Cavaleiro refaz figura
A Dom Quixote vai ter uma nova imagem, a cargo do atelier de Henrique Cayatte Quase se poderia dizer que a personagem criada por Cervantes vai lançar-se em novas viagens. […]

Meios & Publicidade
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
A Dom Quixote vai ter uma nova imagem, a cargo do atelier de Henrique Cayatte
Quase se poderia dizer que a personagem criada por Cervantes vai lançar-se em novas viagens. A imagem da Dom Quixote passa a ser assegurada pelo gabinete de Henrique Cayatte, designer que já colaborava esporadicamente com a marca. O trabalho a desenvolver — que envolve todos os materiais da editora — terá como linhas-mestras «uma depuração formal, tendo em especial atenção a clareza e legibilidade sem afectar a notoriedade da marca», motivo pelo qual «se vai alterar o lettering mas não o logótipo, o emblemático cavaleiro», explica o designer.
O grande desafio é «uniformizar, mas assegurando a identidade de cada autor. As alterações serão introduzidas de forma gradual, para «não criar uma ruptura. Até porque o trabalho até aqui desenvolvido não é de algum modo mau. Apenas se pretende dar mais coerência e unidade de presença á imagem da editora», explica Henrique Cayatte.
Os primeiros resultados deverão ser conhecidos já em Maio, quando surgirem as primeiras capas da responsabilidade de Henrique Cayatte. O ideal seria poder contar com toda a gama de materiais de comunicação «já para esta Feira do Livro, visto que é uma das mais importantes manifestações anuais do mercado português», explica Nelson de Matos, editor da Dom Quixote.
O responsável considera que «hoje a imagem é essencial para combater no mercado e vital na oferta cultural, até para a sensibilização de novos leitores».