TMN: A história de uma marca com 22 anos
Quando foi lançada, a TMN tinha como assinatura “O Serviço Telemóvel”. Depois, vieram o “Mais perto do que é importante”, “Até já” e “Vamos lá”

Rui Oliveira Marques
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Ao fim de 22 anos, a TMN chega ao fim, sendo absorvida pela Meo. A marca TMN-Telecomunicações Móveis Nacionais foi fundada a 22 de Março de 1991, graças a uma parceria entre os CTT, os TLP e a Marconi. Os números de telemóvel tinham como prefixo o 0936. O lançamento comercial do serviço GMS decorre a 8 e Outubro de 1992. O spot Cacilheiro, criado pela extinta Markimage, assinala a estreia na publicidade. No ano seguinte é realizada a primeira chamada em roaming e é democratizado o serviço de voice mail – gratuito para todos os clientes.
Em 1994, a TMN é integrada na Portugal Telecom, empresa que resulta da fusão dos TLP, Marconi e Telecom Portugal. Um ano depois é lançado o Mimo, o primeiro pré-pago do mundo, que revolucionou o mercado das telecomunicações. Em 1997 a TMN conseguiu tirar a então Telecel da liderança no mercado dos telemóveis, mantendo-se até agora no primeiro lugar. Em 1998 atinge o primeiro milhão de clientes, número que duplica no ano a seguir.
Quando foi lançada, a TMN tinha como assinatura “O Serviço Telemóvel”. Depois, adoptou o “Mais perto do que é importante”. Entre 2005, ano de mudança de identidade a cargo da Euro RSCG, e até 2012, a TMN seguiu o “Até já”. Nos últimos meses de existência teve como assinatura “Vamos lá”. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a conta da TMN foi trabalhada por agências como a Markimage, TBWA EPG, Interact, Partners, Euro RSCG e Ogilvy.