Clube da Criatividade de Portugal anuncia tema do 26º Festival CCP e revela nomes dos presidentes de júri
“Crias ou queres?” é a pergunta que serve de mote à vigésima-sexta edição do Festival CCP. Promovido pelo Clube da Criatividade de Portugal (CCP), o evento regressa à Fábrica do […]
Luis Batista Gonçalves
Audiências: RTP1 e SIC reforçam quota de audiência semanal
Ligados à Corrente é a nova série digital da Prio (com vídeo)
Sábado comemora 20º aniversário com edição de 154 páginas em formato XL
O que pode ler na edição 956 do M&P
O que pode ler na edição 956 do M&P
“Os dinamarqueses recusam-se a fazer tarefas que saiam das suas funções definidas”
In-Store Media investe €2 milhões na digitalização de pontos de venda
José Pedro Mozos lidera área de assuntos públicos da All Comunicação
Faturação da Meta suplanta investimento publicitário global em televisão linear em 2025, antevê estudo
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
“Crias ou queres?” é a pergunta que serve de mote à vigésima-sexta edição do Festival CCP. Promovido pelo Clube da Criatividade de Portugal (CCP), o evento regressa à Fábrica do Pão do Hub Criativo do Beato, em Lisboa, no dia 17 maio, com a habitual conferência dos Presidentes ao Palco e o lançamento da nova edição da publicação Folha em Branco 2024, uma das muitas iniciativas que integram a programação do festival, ainda marcada pelo regresso de Ilustra 33 e do Portfólio Doctor.
Para a criação da identidade gráfica do Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa 2024, a décima-primeira, a direção do CCP lançou o convite ao estúdio This is Pacifica. “A paleta cromática é reduzida e poderosa, destaca o carácter editorial, tipográfico e visual da imagem. Explora-se a manipulação da tipografia com um efeito de dobra que remete ao jogo Quantos Queres e que cria narrativas táteis que refletem a adaptabilidade e o carácter multidirecional das ideias”, explica o CCP em comunicado.
“O uso do efeito caleidoscópio/espelho utilizado na fotografia evidencia a diversidade e a multiplicidade de perspetivas, que revela a beleza da coexistência de diferentes visões. Por fim, a ideia de manifestação de rua, que transporta a mensagem para o espaço público e de intervenção, com a imprevisibilidade da sua aplicação”, assinalam Pedro Serrão e Pedro Mesquita, cofundadores e diretores criativos da This is Pacifica. Além do tema do festival, foi também revelado o nome dos seis presidentes de júri.
“Para esta edição, cada grupo volta a ser composto por um presidente, sete jurados profissionais do mercado da criatividade, um anunciante e um elemento junior (sem direito a voto)”, esclarece o comunicado do CCP. “A liderar a categoria de publicidade está Diogo Anahory, cofundador e diretor criativo da DJ. A presidir a categoria de design está Filipe Mesquita, cofundador e diretor criativo da This is Pacifica. A de digital é liderada por Filipa Caldeira, partner da Uzer Consulting”, revela o documento.
“[A categoria] Experiências de marca é presidida por Dani Ribeiro, CCO da WMcCann. A liderar [a] Criatividade em Meios está Inês Fonseca, head of marketing da Johnnie Walker. Na categoria de Craft em Publicidade, será o realizador e encenador Marco Martins, cofundador da Ministério dos Filmes e da Arena Ensemble, a assumir o papel de presidente de júri. A categoria Integração e Inovação é composta por todos os presidentes de júri das seis categorias”, esclarece ainda a organização do evento.
“No dia 22 de maio, vão decorrer várias atividades de interesse para a geração de jovens criativos, com o regresso da Ilustra 33 e do Portfólio Doctor, entre outras iniciativas. Dia 23 de maio será inteiramente dedicado a conferências, com um leque de oradores nacionais e internacionais. A gala de entrega de prémios, com a revelação dos melhores trabalhos do ano, terá lugar na noite de sexta-feira, dia 24 de maio”, recorda o CCP. Até 22 de fevereiro, decorre a fase inicial de inscrições com desconto de 10%.