Porquê inteligência emocional na gestão de marketing?
Artigo de opinião de Dora Soares Augusto, gestora de marketing e coach.

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A inteligência emocional (emotional quotient ou EQ) é um dos fatores mais críticos para desenvolver relações sustentáveis com os consumidores e por sua vez estimular vendas e conversões.
EQ são “habilidades sociais” mensuráveis, comprovadas e aprendidas, que vão desde a autoconsciência à motivação, foco e equilíbrio emocional à adaptabilidade e habilidades sociais, que, quando aplicadas no local de trabalho, levam a uma liderança excecional, a equipas de alto desempenho e uma cultura enraizada.
Na maioria dos casos, os profissionais de marketing pensam que usar a inteligência emocional significa provocar uma resposta emocional ou abordar um ponto crítico de dor/medo/choque e o que tanto está na moda “o ser disruptivo”. A verdade é que a EQ é muito mais do que isso. Dominar a inteligência emocional significa que o marketeer deve prestar atenção a detalhes de como o seu público alvo se envolve com a marca e com as marcas semelhantes. Entender estas nuances pode permitir ao profissional de marketing perceber como é que os seus consumidores realmente veem a marca e qual a melhor estratégia a adotar para criar um vínculo natural com os seus consumidores.
Uma das caraterísticas da EQ é a escuta ativa, ou seja, a capacidade de escutar com a intenção de compreender o que outro está a dizer, antes de responder. Na gestão de marketing podemos praticar e implementar a escuta social. A escuta social é o processo de ouvir o que os consumidores têm a dizer sobre a marca e fazer mudanças necessárias com base no seu feedback (e não com base no feedback de opiniões baseadas no “eu”). Entender as necessidades dos consumidores ajuda as marcas a efetivamente conectarem-se emocionalmente com os seus clientes. Para implementar uma estratégia de escuta social basta estar atento e pesquisar o que os consumidores dizem sobre a marca, um dos truques é utilizar ferramentas que pesquisem menções e comentários sobre a marca (online) e fazer com frequência estudos de perceção da marca (offline).
Outra caraterística da EQ é a inteligência interpessoal, isto é, a “ capacidade que uma pessoa tem de entender e reagir adequadamente ao meio social onde se encontra e desenvolver relações saudáveis e produtivas”. Na gestão de marketing podemos utilizar a inteligência interpessoal para construir relacionamento com os consumidores. Construir relacionamentos é necessário para o sucesso de qualquer marca, portanto reservar tempo para autorreflexão e definir a imagem da marca com base no que os clientes se identificam e procuram, é fundamental para o crescimento sustentável de qualquer empresa.
Por último, nós os gestores de marketing sabemos que muitas das estratégias que implementamos são baseadas em falhas e tentativas, capacidades como autoconsciência, automotivação e gestão de emoções são cruciais. Ter a capacidade de aprender e gerir os erros é um dos truques mais importantes para gerar conhecimento e por sua vez criar ações/ estratégias mais adequadas.
A EQ não é novidade, e pode ser uma ferramenta poderosa na gestão e estratégias de marketing bem como na forma como exploramos e desenvolvemos negócios. Ao fim e ao cabo, construir relações com clientes e parceiros é crucial para o crescimento sustentável de qualquer empresa, isto significa que os gestores necessitam de estar em sintonia com as suas ações, e emoções e perceções dos seus consumidores (e potenciais consumidores).
Artigo de opinião de Dora Soares Augusto, gestora de marketing e coach.