Companhia aérea virtual domina media
O Grande Prémio de Media foi ganho pela Universal McCann, com a campanha LynxJet A campanha LynxJet, depois de receber cinco Leões nas competições de Promoções e Marketing Directo, saiu […]

Rui Oliveira Marques
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O Grande Prémio de Media foi ganho pela Universal McCann, com a campanha LynxJet
A campanha LynxJet, depois de receber cinco Leões nas competições de Promoções e Marketing Directo, saiu de Cannes com o Grande Prémio de media. A acção, desenvolvida pela Universal McCann e pela Lowe da Austrália, consistiu em criar uma companhia de aviação virtual, a LynxJet, que teve a comunicação apoiada em anúncios multimeios, acções de relações públicas com hospedeiras e concursos. A LynxJet, na verdade, promovia o Axe Lynx e pretendia captar um público masculino entre os 17 e os 25 anos. A acção causou um impacto significativo no país, lançando um debate sobre estereótipos e sexismo na publicidade.
Portugal não passou da shortlist. A Espaço OMD e a Tempo OMD foram as únicas agências que conseguiram chegar a finalistas de media. A Espaço OMD concorria com a acção Quando Acordei Era Tudo Azul, a iniciativa que pintou de azul as capas dos jornais durante um dia, aquando da mudança de identidade corporativa da TMN. Já a Tempo OMD chegou á shortlist com os Directos do Jumbo. Em Media, Portugal concorria com 23 peças, o número mais alto desde a criação da competição. No total estavam a concurso 1466 trabalhos de 70 países.
A propósito da (discreta) participação portuguesa Fernando Cruz, CEO do grupo Media Planning e jurado da competição, comentou com o M&P que “é preciso investir tempo e dinheiro para ganhar prémios. É preciso encontrar uma maneira fantástica para apresentar os casos e também inscrevê-los em várias categorias”. O responsável vai mais longe e afirma que “não deve haver uma agência de meios portuguesa que não tenha casos que possam vir a Cannes ganhar prémios”. Fernando Cruz indica que é necessário, desde logo, definir uma estratégia “para trabalhar essa inscrição. As agências têm de investir algum dinheiro”. “Ganhar um prémio em Cannes significa que foi bem apresentado. Pode ser o melhor caso do mundo, mas se não for bem apresentado ou saltar á vista por alguma coisa óbvia, não se destaca”, assegura Fernando Cruz