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A VI Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente promete põr consumidores e clientes de cabeça no ar De 22 a 29 de Março o céu de Portugal vai […]

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A VI Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente promete põr consumidores e clientes de cabeça no ar

De 22 a 29 de Março o céu de Portugal vai surgir sarapintado de múltiplas cores. Não se trata de nenhum fenómeno natural mas da Travessia de Portugal em Balão de Ar Quente, que este ano entra na

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sua sexta edição. Surgido em 1996, o evento começou por contar com uma forte parceria com a BP Gás, única proprietária de um balão-forma em Portugal, e rapidamente se expandiu a outras marcas como a Rover, MG ou Telecel.

Este ano, a travessia, que conta também com o apoio institucional do ICEP para promover Portugal no estrangeiro, tem partida marcada para a cidade de Coimbra e chegada, sete dias depois, em Albufeira. Pelo meio, os balões prometem dar nas vistas em Santarém, Évora, Beja, Aldeia da Luz, Castro Verde e Loulé.

De acordo com Cláudia Pimentel, directora de serviço a clientes da Realizar, empresa responsável pela organização do evento, «esta

iniciativa é um autêntico outdoor gigantesco e constitui uma acção below-the-line que tem um retorno de media garantido».

Para potenciar a travessia, a Realizar lançou também um original

desafio ás agências de publicidade nacionais sob o lema “Atire o seu cliente ao ar”. Assim, as agências podem convidar os seus clientes

para uma “volta” gratuita no balão, «sensibilizando-as para este new media», refere Cláudia Pimentel.

Muito habituado ás lides do balonismo está Paulo Santos, director executivo da Global Media. Para este publicitário, que já conta com cinco travessias, «numa altura em que a pressão publicitária é sobejamente conhecida, o balonismo surge como uma excelente forma de, com pouco investimento, tirar partido dos media».

Ainda de acordo com Paulo Santos, «um dos sonhos mais antigos do Homem é voar e existe uma relação emocional com quem proporciona um baptismo de voo, quer se trate de marcas ou produtos». No entanto, prossegue, «os directores de marketing é que não são corajosos e inovadores ao ponto de se aperceberem da potencialidade do balonismo enquanto veículo publicitário».

E se o lema da Realizar é “Atire o seu cliente ao ar», Paulo Santos deixa outro, em jeito de recado aos directores de marketing: “Atire a sua marca ao ar”.

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