Acceleration lança solução que potencia estratégias de marketing com recurso à IA
A Acceleration desenvolveu uma solução tecnológica que recorre à inteligência artificial (IA) para maximizar o desempenho de marketing de marcas e empresas. O Horizon, também conhecido como AI Marketing Maturity […]
Luis Batista Gonçalves
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A Acceleration desenvolveu uma solução tecnológica que recorre à inteligência artificial (IA) para maximizar o desempenho de marketing de marcas e empresas. O Horizon, também conhecido como AI Marketing Maturity Model, é um “modelo proprietário de maturidade de marketing e IA que vai permitir avaliar o grau de preparação e otimização das marcas em termos de IA”, esclarece a consultora de dados, tecnologia e capacitação de talento de media e marketing da WPP, organização do GroupM Nexus, em comunicado de imprensa.
“Esta ferramenta tem como objetivo impulsionar a capacidade das empresas de implementar estas tecnologias nos seus negócios para maximizar o seu desempenho de marketing, tanto na sua atividade corrente como futura”, esclarece o documento. “Este modelo tem por base o sucesso de mais de 100 projetos de cloud desenvolvidos pela Acceleration junto da sua rede global de clientes”, refere ainda a empresa.
“Com o intuito de apoiar as marcas a concretizar os seus objetivos de marketing, este modelo entrega 30 casos práticos que demonstram, individualmente, melhorias na otimização e eficiência de media, bem como no aumento de retorno de investimento (ROI) nas diversas indústrias”, elucida também a organização.
“Vivemos numa era em que a IA é uma oportunidade inegável que traz um potencial imenso para transformar o panorama atual do marketing. No entanto, para extrair valor desta revolução tecnológica, as empresas precisam de implementar a IA de forma estratégica e eficaz, ligando cada decisão a resultados de negócios claros”, defende Sérgio Oliveira, managing director da Acceleration Portugal.
“Criámos um modelo único que responde a esta necessidade, proporcionando às marcas uma maneira tangível, acionável e mensurável de adotar IA. Este modelo não se baseia em pesquisas teóricas, mas, sim, em projetos reais e casos de uso de sucesso que já implementámos com os nossos clientes”, acrescenta o responsável.
Análise de seis vetores permite soluções personalizadas
Além de marketing analytics, digital analytics e commerce, o relatório obtido integra informações sobre creative AI, audiências e bidding. “O modelo da Acceleration é aplicado, numa primeira fase, para avaliar a maturidade das empresas através de um diagnóstico completo dos dados e tecnologias existentes, bem como das suas capacidades atuais de IA, o que possibilita posicionar as marcas através desses seis vetores”, esclarece a organização.
“Esta análise inicial permite criar uma solução personalizada no sentido de alavancar o uso de IA para alcançar os KPI de negócio projetados. Ao mesmo tempo que prioriza os casos práticos que potenciam maiores impactos a curto prazo, o modelo permite também a construção de um caminho que assegura o desenvolvimento de valor a longo prazo”, informa o comunicado da consultora de data e tech.
“Desta forma, as marcas podem impulsionar o desempenho de marketing em escala e maximizar o potencial do seu negócio ao desbloquear o valor dos seus dados e tecnologias. Estamos no limiar de uma nova era de excelência em marketing e media, e, com este modelo, estamos prontos para ajudar as marcas portuguesas a liderar a corrida”, assegura Sérgio Oliveira.
Depois de ter anunciado o desenvolvimento de um curso de educação executiva em AI for marketing, em parceria com a Nova SBE, a consultora investe agora numa nova solução diferenciadora. “Este modelo é mais um exemplo do nosso grande compromisso na adoção de IA. A Acceleration, enquanto consultora de data e tech no universo de marketing e media, encontra-se numa posição única para aproximar a IA das empresas portuguesas”, garante Tiago Monteiro, head of comms, marketing and partnerships do GroupM Portugal.