Media :: Noticias

Novo consórcio de jornalistas portugueses vai apresentar primeira grande investigação

Apresenta-se como o primeiro consórcio português de jornalismo de investigação e será formalmente lançado na próxima quarta-feira, 16 de novembro, no auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas […]

Meios & Publicidade
Media :: Noticias

Novo consórcio de jornalistas portugueses vai apresentar primeira grande investigação

Apresenta-se como o primeiro consórcio português de jornalismo de investigação e será formalmente lançado na próxima quarta-feira, 16 de novembro, no auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas […]

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing

Apresenta-se como o primeiro consórcio português de jornalismo de investigação e será formalmente lançado na próxima quarta-feira, 16 de novembro, no auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH), em Lisboa, a partir das 18h30.

O Consórcio – Rede de Jornalistas de Investigação é uma associação sem fins lucrativos que promove o jornalismo colaborativo criando pontes com a academia e associações jornalísticas internacionais. Integram o projeto Pedro Coelho (jornalista da SIC e docente na Nova FSCH), Paulo Pena (jornalista do Investigate Europe), os jornalistas do Setenta e Quatro Filipe Teles e Ricardo Cabral Fernandes, os jornalistas freelancers Cláudia Marques Santos e Tiago Carrasco, Pedro Miguel Santos e Ricardo Esteves Ribeiro (jornalistas do Fumaça), o advogado Ricardo Correia Afonso e os professores universitários da Nova FSCH Carla Baptista, Dora Santos Silva, Marisa Torres da Silva, assim como João Figueira (Universidade de Coimbra) e José Ricardo Carvalheiro (Universidade da Beira Interior).

PUB

Na primeira investigação do consórcio, os jornalistas debruçaram-se sobre mensagens racistas, xenófobas, misóginas e apelos diretos à violência em grupos de Facebook de polícias da PSP e militares da GNR. Esta investigação, assinada pelos jornalistas Pedro Coelho, Filipe Teles, Cláudia Marques Santos e Paulo Pena, será publicada na SIC, no Setenta e Quatro, no Expresso e no Público entre os dias 16 e 20 de novembro.

Esta quarta-feira o lançamento contará com um debate sobre jornalismo de investigação colaborativo, com a presença de Pedro Coelho, Antonio Rubio (jornalista e presidente da Associação de Jornalistas de Investigação Espanhóis – API), Cláudia Marques Santos (jornalista freelancer) e Marisa Torres da Silva (professora na NvaFCSH). Será depois exibido o primeiro episódio da grande reportagem da SIC, relativa à investigação.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.