espaços informativos dos canais de televisão generalistas em Portugal e que contempla apenas peças televisivas em que os protagonistas prestaram declarações em notícias nos serviços de informação da RTP 1, RTP 2, SIC e TVI.

PUB

Os dados confirmam, assim, o predomínio dos agentes políticos entre os protagonistas do espaço mediático português.

Embora tenha estado presente em menos notícias do que o presidente da República (1.794 contra 1.872), o primeiro-ministro acabou por ter mais tempo de antena com um total de mais de 87 horas de exposição, contra as 81 horas de Marcelo Rebelo de Sousa no total do ano.

A análise conclui que o líder do Chega, André Ventura, conseguiu aproveitar o facto de o PSD ter tido dois líderes no último ano para assumir-se como o terceiro agente político em Portugal com maior protagonismo televisivo: foi alvo de 770 notícias, o que equivale a mais de 35 horas de exposição.

No top10 do ranking surgem ainda nomes do ex-presidente do PSD, Rui Rio (23h45m), da líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins (22h06m), do agora ex-líder líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo (20h43m), da porta-voz do PAN, Inês Sousa Real (20h02m), do atual presidente do PSD, Luís Montenegro (18h35m), do líder do Livre,
Rui Tavares (16h39m) e do agora ministro das Finanças Fernando Medina (14hh37m).

Numa análise mais alargada, os únicos ‘não políticos’ a marcarem presença entre os protagonistas com maior tempo de antena nos espaços informativos na televisão são todos do espetro futebolístico: o
ex-selecionador nacional, Fernando Santos, na 13ª posição, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, na 15ª posição, e o treinador do Sporting, Rúben Amorim, na 22ª posição.

O primeiro protagonista mediático na informação televisiva fora do âmbito político ou futebolístico em 2022 foi o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que surge em 23º lugar.

Sobre o autorSandra Xavier

Sandra Xavier

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.