Media :: Noticias

API e Google alinhados para promover literacia dos media

Combater a desinformação e promover a literacia dos media junto das comunidades mais vulneráveis em Portugal é o objectivo de um protocolo que será assinado na segunda-feira, 18 de Fevereiro, entre a Associação Portuguesa de Imprensa (API) e o Google.

Pedro Durães
Media :: Noticias

API e Google alinhados para promover literacia dos media

Combater a desinformação e promover a literacia dos media junto das comunidades mais vulneráveis em Portugal é o objectivo de um protocolo que será assinado na segunda-feira, 18 de Fevereiro, entre a Associação Portuguesa de Imprensa (API) e o Google.

Pedro Durães
Sobre o autor
Pedro Durães
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing

Combater a desinformação e promover a literacia dos media junto das comunidades mais vulneráveis em Portugal é o objectivo de um protocolo que será assinado na segunda-feira, 18 de Fevereiro, entre a Associação Portuguesa de Imprensa (API) e o Google. O protocolo será assinado no Porto, no âmbito da conferência Literacia e Combate à Desinformação e Manipulação Jornalística, iniciativa da API que terá lugar na Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto e que será “a que será a primeira acção de um vasto programa que esta associação vai desenvolver até 2023”.

Nesse sentido, estão previstas “várias actividades de formação e esclarecimento junto de escolas e de grupos de seniores de todo o país”. O programa cobrirá todas as regiões do país, incluindo as regiões autónomas, e contará com a “envolvência dos meios de comunicação, sobretudo os regionais e locais, na promoção de workshops e debates relacionados com a literacia para os media”.

PUB

“Este será o maior e mais abrangente programa do género até hoje levado à prática em Portugal”, garante João Palmeiro, presidente da API, sobre o protocolo que será assinado com o Google e cujos detalhes serão conhecidos na conferência. “Uma sociedade livre e democrática tem necessariamente de ser uma sociedade bem informada, mas infelizmente existem sempre outros interesses que tendem a privilegiar a desinformação”, afirma o responsável, considerando que “é nas camadas mais jovens e nos seniores que encontramos a população mais vulnerável à desinformação, daí a importância, e a urgência, em capacitá-los para se assegurar uma participação activa, responsável e informada destes cidadãos nas nossas comunidades”.

Sobre o autorPedro Durães

Pedro Durães

Mais artigos
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.