Afrolis e Jornal de Guimarães entre os 47 vencedores do Google News Initiative
Os meios de comunicação social portugueses Afrolis e Jornal de Guimarães venceram o programa Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI). O programa premiou 47 empresas de 21 países, […]

Meios & Publicidade
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Os meios de comunicação social portugueses Afrolis e Jornal de Guimarães venceram o programa Desafio de Inovação da Google News Initiative (GNI). O programa premiou 47 empresas de 21 países, tendo sido registados 605 candidatos de 38 países da Europa, Médio Oriente e África.
Segundo explicou à Lusa a diretora-geral de news partnership para a região EMEA do Google, Sulina Connal, a Afrolis está a construir “uma rede social que investiga narrativas estereotipadas sobre a racialização da mulher e a forma como isso é usado, contrastando com as histórias produzidas por essas mesmas mulheres”. Desta forma, “as mulheres que foram racializadas podem mostrar o seu trabalho, arte e capacidades através dos artigos e podcasts” que são produzidas por elas.
Já o Jornal de Guimarães apresentou um projeto que visa desenvolver uma secção de notícias para o seu jornal online, que visa aproximar duas gerações diferentes – jovens e idosos -, acrescentando também um elemento de ‘gamificação’ para mantê-los envolvidos. A sua implementação envolve uma escola local e um centro ocupacional local para reformados. O Jornal de Guimarães arrancou há cerca de ano e meio.
O apoio financeiro da Google News Initiative permitirá agora avançar com a concretização dos projetos.