Ouro para a FCB Lisboa no Eurobest
Reconstituição Portuguesa, com assinatura da FCB Lisboa, é o único trabalho nacional premiado na edição deste ano do festival europeu de criatividade.

Pedro Durães
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Reconstituição Portuguesa, com assinatura da FCB Lisboa, é o único trabalho nacional premiado na edição deste ano do Eurobest. O projeto, desenvolvido para a Penguin Random House Portugal, conquistou ouro na categoria de Design, a mesma em que FCB Lisboa se tornou a primeira agência portuguesa a conquistar um grand prix em Cannes. Desde então, o projeto somou já mais um grande prémio no festival Mad Stars, um bronze nos LIA, tendo também conquistado o primeiro Gran Ojo para uma agência nacional no festival ibero-americano de publicidade El Ojo. Na última semana foi também o único projeto nacional distinguido nos Epica Awards, onde foi premiado com ouro.
Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa Viton Araújo e Diego Torgo aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, rasurando e desenhando, dando origem a poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril. A iniciativa Reconstituição Portuguesa deu origem a um livro publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House). O livro foi lançado no dia 25 de Abril no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.
A edição deste ano do festival europeu de criatividade, recorde-se, contou ainda com outra agência nacional entre os finalistas: a BAR Ogilvy com Breaking Sirens, campanha criada para a Amnistia Internacional em parceria com o Meo. Constituída por anúncios publicitários interrompidos com sirenes de ataque aéreo com o objetivo de sensibilizar para a importância de apoiar o trabalho desenvolvido pela Amnistia na defesa dos direitos humanos, sobretudo em contextos como o da guerra na Ucrânia, a campanha, que conquistou este ano o grande prémio dos Prémios Criatividade M&P, somou cinco nomeações para shortlist distribuídas pelas categorias de Rádio, Integrated e Media, a mesma em que alcançou um leão de ouro na edição deste ano do festival Cannes Lions.