Media :: Artigos de Fundo

«Comunicar que a água não cai do céu»

Joaquim Fitas director de comunicação e imagem da EPAL Joaquim Fitas, 37 anos, é o novo director de comunicação e imagem da mais conhecida empresa do grupo Águas de Portugal. […]

Meios & Publicidade
Media :: Artigos de Fundo

«Comunicar que a água não cai do céu»

Joaquim Fitas director de comunicação e imagem da EPAL Joaquim Fitas, 37 anos, é o novo director de comunicação e imagem da mais conhecida empresa do grupo Águas de Portugal. […]

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing

Joaquim Fitas director de comunicação e imagem da EPAL

Joaquim Fitas, 37 anos, é o novo director de comunicação e imagem da mais conhecida empresa do grupo Águas de Portugal. Para este profissional, «o sector não é novidade, o grupo empresarial não é novidade e a própria EPAL não é novidade». Depois de cerca de cinco anos dedicados ao grupo, onde desenvolveu em diversas empresas que lhe estão associadas funções de assessor da administração para as áreas de comunicação, imagem, planeamento e organização, «iniciou-se um namoro que resultou em casamento no passado dia 2 de Janeiro com a EPAL». Neste momento, e apesar de se encontrar ainda em fase de integração, prepara-se para introduzir diversos projectos, que passam pelo alinhamento da imagem da EPAL com a do grupo em que se insere. Apressado por uma forte mudança de mentalidades e a rápida evolução do sector, «o reposicionamento é uma prioridade». Reforçar a imagem do grupo Águas de Portugal junto do público e focá-la na satisfação do cliente é uma das suas principais funções para 2001. Até há pouco tempo, «a água era pouco considerada. Mas por motivos que se prendem com a sua escassez e mau aproveitamento, caminhamos no sentido de uma maior consideração», adianta para reforçar a necessidade de uma comunicação renovada e centrada também nas questões ambientais. A EPAL actua numa área que tem como matéria-prima um bem de elevado valor e, por isso, «é importante ter a perspectiva de não matar a galinha dos ovos de ouro, até porque as disponibilidades não são infinitas. A água não cai do céu», salienta.

PUB

A abordagem ao público será feita tal como para qualquer outro produto: «Não pretendemos vender água como quem vende detergentes, mas vamos ter atenção ás questões ambientais e de qualidade.»

Para Joaquim Fitas, que desenvolveu nos últimos tempos a sua actividade no Algarve, sendo responsável pelas empresas do grupo na região Sul de Portugal e em África, o convite que lhe foi recentemente dirigido constituiu um forte desafio: «Foi difícil de resistir, apesar das anteriores experiências que vivi.» Licenciado em Física e Química pela Universidade de Évora e actualmente a terminar o mestrado, afirma não ter gerido a sua carreira a longo prazo: «Hoje há conquilhas, amanhã logo se vê.» Mas uma coisa é certa, depois de ter passado pelo jornalismo e de ter abraçado a formação, a área da sua preferência é a da comunicação empresarial, sobretudo no sector da água: ã apaixonante trabalhar neste sector.» Neste momento, envolvido no projecto de reposicionamento da EPAL, o empenhamento é total. «Poucos fazem ideia de quantos milhares de locais têm o logotipo da EPAL, entre automóveis, portas de edifícios, caixas de visita, equipamento de bombagens, identificação de condutas…» Joaquim Fitas não tem dúvidas: «A visibilidade da EPAL vai aumentar.»

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Marketing
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Media
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Marketing
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Marketing
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Publicidade
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
Publicidade
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Digital
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
Marketing
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Marketing
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.