Media :: Noticias

Observador e TVI estreiam espaço de fact-checking diário

O Observador tem a partir desta segunda-feira um espaço diário de fact-checking na antena da TVI, resultado de uma parceria entre o site de informação e a estação de Queluz.

Pedro Durães
Media :: Noticias

Observador e TVI estreiam espaço de fact-checking diário

O Observador tem a partir desta segunda-feira um espaço diário de fact-checking na antena da TVI, resultado de uma parceria entre o site de informação e a estação de Queluz.

Pedro Durães
Sobre o autor
Pedro Durães
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing

O Observador tem a partir desta segunda-feira um espaço diário de fact-checking na antena da TVI, resultado de uma parceria entre o site de informação e a estação de Queluz. A rubrica Hora da Verdade, que integra o Jornal das 8, promete “um trabalho permanente de verificação dos temas e notícias que estão a marcar a atualidade”, pretendendo ser “um espaço dedicado à verificação de factos nos temas com maior impacto mediático” e que “assenta na investigação feita pelos jornalistas do Observador”.

“Coronavírus, campanhas partidárias, relatórios oficiais, intervenções de pessoas com os mais diversos níveis de responsabilidade pública e privada, publicações virais — se é desinformação, ou se determinado assunto suscita dúvidas sobre a sua veracidade, o Observador e a TVI vão procurar esclarecê-los”, descreve-se em nota publicada no site do jornal online. A par deste espaço diário, o Jornal das 8 da TVI dedicará, todas as sextas-feiras, “um segmento inteiro à verificação de informações, com a presença de especialistas que ajudarão a desconstruir os dados falsos que vão contaminando o debate no espaço público”.

PUB

O formato é apontado com “mais um passo na construção” do projecto de fact-checking do Observador, que iniciou a publicação dos primeiros fact-checks no site em 2015, sendo que, sublinha a mesma nota, “desde esse momento, somaram-se novos projectos e multiplicou-se o número de parceiros associados a que o Observador se associou”. Nesse sentido, refere-se, “esta nova parceria com a TVI é mais um passo na construção deste projecto, porque só com informação rigorosa se pode construir um debate público esclarecido”.

Sobre o autorPedro Durães

Pedro Durães

Mais artigos
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.