Apple é a marca global mais valiosa. Nvidia continua a ser a que mais cresce
As empresas tecnológicas dominam o Kantar BrandZ Global Report 2025, com destaque para o ChatGPT, que se estreia no 60º lugar

Daniel Monteiro Rahman
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Trump admite nova extensão de prazo para venda do TikTok
‘Retail media’ é o canal que mais cresce em investimento publicitário até 2027
O Lado B da edição 979 do M&P
Menos é mais: a publicidade que dispensa logótipos e explicações
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Amazon anuncia lucros de €15,16 mil milhões no primeiro trimestre
Justiça quer venda forçada de produtos de tecnologia publicitária da Google
Rebeca Venâncio assume comunicação e ‘public affairs’ do Grupo Brisa
Google teria de deslocar até dois mil funcionários para cumprir plano de sanções
A Apple é, pelo quarto ano consecutivo, a marca internacional mais valiosa, de acordo com o relatório Kantar BrandZ Global Report 2025. Face ao último ano, a tecnológica cresce 28% e vale atualmente 1,29 biliões de dólares (€1,15 biliões).
O segundo lugar é ocupado pela Google que, com uma valorização de 55%, tem um valor de 994,1 mil milhões de dólares (€889 mil milhões). Na terceira posição, surge a Microsoft. A empresa tecnológica fundada por Bill Gates e Paul Allen cresce 24% no último ano, e vale 884,8 mil milhões de dólares (€791,4 mil milhões).
A quarta posição do ranking é ocupada pela Amazon, que cresce 50% para 866,1 mil milhões de dólares (€774,6 mil milhões), seguida da Nvidia, que encerra o top 5 e é a marca internacional que mais cresce, registando um aumento de 152% para 509,4 mil milhões de dólares (€455,6 mil milhões).
Em sexto lugar, figura o Facebook, à frente do Instagram, em sétimo lugar, e da McDonald’s, em oitavo. A nona posição é ocupada pela Oracle, com a Visa a encerrar o top 10. Destaque para o ChatGPT, que se estreia no 60º lugar e é a marca estreante mais destacada desde a Nvidia, em 2021.
“Mesmo durante crises económicas, as marcas mais valiosas do mundo têm superado consistentemente o desempenho do S&P 500 e do MSCI World Index ao longo de 20 anos. Esta é uma prova irrefutável do valor do marketing. A marca é o ativo mais valioso de uma empresa e a última coisa que as empresas devem fazer em resposta à crise do mercado é diminuir o investimento em marketing”, declara Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.
Em termos gerais, o top 100 mundial atinge um valor total recorde de 10,7 biliões de dólares (€9,56 biliões), um aumento anual de 29%. Esta evolução é impulsionada por marcas disruptivas de cariz tecnológico, que proporcionam a maior parte do aumento de valor nos últimos 20 anos em todos os setores, refere a Kantar, autora do estudo, em comunicado.
As marcas dos Estados Unidos compreendem 82% do valor total do top 100 mundial, em comparação com 63% em 2006, mas há aumento entre as empresas chinesas, que duplicam o valor nos últimos 20 anos, representando 6% do total de 2025. As marcas europeias, por seu lado, representam 7% do valor total, uma queda considerável dos 26% registados em 2006.
As 10 marcas globais mais valiosas em 20251. Apple (1,29 biliões de dólares) |