O Lado B da edição 981 do M&P
O Lado B, última página do jornal, revela as agências e as produtoras com mais trabalhos na shortlist’ do Festival CCP. A rubrica Fatal, Banal, Genial destaca uma ativação da Bottega Veneta na China, da agência LePub, com redação de Ruben Barros e direção de arte de João Araújo

Meios & Publicidade
O Lado B da edição 980 do M&P
‘Há aí alguém?’ dá o mote ao 27º Festival CCP
O que pode ler na edição 980 do M&P
Há 38 projetos em ‘shortlist’ nos Briefs Abertos CCP 2025
O que pode ler na edição 981 do M&P
O Lado B da edição 979 do M&P
Uzina ganha Bronze no The One Show com ‘Ikea Hidden Tags’
Dentsu aumenta faturação em 3,7% para €2,11 mil milhões
Wise Pirates investe em estúdio e explora realidade aumentada
Menos é mais: a publicidade que dispensa logótipos e explicações
Fatal, Banal, Genial
Para que serve um logótipo?
A resposta à pergunta deste título é dada pela Bottega Veneta, com a criação de uma ativação que reforça a filosofia ‘no logo’ da marca de luxo italiana, conhecida pelo couro entrançado e por priorizar o destaque ao produto, em detrimento do logótipo.
Em parceria com Yu Xiuhua, uma das poetisas contemporâneas mais lidas na China, a Bottega Veneta cria ‘Uma Conversa Poética’, instalação interativa de poesia que apresenta 19 mil livros da antologia de Yu Xiuhua, ‘In Such a Staggering World’. Para criar as letras tridimensionais da denominação da marca italiana, os livros estão empilhados e os visitantes são convidados a interagir com a instalação, levando para casa um exemplar.
Apresentada no Rowing Club, em Xangai, a ativação inclui também um poema encomendado pela Bottega Veneta, inspirado na assinatura da marca ‘When your own initials are enough’. O projeto é idealizado pela agência criativa LePub, com redação de Ruben de Barros e direção de arte de João Araújo. A direção criativa é de Sandra Bold e Marie Poumeyrol, com direção criativa executiva de Stephan Schwarz, da LePub Singapore.
3 milhões de dólares
É quanto a 3C Ventures está a investir para fazer o ‘takeover’ da praia de Cannes, com uma ativação estratégica durante o Cannes Lions, que implica um investimento total de cinco milhões de dólares (€4,5 milhões). Um chef com estrelas Michelin e perfumes personalizados são algumas das experiências previstas na Plage 3CV. A empresa de consultoria e investimento é criada em junho de 2024, na sequência da saída do fundador, Michael Kassan, da liderança da Media Link, consultora norte-americana de media e marketing.
O Melhor🔥
A onda de novas empresas, como a Sauce (comunicação) e a SA 365 (produtora de vídeo), de outras tantas que são vendidas (Naughty Boys/marketing de influência) ou compradas (a brasileira XCOM pela Atrevia), que investem em novas áreas de negócio (Wise Pirates em estúdio e realidade aumentada) ou expandem-se (Adclick para Madrid; espanhola theGarage para Portugal). Que o mercado tenha dimensão para todas.
O Pior💀
A diminuição do interesse dos portugueses nos debates com os candidatos às eleições legislativas, face aos debates de 2024, de acordo com a análise de audiências da Universal McCann. Nas eleições legislativas anteriores, quatro debates alcançam uma audiência média superior a um milhão de telespectadores, enquanto que em 2025 estão acima desta fasquia apenas dois (Luís Montenegro X Pedro Nuno Santos e André Ventura X Luís Montenegro).
A seguir
Dentsu e Uzina são as agências com mais trabalhos na ‘shortlist’ do Festival CCP
A Dentsu Creative e a Uzina são as agências com mais trabalhos (32, cada uma) candidatos a prémios no Festival CCP, que arranca oficialmente a 16 de maio, com a programação de conferências reforçada e ajustamentos no júri (ver texto na página 12 desta edição).
Outras das agências com mais inscrições a chegar à ‘shortlist’ são a Leo Lisboa (25), a Funny How (22), a O Escritório (20), a BBDO/TBWA (16), a VML (13), a Nossa (11), a Stream and Tough Guy (8) e a Fuel (6). O estúdio Poets & Painters tem 15 e a Ivity tem sete. Nas produtoras destacam-se na ‘shorlist’ a 78 Films (15), a Casper Films (10) e a Garage (9).
No total há 388 trabalhos na final, entre as 843 inscrições que o festival recebe na edição deste ano. As categorias com mais finalistas são publicidade (125; 49,8% de 251 inscrições), design (89; 46,4% % de 192 inscrições), digital (55; 41% de 134 inscrições), experiências de marca (42; 44,2% de 95 inscrições), ‘craft’ em publicidade (70; 43,8% de 160 inscrições) e integração (7; 70% de 10 inscrições). Os vencedores serão anunciados a 23 de maio, na gala de entrega de prémios.