Cinco estratégias de campanha para experimentar na sua marca nos próximos eventos de vendas
O último trimestre do ano tem sido acolhido pelos consumidores como um longo festival de compras, tanto online como em loja, com ofertas e promoções ao virar de cada esquina. […]
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O último trimestre do ano tem sido acolhido pelos consumidores como um longo festival de compras, tanto online como em loja, com ofertas e promoções ao virar de cada esquina. Neste período em que os os clientes estão mais dispostos a consumir, os comerciantes precisam de definir estratégias e criar comunicações sólidas e eficazes para tirar o máximo partido deste momento excecional.
Cada marca é única e terá seus próprios objetivos, portanto, não existe uma estratégia única que possa ser aplicada a todas as marcas. Identificamos três abordagens gerais para aproveitar ao máximo os períodos promocionais com base no tamanho do negócio, na sua posição de mercado e trajetória de crescimento. Antes de começar a planear os principais eventos, pense qual a estratégia que melhor se adapta às suas necessidades no momento.
Adquirir novos clientes
- Muitos utilizadores esperam meses antes de fazer a sua primeira compra.
- Converta-os pela primeira vez durante os períodos promocionais para obter futuros clientes fiéis.
- Cenários de prospecção podem atingir esses objetivos específicos.
Acompanhar o volume de tráfego do site
- Melhor para mercados maduros e competitivos.
- Equilibra descontos e margens para um ROI estável.
- Oferecemos flexibilidade diária focada na entrega dos objetivos (ROAS/CPC Dinâmico).
Crescer acima do mercado
- Uma estratégia abrangente para aumentar a quota de mercado e ficar top of mind.
- Estratégia de alto risco e alto retorno, coloca pressão nas margens e cadeia de abastecimento de modo a gerar resultados sólidos.
- Deve ser combinada com grandes descontos para ser realmente eficaz.
Depois de decidir sua estratégia como empresa, pode escolher a sua combinação de retargeting personalizado e campanhas de branding. Também vale a pena pensar fora da caixa. Em vez de limitar as suas campanhas a atividades tradicionais, considere táticas mais avançadas que possam adequar-se aos seus produtos e objetivos de negócios.
Aqui estão cinco tipos de campanhas que podem ser altamente eficazes durante as promoções.
1. Campanhas de Carrinho Abandonado
Consumidores chegam até o checkout da sua loja, mas não concluem a compra por muitas razões. Às vezes são os custos de envio ou a necessidade de inserir dados pessoais que os desencorajam. Outras vezes, é apenas hesitação. No entanto, há motivos para otimismo ao abordar esse grupo de utilizadores. Em primeiro lugar, eles estavam suficientemente interessados nos seus produtos para chegar até o checkout. Além disso, as estatísticas mostram que esta é simplesmente a forma como muitas pessoas fazem compras hoje em dia, com 17% das pessoas a abandonar o carrinho porque estavam apenas a pesquisar e planeavam voltar mais tarde[1]. Identificar essas pessoas e criar mecanismos de campanhas que apresentem os seus produtos durante o período de vendas do quarto trimestre é uma tática valiosa para as marcas.
Adicionalmente, campanhas de retargeting também podem reduzir o abandono de carrinho até uns incríveis 1100%[2].
2. Campanha de Teaser
Com esta forma de comunicação, pode ajudar os potenciais compradores a prepararem-se para os dias de maiores descontos. As Campanhas de Teaser permitem gerar interesse e entusiasmo sobre as próximas promoções ou até mesmo para lançamentos de produtos. Ao promover os seus serviços e produtos desta forma, garante que os consumidores estarão mais predispostos a considerar sua marca quando chegar o momento de comprar. Recomendamos criar uma página de destino especial para esta campanha, com conteúdo emocionante e partilhável.
3. Campanha para utilizadores que Visitam mas não estão preparados para comprar
Os clientes que apenas “olham para as montras” gostam de navegar e comparar produtos, mas nem sempre fazem compras. No entanto, estes utilizadores começam a sentir mais pressão para comprar em ocasiões especiais, como o Natal. Com a promoção certa, pode transformar alguns desses utilizadores em clientes ativos. Estes utilizadores chamados de “Less Engaged Users” podem não se tornar compradores frequentes ou de alto volume, mas trarão receita sustentada para a sua marca se conseguir manter-se próximo deles por um período mais longo. As campanhas para “Less Engaged Users” podem identificar produtos e categorias mais frequentemente visualizados por estes utilizadores e encontrar o preço certo para transformá-los em clientes compradores.
4. Campanhas Omnicanal
Durante o período de festas, muitos utilizadores passam pelo seu site, mas nem sempre acabam por comprar ou regressar ao site. Existem várias razões para esse “abandono”. Alguns procuram as melhores ofertas e encontram-nas em outros sítios, enquanto outros simplesmente visitam tantos sites e lojas diferentes durante este período, que se esquecem onde já navegaram antes. Ao alavancar a Campanha Omnicanal, garante que fez tudo o que pôde para promover a sua oferta e incentivar os consumidores a comprar. Utilize dados da campanha para segmentar clientes offline com mais precisão, mensagens personalizadas e ofertas especiais.
5. Campanha de Categoria
Uma Campanha de Categoria em Destaque permite que receba mais pedidos e receitas provenientes das categorias escolhidas. Pode analisar a atividade de potenciais clientes e verificar em que categorias eles estão mais interessados. Com a promoção certa, você pode melhorar significativamente as suas vendas durante o período promocional. Este tipo de campanha pode trazer valor para o negócio de várias maneiras. Pode usá-la para impulsionar produtos com maior margem, promover categorias que geram a maior receita e vender inventário de categorias de baixo volume que correm o risco de se transformar em inventário obsoleto.
Quer saber mais sobre as melhores estratégias a serem implementadas durante os períodos promocionais?
Descubra o nosso último Report: Marketing strategies for maximizing opportunities during the all-important Q4 period and holiday season.
Entre em contato com a RTB House para planear e executar campanhas de retargeting incríveis que impulsionem as suas promoções de 2023. Somos parceiros de marcas de retalho globais, ajudando-as a responder às necessidades dos clientes tanto nos períodos promocionais, como nos momentos mais desafiantes. Partilhamos a nossa experiência para ajudar as marcas a construir estratégias personalizadas, focando-nos no panorama geral e também nos pequenos detalhes, encontrando soluções de sucesso através de sub-campanhas e de cada formato de anúncio.
[1] Source: https://www.barilliance.com/10-reasons-shopping-cart-abandonment
[2] Source: https://thrivemyway.com/retargeting-stats