FPF e Jogos Santa Casa lançam hino nacional em língua gestual (com vídeo)
O hino nacional conta agora com uma versão em língua gestual portuguesa, numa iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pelos Jogos Santa Casa.

Meios & Publicidade
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
O hino nacional conta agora com uma versão em língua gestual portuguesa, numa iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pelos Jogos Santa Casa. A nova versão, interpretada por atletas das seleções nacionais masculina e feminina, foi gravada na Cidade do Futebol sob coordenação de Ana Margarida Almeida, autora do projeto e responsável pela tradução de A Portuguesa para língua gestual, sendo agora lançada para assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais, que se celebra esta sexta-feira, 23 de setembro.
“Este é mais um passo dado pela FPF rumo à inclusão e à eliminação das barreiras que enfrentam os adeptos com deficiências que assistem ou gostavam de assistir a jogos de futebol”, sublinha o organismo, apontando como objetivo “tornar o espetáculo de futebol acessível a todas e todos”.
Além dos internacionais portugueses de futebol, o vídeo do hino nacional em língua gestual portuguesa conta ainda com a participação de Miguel Cruz e Tiago Neves, atletas surdolímpicos de natação, de Patrícia Carmo, professora de Língua Gestual Portuguesa que integra a Federação Portuguesa de Associações de Surdos, de Tiago Baptista, uma criança surda, e Patrícia Quitéria, uma adepta surda das seleções nacionais.