Maio: SIC lidera, TVI com os programas mais vistos e RTP1 único generalista a subir
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que o consumo televisivo voltou a cair em Maio (-5.7%), em mês de […]

Meios & Publicidade
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
Grupo Gate adquire participação maioritária na Naughty Boys
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que o consumo televisivo voltou a cair em Maio (-5.7%), em mês de avanços no desconfinamento. A SIC manteve-se como o canal mais visto, mantendo o valor de share do mês passado, 20.2%. A TVI ficou na segunda posição e contou com os programas mais vistos do mês. Contudo, registou uma ligeira quebra no seu share (-0.3 p.p. vs. Abril) ficando-se pelos 17.2%. A RTP1 reverteu as perdas do mês anterior e ganhou 0.3 p.p. de share atingindo 11.4%, tendo sido o único canal generalista a aumentar a sua quota de share em Maio.
A transmissão das semifinais e da Final do Festival Eurovisão da Canção, bem como o jogo dos quartos de final a contar para Campeonato Europeu de Sub-21 que opôs a Selecção Nacional sub-21 à Itália, alavancaram as audiências da estação de televisão pública. Analisando o conjunto dos canais Pay TV, manteve a sua quota de share estável (35.5%), com a CMTV (4.6%), SIC Notícias (2%) e Globo (1.9%) a estarem entre os canais mais vistos.
Olhando para a média de todas as inserções de cada programa, o destaque vai para a transmissão da final da Taça de Portugal. Transmitida pela TVI, a vitória do Sporting de Braga frente ao Benfica foi o programa mais visto do mês e o segundo mais visto do ano, já que conseguiu manter, em média, mais de 2.3 milhões de portugueses colados ao ecrã, correspondendo um share de 45.6%. A final da Liga dos Campeões, jogada no Estádio do Dragão e que opôs os ingleses do Chelsea ao Manchester City, também foi transmitida pela estação de Queluz e conquistou uma audiência média de mais de 1.9 milhões de telespectadores. A fechar o top 3 dos mais vistos esteve a entrevista de Manuel Luís Goucha a Tony Carreira. Em média, mais de 1.6 milhões de portugueses assistiram ao programa, que registou um share de 31.9%. Num mês marcado por futebol, destaque também para a final do Festival Eurovisão da Canção, transmitida pela RTP1. O certame foi o programa mais visto desse dia, elevando a RTP1 à liderança pela primeira vez em 2021.
Análise às estreias de Maio
Maio também foi um mês de novos programas, especialmente para a SIC, que viu estrear a quarta
temporada de Quem Quer Namorar com o Agricultor? O reality show foi para o ar no último domingo, dia 30 de Maio, e em termos de share, foi a estreia mais vista a um domingo desde 2013. Com uma audiência média de 1.4 milhões de telespectadores, o programa atingiu, então, um share de 32%. A estação de Paço de Arcos estreou também a telenovela Orgulho & Paixão, que veio substituir na grelha do canal a telenovela Êta Mundo Bom. No acumulado do mês, Orgulho & Paixão verificou uma audiência média de 706 mil telespectadores e um share de 10.8%.
De referir ainda que as manhãs (7h30-12h30 – 15.7% de share), horas de almoço (12h30-14h30 –
27.4%), tarde (14h30 – 18h30 – 18.5%), pré-prime (18h30-20h – 20.7%) e prime-time (20h-00h – 23%) foram lideradas pela SIC. O late night (00h-02h30 – 15%) e as madrugadas (2h30-7h30 – 9.6%) ficaram a cargo da TVI.
Fonte: Initiative