Media :: Noticias

Há um novo fundo europeu destinado a combater a desinformação e as notícias falsas

“Apoiar projectos de literacia digital e verificação de factos” é o objectivo do novo Fundo Europeu para os Media e Informação criado pela Gulbenkian e pelo Instituto Universitário Europeu (IUE) de Florença.

Pedro Durães
Media :: Noticias

Há um novo fundo europeu destinado a combater a desinformação e as notícias falsas

“Apoiar projectos de literacia digital e verificação de factos” é o objectivo do novo Fundo Europeu para os Media e Informação criado pela Gulbenkian e pelo Instituto Universitário Europeu (IUE) de Florença.

Pedro Durães
Sobre o autor
Pedro Durães
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing

“Apoiar projectos de literacia digital e verificação de factos” é o objectivo do novo Fundo Europeu para os Media e Informação criado pela Gulbenkian e pelo Instituto Universitário Europeu (IUE) de Florença. Assegurando uma gestão “com total independência em relação aos eventuais doadores”, o fundo destina-se à atribuição de “subsídios a investigadores, entidades sem fins lucrativos e outras que se empenham em combater a desinformação e que solicitem apoio para iniciativas de verificação de factos ou de literacia digital”, além de “atribuir bolsas individuais a jovens estudantes, académicos, investigadores e decisores nestas áreas”.

Isabel Mota, presidente da Fundação Gulbenkian, sublinha “a profunda satisfação e expectativa nos resultados deste projecto inovador, criado para promover a literacia digital, evitar novas exclusões sociais, e combater fenómenos de desinformação e notícias falsas capazes de pôr em causa valores fundamentais como a democracia e os direitos humanos”.

PUB

À Fundação Gulbenkian caberá à gestão administrativa e financeira do fundo num quadro de gestão partilhada em que ao Observatório Europeu de Media Digital (EDMO), da School of Transnacional Governance do IUE, competirão as componentes académica, ética e de avaliação de projectos. “O Fundo Europeu para os Media e Informação está aberto à contribuição de terceiros e será gerido com total independência em relação aos eventuais doadores, estando previsto apenas um reporte anual, com apresentação pública, dirigido aos financiadores e ao público em geral”, esclarecem as duas instituições.

Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia para os Valores e a Transparência, descreve o projecto como um “fundo inovador” e destaca que a iniciativa “junta vários stakeholders para apoio à literacia mediática e às iniciativas relacionadas com a verificação de factos contra a desinformação”. “Não tenho dúvidas de que precisamos de nos empenhar todos, com a colaboração dos sectores público e privado, para enfrentar esta ameaça. Apoio totalmente as fortes salvaguardas que garantirão a independência do fundo e incentivo doadores privados a participarem nele”, sublinha, assegurando que “a Comissão continuará a trabalhar em estreita colaboração com a EDMO e a apoiar os seus objectivos”.

Sobre o autorPedro Durães

Pedro Durães

Mais artigos
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.